Após os misteriosos cortes de dois cabos submarinos no Mar Báltico, há mais um cabo de telecomunicações cortado na região, entre a Finlândia e a Suécia. Autoridades suspeitam de sabotagem.
A Finlândia está a investigar o corte num cabo de Internet terrestre que liga o país à Suécia, e que deixou milhares de utilizadores prejudicados.
O cabo de fibra óptica da empresa Global Connect “foi danificado em dois locais distintos“, como apurou a EuroNews junto da operadora de telecomunicações.
A ruptura afectou “6.000 clientes particulares e 100 clientes empresariais”, de acordo com a empresa que revela que um dos cortes foi acidental, resultando de trabalhos de escavação. Mas o outro corte está a ser investigado.
A ministra dos Transportes e das Comunicações da Finlândia, Lulu Ranne, salientou que a situação está a ser investigada pelas autoridades públicas “em colaboração com a empresa” responsável pelo cabo.
“Há suspeita de sabotagem”, assumiu, por seu turno, o ministro da Defesa Civil da Suécia, Carl-Oskar Bohlin, citado pelo jornal francês Le Figaro.
Actualmente, não está a decorrer nenhum inquérito criminal.
Dedos apontados à Rússia
Este incidente ocorreu depois de, no mês passado, terem aparecido cortados dois cabos submarinos no Mar Báltico – um ligava a Finlândia e a Alemanha, e o outro a Suécia e a Lituânia.
Não se sabe, neste momento, se há qualquer ligação entre os dois episódios.
As suspeitas de sabotagem levam a apontar dedos à Rússia, tanto mais numa altura em que um navio espião do país foi avistado ao largo da costa de vários países da NATO, incluindo Portugal, em manobras com objectivos desconhecidos.
Acredita-se que o navio russo estaria em actividades de rastreamento de cabos submarinos. Mas também é conhecido por levar a cabo operações de sabotagem.
Também foi avistado um navio chinês a navegar próximo do cabo que ligava a Suécia à Lituânia e que apareceu cortado.
AEIOU Coreia do Sul declara lei marcial enquanto exército ocupa ruas…
Também me aconteceu o mesmo com um cabo de pendurar a roupa. A minha dúvida é se foram os russos ou os chineses.
Sobre a sabotagem do Nordstream, num local onde um peixinho não passa sem ser detectado, não há conclusões. Dos cabos, pimba! Já se sabe quem foi. Brincadeiras à parte, esta gente droga-se. E o pior é que decidem o nosso destino.
É difícil imaginar quem foi!
E também os que aparecem envenenados com novichok ou os que caem das janelas também não se sabe quem é!
Será que ainda há saloios? ( sem ofensa aos verdadeiros saloios, claro está!)