Corrupção aumenta em Portugal. PJ regista o maior número de processos desde 2011

8

Em 2021, a Polícia Judiciária (PJ) recebeu 705 processos por crimes de corrupção através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), um aumento de 40% em relação a 2020, quando tinham sido registados 502.

As restantes autoridades policiais registaram 100 crimes de corrupção (62 no ano anterior). Nos dois casos, estes números representam novos máximos desde 2011, avançou esta quarta-feira o Público.

Os dados fornecidos pelo Ministério da Justiça mostram que em 2021 se inverteu a tendência de redução dos processos registados na PJ que se mantinha desde 2018, ano com um recorde mínimo de 688.

O combate à corrupção é dificultado pela falta de estatísticas consolidadas sobre processos levados a julgamento, condenações e até tipos de crimes.

Uma fonte da PJ citada pelo jornal diário referiu que uma das explicações para esta subida poderá ser a pandemia da covid-19, que motivou o recurso em massa à contratação pública por ajuste direto para a compra de equipamentos.

Ao todo, desde 2011, entraram 4455 processos na PJ, com uma tendência anual crescente desde 2013 até um pico em 2018, seguido de uma redução. No entanto, nas restantes polícias o fluxo tem sido flutuante, desde os 52 crimes registados em 2012 aos 84 de 2017.

ZAP //

8 Comments

  1. A corrupção é endémica em Portugal, começa em casa quando os empregadores não pagam as prestações sociais das trabalhadoras domésticas ou pagam o eletricista, o canalizador ou o mecânico do carro sem Fatura para fugir ao IVA, também passa pela fuga aos impostos na declaração do IRS. O interessante é que são estes mesmos vigaristas que depois atacam os políticos e dizem que são todos iguais e corruptos.

  2. Pois, isto tornou-se num paraíso para corruptos e criminosos! Alguém ouve governantes ou deputados a debaterem o assunto a sério? Quanto a justiça nem vale a pena falar!

  3. A ineficácia dos nosso deputados em criar mecanismos que reduzam ou elimine essa corrupção ou a corrupção de colarinho branco é que devia ser analisada e julgada é difícil de aceitar que a maioria dos nossos deputados é incompetentes ou manipulável.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.