Corpos de focas funcionam como altifalantes debaixo de água

Durante a época de acasalamento, os corpos das focas funcionam como altifalantes, emitindo ruídos enquanto nadam debaixo de água, revela um novo estudo.

Uma equipa de investigação da Universidade de Twente, nos Países Baixos, descobriu que durante a época de acasalamento, quando a comunicação entre machos e fêmeas se intensifica, o corpo da foca emite ruídos enquanto nada debaixo de água.

“As vibrações da superfície corporal podem ser usadas para gerar som em qualquer meio acústico, agindo com o mesmo princípio de um altifalante”, começou por dizer o líder da investigação e especialista bioacústico Łukasz Nowak, citado pelo portal The First News.

“Porém, assim como nem todos os altifalantes funcionam debaixo de água, várias condições devem ser atendidas para que esse mecanismo seja eficiente”, acrescentou o investigador, explicando que, ao contrário dos sons emitidos por golfinhos, os sistemas vocais das focas são semelhantes aos dos humanos.

“É por isso que as focas me inspiraram no desenvolvimento de sistemas de comunicação de voz para mergulhadores”, disse ainda Nowak.

No ano passado, focas cinzentas foram filmadas, pela primeira vez, a bater as barbatanas debaixo de água. Os investigadores concluíram que este comportamento é uma forma de comunicação, usado para afastar concorrentes e como forma de exibição para os potenciais companheiros.

“A descoberta de focas a bater palmas pode não parecer tão surpreendente, afinal, elas são famosas por bater palmas em zoológicos e aquários. Mas enquanto os animais do jardim zoológico são frequentemente treinados para bater palmas para nosso entretenimento, estas focas cinzentas estão a fazer isso na natureza por vontade própria”, explicou o autor do estudo, David Hocking.

As focas são animais bastante sociais, nadam frequentemente em grupo e o barulho que produzem dura menos de uma fração de segundo, embora produza um som de alta frequência. Os investigadores constataram que o tom corta o ruído de fundo para transmitir uma mensagem clara às focas que estejam nas redondezas.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …

"Ou há Orçamento ou avanço para a dissolução da Assembleia da República", diz Presidente

O Presidente da República afirmou, esta segunda-feira, que irá aguardar até ao último segundo da votação do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade e, caso se confirme o chumbo, iniciará logo o processo de …

Portugal regista mais cinco mortes e 313 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais cinco mortes e 313 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 313 novos …

Quase 23 milhões de afegãos vão sofrer insegurança alimentar aguda no inverno

O Programa Alimentar Mundial da ONU alerta para a crise no Afeganistão, afirmando que o país está "entre os piores desastres humanitários do mundo, senão o pior". Cerca de 22,8 milhões de afegãos, mais de metade …

A COP26 ainda não começou, mas parece condenada ao fracasso. Matos Fernandes está "pouco otimista"

Cimeira tem início a 31 de outubro, mas os sinais que chegam não são positivos, com muitos dos líderes e representantes dos principais países a apontar dedos aos que ainda não se comprometeram com metas …

Líder do CDS-PP compara Estado a centro comercial por devolver "míseros cêntimos" do combustível

Líder centrista anunciou que o CDS vai apresentar novamente no Parlamento uma proposta para acabar com o adicional dos produtos petrolíferos — algo que já tinham feito no passado, mas que mereceu o chumbo de …

Crescem os apelos a que o Reino Unido avance com o Plano B contra a covid, mas Governo continua reticente

Em público, o governo de Boris Johnson afirma que ainda não é tempo de apertar as medidas de combate à pandemia, mas em privado já está a ponderar como pode avançar com o Plano B. Depois …

Um telemóvel com redes sociais instaladas, como o Twitter e o LinkedIn

Disparam as ofertas de emprego que exigem vacinação contra a covid-19

Nos últimos dois meses, o número de ofertas de emprego que impõem como requisito de recrutamento a vacinação contra a covid-19 disparou. O LinkedIn avançou à revista Forbes que o número de ofertas que exigem vacinação …