/

Corpos de focas funcionam como altifalantes debaixo de água

Durante a época de acasalamento, os corpos das focas funcionam como altifalantes, emitindo ruídos enquanto nadam debaixo de água, revela um novo estudo.

Uma equipa de investigação da Universidade de Twente, nos Países Baixos, descobriu que durante a época de acasalamento, quando a comunicação entre machos e fêmeas se intensifica, o corpo da foca emite ruídos enquanto nada debaixo de água.

“As vibrações da superfície corporal podem ser usadas para gerar som em qualquer meio acústico, agindo com o mesmo princípio de um altifalante”, começou por dizer o líder da investigação e especialista bioacústico Łukasz Nowak, citado pelo portal The First News.

“Porém, assim como nem todos os altifalantes funcionam debaixo de água, várias condições devem ser atendidas para que esse mecanismo seja eficiente”, acrescentou o investigador, explicando que, ao contrário dos sons emitidos por golfinhos, os sistemas vocais das focas são semelhantes aos dos humanos.

“É por isso que as focas me inspiraram no desenvolvimento de sistemas de comunicação de voz para mergulhadores”, disse ainda Nowak.

No ano passado, focas cinzentas foram filmadas, pela primeira vez, a bater as barbatanas debaixo de água. Os investigadores concluíram que este comportamento é uma forma de comunicação, usado para afastar concorrentes e como forma de exibição para os potenciais companheiros.

“A descoberta de focas a bater palmas pode não parecer tão surpreendente, afinal, elas são famosas por bater palmas em zoológicos e aquários. Mas enquanto os animais do jardim zoológico são frequentemente treinados para bater palmas para nosso entretenimento, estas focas cinzentas estão a fazer isso na natureza por vontade própria”, explicou o autor do estudo, David Hocking.

As focas são animais bastante sociais, nadam frequentemente em grupo e o barulho que produzem dura menos de uma fração de segundo, embora produza um som de alta frequência. Os investigadores constataram que o tom corta o ruído de fundo para transmitir uma mensagem clara às focas que estejam nas redondezas.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.