Kremlin estará a esconder o corpo de Navalny para “apagar o rasto dos assassinos”

4

Autoridades acusadas de não entregar o corpo do ativista à sua família. Centenas de russos em concentrações, apesar do medo.

Partidários de Alexei Navalny acusaram neste sábado as autoridades russas de procurarem “apagar o rasto” dos “assassinos” ao recusarem entregar o corpo do opositor russo à família, numa altura em que decorrem várias manifestações em sua homenagem.

Apesar da dura repressão e dos avisos, centenas de russos participaram neste sábado em pequenas concentrações em várias cidades para prestar homenagem a este conhecido crítico do Kremlin de Vladimir Putin, que morreu na sexta-feira aos 47 anos numa prisão do Ártico russo.

Desde sexta-feira, a polícia já efetuou 231 detenções nestas manifestações, segundo a organização não governamental (ONG) OVD-Info.

As autoridades estão em alerta máximo, a um mês das eleições presidenciais, nas quais Putin deverá ser reeleito sem oposição.

A equipa de Alexei Navalny afirmou que as autoridades se recusam a devolver o corpo à mãe, argumentando que a causa da morte não tinha sido estabelecida.

“É óbvio que os assassinos querem apagar o rasto. É por isso que não entregam o corpo de Alexei e até o escondem da mãe”, escreveu o grupo de Navalny na rede social Telegram.

Um advogado do opositor, que foi falar com os investigadores, foi informado de “que tinha sido efetuado um novo exame histológico” e que os resultados “deveriam ser conhecidos na próxima semana”, escreveu a porta-voz dos representantes de Navalny, Kira Iarmich, na rede social X (antigo ‘Twitter’).

“Os resultados deverão ser conhecidos na próxima semana. É óbvio que estão a mentir e a fazer tudo o que é possível para evitar entregar o corpo“, acrescentou.

A porta-voz disse, num vídeo ‘online’, que a mãe do líder da oposição, Lyudmila Navalnaya, tinha visitado a colónia penal IK-3 na região ártica de Yamal com um advogado e que lhe tinha sido entregue um “documento oficial” confirmando a morte.

“Alexei Navalny foi assassinado”, afirmou Iarmich, que, tal como muitos dos opositores de Putin, se exilou para escapar à prisão.

“A sua morte ocorreu no dia 16 de fevereiro, às 14:17 locais (09:17 GMT), de acordo com o documento oficial”, acrescentou.

As autoridades penitenciárias russas anunciaram na sexta-feira, através de um comunicado conciso, que o famoso ativista, preso há três anos, tinha morrido na colónia penal onde cumpria uma pena de 19 anos sob um “regime especial”.

O ativista de 47 anos, cuja saúde se encontrava debilitada devido a envenenamento e às condições de prisão, “sentiu-se mal depois de um passeio” e “perdeu a consciência”, explicaram, assegurando que tinham sido feitos todos os esforços para o reanimar e que a causa da morte estava “em fase de apuramento”.

Desde então, não foram divulgados quaisquer pormenores e Vladimir Putin não disse uma palavra sobre a morte desta importante figura política.

A morte ocorre um mês antes das eleições presidenciais russas, de 15 e 17 de março, altura em que o líder do Kremlin deverá ser reeleito sem qualquer oposição.

Os opositores russos têm sido dizimados e reprimidos, especialmente desde o início do ataque russo à Ucrânia, há dois anos.

Os países ocidentais foram unânimes em denunciar a “responsabilidade” do regime russo e o Presidente dos EUA, Joe Biden, mostrou-se “indignado”, acusando o seu homólogo russo de ser o “responsável”.

O Kremlin descreveu estas acusações como “absolutamente inaceitáveis”.

// Lusa

4 Comments

  1. Alguém me diz qual seria a lógica de Putin mandar matar Navaldy? O homem não tinha peso político quase nenhum na Rússia e estava preso. Mandar matá-lo seria levantar um enorme coro de acusações, sem daí tirar qualquer benefício. Se alguém estava interessado na morte de Navalny eram os governos ocidentais, para assim terem uma desculpa para lançar acusações contra Putin. Putin pode ter muitos defeitos, mas não é estúpiudo, e mandar matar Navalny seria um enorme ato de estupidez.

  2. Sr. Nuno : ….Se fosse o único caso de morte de opositores ao Regime Putin , ainda poderia ter alguma duvida da sua “culpabilidade”. Mas uma longa lista de mortes (esquisitas) de opositores a Putin , permite-me levantar qualquer duvida que seja . Que o Sr. tenha uma grande admiração por este Psicopata , é o seu direito . Vem-me a memoria , o destino dos Opositores do Regime Salazarista , Caxias e pior ainda Tarrafal , onde uma quantidade de presos “tratados com muito carinho” também desapareciam (esquisitamente) do mapa , silenciados para sempre !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.