O corpo humano tem mais um órgão do que pensávamos

Alan Place / UL

J. Calvin Coffey, investigador da Universidade de Limerick

O investigador J.Calvin Coffey foi o primeiro a considerar o mesentério como órgão

O mesentério, que liga o intestino ao abdómen, foi considerado durante centenas de anos uma estrutura fragmentada composta de múltiplas partes separadas. Agora, adquiriu o novo estatuto de órgão.

O mesentério faz parte do aparelho digestivo e serve para manter os órgãos abdominais no lugar. No entanto, a sua importância era relativizada, até hoje.

“Temos um órgão no corpo que não foi reconhecido como tal até à data”, afirmou J. Calvin Coffey, investigador da Universidade Hospital de Limerick (UL), na Irlanda.

“A descrição feita há cerca de 100 anos afinal estava incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado e complexo. É uma estrutura simples e contínua”, explicou.

The Lancet Gastroenterology & Hepatology

O mesentério, o novo orgão do corpo humano

O mesentério, o novo órgão do corpo humano

Os autores do estudo publicado na revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology, identificaram toda a estrutura mesentério e pretendem agora descobrir a sua função precisa.

“Ao percebermos a função, conseguimos identificar as disfunções e as doenças. Quando tivermos todos os componente teremos a base para uma nova área da ciência”, adiantou o investigador ao Science Alert.

Para os cientistas, estudar a função do novo órgão pode ser a chave para uma melhor compreensão e tratamento de doenças abdominais e digestivas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …