/

Coronel castigado por agressões a formandos da GNR foi promovido

9

O coronel Mário Ramos, que foi exonerado do cargo de director do Centro de Formação da GNR em Portalegre, após o caso dos formandos agredidos com socos e pontapés durante um curso de bastão extensível, acabou por ser promovido alguns dias depois.

O Jornal de Notícias (JN) avança que o coronel foi exonerado a 4 de Dezembro de 2018, tendo assumido a 21 do mesmo mês as funções de director da Direcção de Formação, do Comando da Doutrina e Formação (CDF).

Neste novo cargo, Mário Ramos é responsável pela Escola de Queluz, pelo Centro de Formação da Figueira da Foz e pelo Centro de Formação de Portalegre, segundo o mesmo diário.

Os relatos das agressões a formandos do Centro de Formação da GNR em Portalegre foram divulgados com vídeos que mostram o chamado “Red Man“, um instrutor com um fato de protecção, a agredir os instruendos que não têm qualquer artefacto protector, durante as sessões de um curso de bastão extensível.

Alguns dos formandos envolvidos, tiveram que ser hospitalizados e, nalguns casos, foi mesmo necessário realizar pequenas intervenções cirúrgicas.

A situação levou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a ordenar à Inspecção Geral da Administração Interna que abrisse um inquérito. A Procuradoria-Geral da República também avançou com um inquérito criminal.

O coronel foi exonerado do cargo na sequência das notícias, mas acabou por não ser “penalizado”, como destaca ao JN o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG-GNR), César Nogueira, frisando que “pelo contrário”, ele “foi favorecido” com a nova nomeação.

“Se é essa a consequência do processo de averiguações é no mínimo caricato”, destaca César Nogueira, concluindo que “são dois pesos e duas medidas“.

O Comando Geral da GNR destaca que o coronel não é responsável pela formação da GNR, mas apenas “por um órgão que presta assessoria ao comandante do Comando de Doutrina e Formação, competindo a este último a tomada de decisão”.

ZAP //

9 Comments

  1. Pois, esta é a cultura que ainda se vai vendo e ensinando por muitos sítios deste nosso portugal: ser “forte” para os fracos, e fraco para os “fortes”…
    Os casos não faltam, a começar pelas afamadas praxes das universidades, da marinha, do colégio militar, dos comandos, etc.
    Parece que há muita frustração, incapacidade e pequenez. No meio disso, nada como bater em quem está vulnerável para fazer crescer o ego de um energúmeno…

  2. Pequeno país e seus habitantes, onde o tacho garante TUDO. Qual falta de justiça, falta é muita massa cinzenta a este povão. Falam dos brasileiros mas somos bem piores como povo. Eles lutam e tentam mudar, pelo menos tentam aqui tenta-se com toda a força manter o desequilíbrio e os favores aos inúteis ignorantes. Parabéns pela promoção ao energúmeno inútil.

    • Ninguém foi promovido e, se não fosses tão ignorante terias percebido isso ao ler a notícia!!
      Tu nem capacidade tens para ler/perceber uma simples notícia, quanto mais para falar em nome de Portugal!…
      Este Coronel não dava instrução, não era responsável pela formação e não foi promovido!!
      Vai lá para o Brasil que, com o presidente alucinado que eles tem agora, e o lugar certo para palermas ignorantes indiganados como tu!

  3. Seria por ordens do PCP? É que como faz parte da geringonça e os métodos parecem das ditaduras comunistas pode ser que estes tenham dado uma mãozinha na escolha.

  4. Não se esqueçam de agradecer a Deus pela injustiça da vida. O outo procurador “apenas” condenado a pena suspensa também diz que quer voltar ao seu trabalho. Meu Deus, obrigado por existires. No meus empregos basta não irem com a minha cara para que me mandem embora e nunca mais lá possa voltar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.