Ainda antes de apresentar sintomas, o coronavírus espalha-se rapidamente

Alissa Eckert / CDC

SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19

Ainda antes de apresentar sintomas, a Covid-19 espalha-se rapidamente, sugere um novo estudo. Mais de 10% dos pacientes foram infetados por pessoas que ainda não tinham apresentado sintomas.

Os resultados de um novo estudo, levada a cabo por investigadores da Universidade do Texas, nos EUA, mostram que o coronavírus pode-se espalhar muito mais rapidamente e precocemente daquilo que pensávamos. Mais de 10% dos pacientes são infetados por alguém que tem o vírus, mas que ainda não manifestou qualquer sintoma.

A velocidade a que uma pandemia se expande depende fundamentalmente de dois fatores: quantas pessoas cada caso infeta e quanto tempo leva para a doença se espalhar. Em média, a Covid-19 demora quatro dias a ser transmitida para outro indivíduo. Este curto intervalo significa, de acordo com o Tech Explorist, que surto emergentes vão proliferar e podem ser um desafio para travar.

“Os dados sugerem que este coronavírus pode espalhar-se como uma gripe. Isto significa que precisamos de agir rápida e agressivamente para conter a ameaça emergente”, conclui a coautora do estudo Lauren Ancel Meyers.

Esta nova evidência pode orientar as autoridades de saúde pública sobre como conter a propagação da doença. O estudo foi publicado, na semana passada, na revista científica Emerging Infectious Diseases. A investigação teve em consideração mais de 450 casos de 93 cidades diferentes na China.

“Isto oferece evidências de que medidas abrangentes de controlo, incluindo isolamento, quarentena, fecho de escolas, restrições de viagens e cancelamento de grandes ajuntamentos de pessoas, podem ser justificadas. A transmissão assintomática dificulta a contenção“, clarificou Meyers.

“As nossas descobertas são corroboradas por casos de transmissão silenciosa e aumento da contagem de casos em centenas de cidades de todo o mundo. Isto diz-nos que os surtos de Covid-19 podem ser ilusórios e exigir medidas extremas“, acrescentou a especialista.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Mais pânico, para vender-se bem o controle total!…
    Essa gripe é tão perigosa que em imensos casais só um é que é infectado, o outro não!!..

        • O problema é que estes ignorantes podem acabar por influenciar negativamente pessoas de bem menos informadas. Podem inclusive causar mortes, direta ou indiretamente. Ou seja, como já referi aqui, o IP dessa pessoa devia ser registado, o comentário devia ser removido e a pessoa em questão responsabilizada criminalmente.

          • O problema é que esse brasileiro alienado enche as caixas de comentários aqui do ZAP com disparates e teorias de conspiração, usando o meu nick habitual!…
            Pode ser que bata de frente com a realidade – como está a aconteceu com o seu líder, o Bolsonaro que dizia que este vírus era uma fantasia e agora…

    • Isso só demonstra que muitos casais não são assim umas pessoas tão próximas, daí a justificação de tantos divórcios! Nada de novo! 😀
      No caso de um marido ter o vírus e a esposa não, vai a ver existe uma amiga do casal que também está infectada! É a chamada “cadeia de transmissão por contacto directo” 😀

  2. Todos nós ainda estamos a aprender. Taiwan parece ter feito um ótimo trabalho, assim como Macau, diria que há ensinamentos a tirar daí. O Covid-19 é algo que não se importa com classe social, notícias falsas, sistema político ou propaganda ideológica. Na era da desinformação, este foi um poderoso tabefe naqueles que confundem factos com poiniões. Podem mentir sobre estar infectado, mas ainda estarão infectados. Podem mentir sobre os números, mas as pessoas mortas estarão mortas. A verdade é implacável com os propagandistas, numa pandemia.

    Em última análise, isto pode ensinar as sociedades e as mentalidades a se concentrarem mais na verdade e menos nas narrativas de propaganda. Acredito (com graciosa incerteza) que uma vacina acabará por fazer mais diferença do que todas as quarentenas e isolamentos, mas até lá, a quarentena e o isolamento permitirão que mais pessoas cheguem a esse momento com vida.

    • Miguel, mas infelizmente o comentário antes do seu é exatamente de um troll a propagar notícias falsas, e que poderá influenciar pessoas menos informadas a tomar más decisões. O problema das notícias falsas é que leva mesmo a mais mortes, sobretudo se forem no sentido de minimizar a perigosidade do COVID-19.

    • A ideia tem mesmo de passar por fazer com que as pessoas entrem no SNS de forma faseada e não todos ao mesmo tempo. Para isso a quarentena é essencial. O SNS não tem muitos meios por isso temos de fazer com que não ocorra uma avalanche mas sim uma entrada faseada dos doentes no sistema.
      Vacina em Portugal… não acredito antes de 2021. Mesmo que seja entretanto descoberta é natual que demore muito tempo nos testes legalmente necessários, na produção e na distribuição.
      E depois parece que estamos perante um vírus que muda. O que implica seguramente uma vacina anual, estilo vacina da gripe com base nas estirpes de cada ano.
      Penso que mais do que a vacina, pelos motivos anteriormente expostos, seria importante um antiviral forte, capaz de resolver em pouco tempo a enfermidade.

      A situação é má, mas se isto se prolongar por vários meses será dramática. Teremos uma crise económica como nunca vimos nas nossas vidas. Se o período de tempo for curto as empresas com o auxílio do estado ainda se conseguirão aguentar. Se for mais de 5 ou 6 meses os despedimentos em massa e/ou as falências serão em catadupa. E ainda temos os profissionais que dependem do seu trabalho diário para ter rendimento que lhes permita comprar comida e honrar as suas responsabilidades. Imaginem uma cabeleireira, um eletricista, um pequeno comércio… Como sobreviverão essas pessoas sem qualquer rendimento e com despesas de empréstimos, rendas,…?!

        • Mas está Ana. E grande parte da solução está em nós. Mantenha-se “barricada” em casa dentro do possível. Saia apenas para o estritamente necessário. Estou certo que com o calor forte do nosso país a atividade do vírus irá diminuir muito. E até lá pode ser que haja boas notícias do mundo da medicina.
          Pensamento positivo, aproveite para fazer tudo aquilo que no dia-a-dia não consegue devido à atividade profissional, ocupe-se e não saia de casa. Aproveite para ler livros, ver filmes, o que for!

          E não se esqueça… venha aqui comentar que sempre dá para ter “contacto” com o mundo e outros seres humanos e ajuda a passar o tempo.
          NÓS VAMOS GANHAR AO BICHO MAU!

      • Vai ser a chamada morte pela cura, ou morte pela espera da cura!
        É tipo como os judeus aprisionados nos campos de concentração mesmo após a invasão da Normandia, dia “D”, que continuaram a morrer e a serem executados até ao último minuto…

    • “,..Podem mentir sobre os números, mas as pessoas mortas estarão mortas..”

      Verdade e de acordo consigo, no entanto, o que não é visto não é sentido, e se os numeros forem falseados (de mortos inclusive), ninguem sabera delas, e as mortes serão por causas naturais, ou outros factores 🙁

      • É claro que lançar números oficiais falseados é ainda assim tremendamente mais difícil do que lançar suspeitas conspiranóicas nas redes sociais. Até porque estas não precisam de provas nem enfrentam escrutínio.

        • Exactamente, mas esta praga de carneiros alienados das teorias da conspiração são cada vez mais e este é mesmo doente ao ponto de usar o meu nick habitual e comentar tudo!…

    • Quando tens palermas com o Bolsonaro a dizer que o vírus é uma fantasia e palermas (como o que comentou usando o meu nick habitual) a espalhar estas teorias, a única solução é serem “ensinados” da pior forma pelo vírus!…

    • Quando tens palermas como o Bolsonaro a dizer que o vírus é uma fantasia e palermas (como o que comentou usando o meu nick habitual) a espalhar estas teorias, a única solução é serem “ensinados” da pior forma pelo vírus!…

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …