Ainda antes de apresentar sintomas, o coronavírus espalha-se rapidamente

Alissa Eckert / CDC

SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19

Ainda antes de apresentar sintomas, a Covid-19 espalha-se rapidamente, sugere um novo estudo. Mais de 10% dos pacientes foram infetados por pessoas que ainda não tinham apresentado sintomas.

Os resultados de um novo estudo, levada a cabo por investigadores da Universidade do Texas, nos EUA, mostram que o coronavírus pode-se espalhar muito mais rapidamente e precocemente daquilo que pensávamos. Mais de 10% dos pacientes são infetados por alguém que tem o vírus, mas que ainda não manifestou qualquer sintoma.

A velocidade a que uma pandemia se expande depende fundamentalmente de dois fatores: quantas pessoas cada caso infeta e quanto tempo leva para a doença se espalhar. Em média, a Covid-19 demora quatro dias a ser transmitida para outro indivíduo. Este curto intervalo significa, de acordo com o Tech Explorist, que surto emergentes vão proliferar e podem ser um desafio para travar.

“Os dados sugerem que este coronavírus pode espalhar-se como uma gripe. Isto significa que precisamos de agir rápida e agressivamente para conter a ameaça emergente”, conclui a coautora do estudo Lauren Ancel Meyers.

Esta nova evidência pode orientar as autoridades de saúde pública sobre como conter a propagação da doença. O estudo foi publicado, na semana passada, na revista científica Emerging Infectious Diseases. A investigação teve em consideração mais de 450 casos de 93 cidades diferentes na China.

“Isto oferece evidências de que medidas abrangentes de controlo, incluindo isolamento, quarentena, fecho de escolas, restrições de viagens e cancelamento de grandes ajuntamentos de pessoas, podem ser justificadas. A transmissão assintomática dificulta a contenção“, clarificou Meyers.

“As nossas descobertas são corroboradas por casos de transmissão silenciosa e aumento da contagem de casos em centenas de cidades de todo o mundo. Isto diz-nos que os surtos de Covid-19 podem ser ilusórios e exigir medidas extremas“, acrescentou a especialista.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Mais pânico, para vender-se bem o controle total!…
    Essa gripe é tão perigosa que em imensos casais só um é que é infectado, o outro não!!..

        • O problema é que estes ignorantes podem acabar por influenciar negativamente pessoas de bem menos informadas. Podem inclusive causar mortes, direta ou indiretamente. Ou seja, como já referi aqui, o IP dessa pessoa devia ser registado, o comentário devia ser removido e a pessoa em questão responsabilizada criminalmente.

          • O problema é que esse brasileiro alienado enche as caixas de comentários aqui do ZAP com disparates e teorias de conspiração, usando o meu nick habitual!…
            Pode ser que bata de frente com a realidade – como está a aconteceu com o seu líder, o Bolsonaro que dizia que este vírus era uma fantasia e agora…

    • Isso só demonstra que muitos casais não são assim umas pessoas tão próximas, daí a justificação de tantos divórcios! Nada de novo! 😀
      No caso de um marido ter o vírus e a esposa não, vai a ver existe uma amiga do casal que também está infectada! É a chamada “cadeia de transmissão por contacto directo” 😀

  2. Todos nós ainda estamos a aprender. Taiwan parece ter feito um ótimo trabalho, assim como Macau, diria que há ensinamentos a tirar daí. O Covid-19 é algo que não se importa com classe social, notícias falsas, sistema político ou propaganda ideológica. Na era da desinformação, este foi um poderoso tabefe naqueles que confundem factos com poiniões. Podem mentir sobre estar infectado, mas ainda estarão infectados. Podem mentir sobre os números, mas as pessoas mortas estarão mortas. A verdade é implacável com os propagandistas, numa pandemia.

    Em última análise, isto pode ensinar as sociedades e as mentalidades a se concentrarem mais na verdade e menos nas narrativas de propaganda. Acredito (com graciosa incerteza) que uma vacina acabará por fazer mais diferença do que todas as quarentenas e isolamentos, mas até lá, a quarentena e o isolamento permitirão que mais pessoas cheguem a esse momento com vida.

    • Miguel, mas infelizmente o comentário antes do seu é exatamente de um troll a propagar notícias falsas, e que poderá influenciar pessoas menos informadas a tomar más decisões. O problema das notícias falsas é que leva mesmo a mais mortes, sobretudo se forem no sentido de minimizar a perigosidade do COVID-19.

    • A ideia tem mesmo de passar por fazer com que as pessoas entrem no SNS de forma faseada e não todos ao mesmo tempo. Para isso a quarentena é essencial. O SNS não tem muitos meios por isso temos de fazer com que não ocorra uma avalanche mas sim uma entrada faseada dos doentes no sistema.
      Vacina em Portugal… não acredito antes de 2021. Mesmo que seja entretanto descoberta é natual que demore muito tempo nos testes legalmente necessários, na produção e na distribuição.
      E depois parece que estamos perante um vírus que muda. O que implica seguramente uma vacina anual, estilo vacina da gripe com base nas estirpes de cada ano.
      Penso que mais do que a vacina, pelos motivos anteriormente expostos, seria importante um antiviral forte, capaz de resolver em pouco tempo a enfermidade.

      A situação é má, mas se isto se prolongar por vários meses será dramática. Teremos uma crise económica como nunca vimos nas nossas vidas. Se o período de tempo for curto as empresas com o auxílio do estado ainda se conseguirão aguentar. Se for mais de 5 ou 6 meses os despedimentos em massa e/ou as falências serão em catadupa. E ainda temos os profissionais que dependem do seu trabalho diário para ter rendimento que lhes permita comprar comida e honrar as suas responsabilidades. Imaginem uma cabeleireira, um eletricista, um pequeno comércio… Como sobreviverão essas pessoas sem qualquer rendimento e com despesas de empréstimos, rendas,…?!

        • Mas está Ana. E grande parte da solução está em nós. Mantenha-se “barricada” em casa dentro do possível. Saia apenas para o estritamente necessário. Estou certo que com o calor forte do nosso país a atividade do vírus irá diminuir muito. E até lá pode ser que haja boas notícias do mundo da medicina.
          Pensamento positivo, aproveite para fazer tudo aquilo que no dia-a-dia não consegue devido à atividade profissional, ocupe-se e não saia de casa. Aproveite para ler livros, ver filmes, o que for!

          E não se esqueça… venha aqui comentar que sempre dá para ter “contacto” com o mundo e outros seres humanos e ajuda a passar o tempo.
          NÓS VAMOS GANHAR AO BICHO MAU!

      • Vai ser a chamada morte pela cura, ou morte pela espera da cura!
        É tipo como os judeus aprisionados nos campos de concentração mesmo após a invasão da Normandia, dia “D”, que continuaram a morrer e a serem executados até ao último minuto…

    • “,..Podem mentir sobre os números, mas as pessoas mortas estarão mortas..”

      Verdade e de acordo consigo, no entanto, o que não é visto não é sentido, e se os numeros forem falseados (de mortos inclusive), ninguem sabera delas, e as mortes serão por causas naturais, ou outros factores 🙁

      • É claro que lançar números oficiais falseados é ainda assim tremendamente mais difícil do que lançar suspeitas conspiranóicas nas redes sociais. Até porque estas não precisam de provas nem enfrentam escrutínio.

        • Exactamente, mas esta praga de carneiros alienados das teorias da conspiração são cada vez mais e este é mesmo doente ao ponto de usar o meu nick habitual e comentar tudo!…

    • Quando tens palermas com o Bolsonaro a dizer que o vírus é uma fantasia e palermas (como o que comentou usando o meu nick habitual) a espalhar estas teorias, a única solução é serem “ensinados” da pior forma pelo vírus!…

    • Quando tens palermas como o Bolsonaro a dizer que o vírus é uma fantasia e palermas (como o que comentou usando o meu nick habitual) a espalhar estas teorias, a única solução é serem “ensinados” da pior forma pelo vírus!…

RESPONDER

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …