/

Coronavírus: 54 detidos e 1.031 estabelecimentos encerrados

Manuel de Almeida / Lusa

Desde que foi decretado estado de emergência, no domingo, foram detidos até esta quinta-feira 54 pessoas e foram encerrados 1.031 estabelecimentos.

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou, esta quinta-feira, que foram detidas 54 pessoas e foram encerrados 1.031 estabelecimentos comerciais desde que foi decretado estado de emergência em Portugal, no domingo.

As detenções deram-se por crime de desobediência, “designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência”, lê-se no comunicado. Por sua vez, os estabelecimentos foram encerrados por violarem a obrigação de suspender a sua atividade.

O comunicado, citado pela Rádio Renascença, deixo ainda o apelo para “o escrupuloso cumprimento das medidas impostas pelo estado de emergência, contribuindo assim para conter a propagação da pandemia”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.