Coronavírus chegou a Espanha

NASA

foto: NASA

foto: NASA

O primeiro caso de coronavírus em Espanha foi noticiado hoje, através de comunicado, pelo Ministério da Saúde espanhol, que acrescentou ser relativo a uma mulher que acabou de regressar da Arábia Saudita.

A doente, que nasceu em Marrocos, mas vive em Espanha, está a receber tratamento num hospital de Madrid e está em “condição estável”, acrescentou o Ministério.

A mulher passou o mês de outubro na Arábia Saudita, onde esta doença mortal apareceu em setembro de 2012, adianta o texto.

A Síndrome Respiratória do Médio Oriente – Coronavírus (MERS-CoV, na sigla em inglês) já causou 64 mortes à escala mundial, na sua maioria concentradas na Arábia Saudita, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Esta entidade revelou na segunda-feira que já há um total de 150 casos confirmados em laboratório, à escala mundial, desta doença respiratória.

A doença foi detetada apenas em mais outros quatro países europeus – Alemanha, França, Itália e Reino Unido –, para além da Arábia Saudita, sempre em pessoas que tinham viajado recentemente para o Médio Oriente.

Está por esclarecer se a mulher se deslocou à Arábia Saudita por ocasião da peregrinação anual a Meca (hajj), que juntou centenas de milhares de fiéis, em outubro, num acontecimento que foi acompanhado, nervosamente, por receio de um surto de MERS.

O Governo saudita apelou aos idosos e aos doentes crónicos que evitassem a peregrinação e aconselhou os peregrinos a colocarem máscaras.

Os técnicos estão a procurar compreender a MERS, para a qual não há vacina.

Esta doença é considerada tão mortal, mas menos transmissível, quanto o vírus Síndrome Severo de Respiração Aguda (SARS, na sigla em inglês), que irrompeu na Ásia em 2003 e infetou 8.273 pessoas, nove por cento das quais morreram.

À semelhança do SARS, o MERS parece causar uma infeção pulmonar, com os doentes a manifestarem febre, tosse e dificuldades respiratórias.

Mas difere do SARS ao causar de forma rápida uma incapacidade renal e apresentar uma extremamente elevada taxa de mortes, que está a causar uma séria preocupação.

Em agosto, os investigadores mencionaram os camelos da Arábia como possíveis hospedeiros do vírus.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …