“Não se torne um fantasma real”. Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

Seoul Metropolitan Government

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos sul-coreanos que mantenham o distanciamento social e cumpram as regras sanitárias durante o “Dia das Bruxas”.

As autoridades estão a patrulhar discotecas em Seul para garantir que as pessoas cumprem as regras de distanciamento social e aconselhando as pessoas a realizarem festas de Halloween online, disse Park Yoo-mi, diretora-geral do Governo da cidade, em conferência de imprensa.

Num dos vários posters espalhados pela capital sul-coreana lê-se: “Não se torne um fantasma real enquanto desfruta do Halloween”. Noutro dos cartazes lê-se que a festa deste ano “pode tornar-se muito assustadora”, remetendo para o perigo do novo coronavírus.

https://twitter.com/seoulmania/status/1321406361771503618

A Coreia do Sul foi um dos países que inicialmente melhor lidou com a pandemia, escreve a Reuters. No entanto, em maio, o país registou um aumento significativo de casos devido a um surto associado a discotecas e bares em Seul.

As 153 discotecas da cidade vão estar sob patrulha intensa das autoridades, que vão verificar se as diretivas do Governo estão a ser seguidas. Quem for a estes clubes noturnos terá de se identificar e usar um código QR para questões de rastreio de contactos.

“A cidade planeia colher resultados imediatos das medidas de prevenção ao ordenar uma proibição de duas semanas nos ajuntamentos para as instalações que violam as diretrizes”, disse Park.

A Coreia do Sul registou, até esta sexta-feira, um total de 26.385 casos positivos e 463 mortes por covid-19. Desde o início da pandemia contabilizam-se 24.227 curados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …