Coreia do Norte lança mísseis de curto alcance após sanções da ONU

johnmcnab / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte lançou esta quinta-feira vários mísseis de curto alcance a partir da sua costa oriental, numa aparente demonstração de força após as sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU.

Um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul disse à Efe, sem dar mais detalhes, que o exército popular norte-coreano lançou os mísseis para o Mar do Japão a partir da localidade de Wonsan, no sudeste do país.

A ação norte-coreana surge horas depois de o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado, em Nova Iorque, uma resolução que impõe duras restrições comerciais ao país comunista em resposta aos últimos testes nucleares e de mísseis de longo alcance.

O ministério sul-coreano indicou que seis projéteis com um aparente alcance de 100 a 150 quilómetros foram lançados para o Mar do Japão por volta das 10h (1h em Lisboa).

O porta-voz do ministério da Defesa, Moon Sang-Gyun, disse que o Governo está ainda a analisar se se trataram mesmo de mísseis de curto alcance ou de foguetes.

“O exército da Coreia do Sul está a monitorizar movimentos adicionais do Norte”, acrescentou.

A Coreia do Norte dispara regularmente mísseis ou foguetes para mostrar descontentamento para com os seus vizinhos ou com a comunidade internacional.

As sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU na quarta-feira foram as mais duras até à data contra a Coreia do Norte, que realizou o seu quarto teste nuclear a 6 de janeiro e lançou um foguete de longo alcance no mês passado.

A resolução do Conselho de Segurança impõe a todos os países a medida sem precedente de inspecionar todas as mercadorias com origem ou destinadas à Coreia do Norte e a proibição de entrada nos portos a navios e de voos de aviões suspeitos de transportar bens ilegais para aquele país.

O pacote inclui também a proibição das exportações norte-coreanas de carvão, ferro e minério de ferro, ouro, titânio e minerais raros, assim como a importação de combustível de aviação, incluindo combustível para mísseis.

As sanções preveem ainda a expulsão pelos países membros da ONU de diplomatas norte-coreanos que estejam envolvidos em contrabando ou outras atividades ilegais e acrescenta 16 indivíduos e 12 entidades à lista “negra” das sanções, incluindo a agência espacial e os serviços de informações norte-coreanos.

Anteriores sanções contra a elite do regime foram também alargadas, com a proibição de exportação para a Coreia do Norte de relógios de luxo, motos de neve, embarcações de recreio e equipamentos desportivos.

Agência Brasil

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.