O Exército da Coreia do Sul “mantém uma estreita vigilância” perante possíveis futuras “provocações” da Coreia do Norte, que no domingo lançou no mar 25 mísseis de curto alcance a partir da sua costa oriental, informou o Governo.
O porta-voz do Ministério de Defesa sul-coreano sublinhou que os militares da Coreia do Sul “mantêm uma elevada preparação perante qualquer situação que possa surgir” depois de o regime vizinho ter realizado quatro testes de mísseis de curto alcance nas últimas três semanas.
No domingo, o regime de Kim Jong-un lançou no mar 25 mísseis de curto alcance. Os projéteis foram lançados a partir das proximidades da localidade de Wonsan, no extremo oriental do país, e percorreram cerca de 70 quilômetros no Mar do Japão, referiu um porta-voz do ministério sul-coreano.
A atividade coincide com os exercícios anuais do exército da Coreia do Sul-EUA que começaram em fevereiro e vão até meados de abril. A Coreia do Norte condena os exercícios dizendo que são ensaios para uma invasão, enquanto Coreia do Sul e Estados Unidos afirmam ser operações puramente defensivas.
/Lusa