Coreia do Norte adverte EUA sobre “política hostil” em relação a programa nuclear

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte advertiu no domingo que os Estados Unidos (EUA) enfrentarão uma situação grave se continuarem a seguir a sua “política hostil” em relação ao programa nuclear de Pyongyang.

A declaração, atribuída a Kwon Jong Gun, chefe do departamento de assuntos norte-americanos do Ministério das Relações Externas, surge no momento em que a administração de Joe Biden diz-se pronta para avançar com uma nova estratégia para lidar com a Coreia do Norte, avançou no domingo a NPR.

A nota de imprensa referia que Biden cometeu um “grande erro” quando classificou os programas nucleares da Coreia do Norte e do Irão como uma ameaça à segurança, na quarta-feira. Nas suas declarações, o Presidente norte-americano disse que uniria esforços com os aliados para enfrentar as ameaças com “diplomacia e severa dissuasão”.

O comunicado norte-coreano, publicado num site de notícias do Governo, advertia que a Coreia do Norte responderia com “medidas correspondentes”.

Na sexta-feira, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que a administração norte-americana havia concluído uma revisão “completa, rigorosa e inclusiva” das políticas da Coreia do Norte, visando desnuclearizar completamente o país – objetivo que, segundo a própria, não foi possível atingir nos últimos quatro governos.

Durante a sua presidência, Donald Trump procurou desenvolver um relacionamento pessoal com o líder norte-coreano Kim Jong Un, de forma a conter o programa nuclear do país, abordagem diferente da utilizada por Barack Obama, que acreditava que a diplomacia levaria a mudanças nas relações com Pyongyang.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …