Coreia do Norte viola espaço aéreo da Coreia do Sul. Não acontecia há 5 anos

Aaron Burden / Wikimedia

Drones norte-coreanos entraram em território do país vizinho. Coreia do Sul disparou tiros de advertência.

Intensifica-se o ambiente tenso entre Coreia do Norte e Coreia do Sul.

Nesta segunda-feira, de acordo com o Governo sul-coreano, vários drones da Coreia do Norte violaram o espaço aéreo da Coreia do Sul.

Por isso, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disparou tiros de advertência, anunciou o Ministério da Defesa sul-coreano.

Foram também transmitidos alertas por parte dos militares sul-coreanos, que lançaram caças e helicópteros de ataque para abater os drones do país vizinho.

Não se sabe se os drones da Coreia do Norte foram abatidos.

Desde 2017 que, pelo menos oficialmente, não se verificava uma invasão do espaço aéreo da Coreia do Sul, por parte de material da Coreia do Norte.

Na altura, outro drone norte-coreano foi encontrado no chão, em território da Coreia do Sul. Antes teria fotografado um sistema de defesa anti-mísseis dos Estados Unidos da América.

Já na sexta-feira passada, e num ano 2022 marcado por muitos testes de mísseis, a Coreia do Norte tinha disparado dois mísseis balísticos de curto alcance em direcção às suas águas orientais – aparentemente um protesto contra os exercícios aéreos conjuntos entre Coreia do Sul e EUA.

A Coreia do Norte terá cerca de 300 drones, nesta altura.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.