Coreia do Sul prepara-se para tirar um ano de idade a cada cidadão

9

Khalid Belhaji / Flickr

Medida é uma das primeiras que o recente presidente do país pretende implementar e vem dar resposta aos pedidos da população.

A primeira semana de Yoon Seok-yeol no cargo de presidente da Coreia do Sul ficou marcada pelo anuncio de uma medida que está a dar que falar não só no país, mas no mundo devido ao seu conteúdo inusitado. De acordo com os meios de comunicação sul-coreanos, o novo presidente pretende alterar o sistema de contagem de idade atualmente em vigor, o que resultará na diminuição da idade de todos os cidadãos em um ano.

De acordo com o conceito de “idade coreana“, um recém-nascido tem imediatamente um ano quando nasce e o festejo do aniversário acontece no dia de Ano Novo. No entanto, tal método cria problema, a começar pelos bebés nascidos em dezembro, que podem passar a ter oficialmente dois anos quando, à luz dos critérios tradicionais, têm apenas semanas.

O objetivo do presidente é acabar com a “idade coreana” e fazer com que o país esteja alinhado com as restantes nações do mundo – de preferência, o mais rápido possível. Segundo Lee Yong-ho, chefe da comissão de transição do presidente, as diferenças nos cálculos resultam em “confusão persistente” e “custos sociais e económicos desnecessários“.

De acordo com o jornal Público, a pressão para regular a idade cresceu depois de as autoridades terem vacilado entre a idade tradicional e a idade coreana para determinar o acesso dos cidadãos à vacinação contra a covid-19. Algumas das pessoas não puderam, por exemplo, tomar dose de reforço por não terem a idade internacional necessária, mas precisavam de mostrar o comprovativo de vacinação de acordo com a “idade coreana”.

Anteriormente, os pais também tentavam retardar o registo dos filhos, sobretudo os nascidos em dezembro, por acharem que este gesto pode vir a prejudicar o seu percurso.

ZAP //

9 Comments

  1. Estes asiáticos são bons a fabricar carros e electrodomésticos.
    Mas, depois têm coisas destas…
    Agora a pergunta verdadeiramente importante: será que vão ter de devolver as prendas do aniversário que lhes for retirado? E, em caso afirmativo, podem, ao menos escolher aquele aniversário que querem descartar?

  2. Esta partiu-me todo… Quando nascem já vêm com um ano?!! Esta rapaziada da Coreia do Sul até é porreira… mas esta não lembra a ninguém…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.