A Coreia do Sul tem a solução para a pressão nos hospitais: enfermarias insufláveis

Uma equipa do Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST) desenvolveu uma enfermaria de “pressão negativa” de baixo custo.

Investigadores do Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST), na Coreia do Sul, desenvolveram uma enfermaria “de pressão negativa” insuflável, especialmente desenhada para pacientes com doenças infeciosas, como a covid-19.

A estrutura é apresentada como uma solução eficaz para a pressão que a pandemia está a provocar em vários hospitais no mundo inteiro. Depois de um período de testes, que durou três semanas, o Mobile Clinic Module (MCM) está agora pronto para ser implementado no Hospital Korea Cancer Center.

De acordo com o EurekAlert, os quartos têm um sistema de ventilação que cria pressão negativa, o que permite que a circulação do ar nos espaços e a sua canalização para o exterior seja feita de forma segura.

Este sistema permite que seja possível prevenir a transmissão de agentes infeciosos pelo ar.

As cápsulas insufláveis são móveis e baratas. O preço de cada enfermaria custa um quinto do preço médio da construção de uma ala hospitalar convencional. Além disso, a estrutura pode ser instalada em menos de um dia.

Do lado de fora da enfermaria, dispositivos de pressão de ar positivo fornecem ar fresco. Uma bomba de ar e um controlador são os responsáveis por manter a pressão do feixe de ar, enquanto filtram o ar “velho”. Um sistema de controlo de informações do ar interno controla com eficiência a pressão do ar da sala e purifica o ar.

Nam Tek-jin, designer industrial responsável pela equipa do KAIST, disse, em declarações à Reuters, que o objetivo da equipa era “desenvolver não só um espaço para isolamento de pacientes, mas também para a sua recuperação“.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …