A Coreia do Sul tem a solução para a pressão nos hospitais: enfermarias insufláveis

Uma equipa do Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST) desenvolveu uma enfermaria de “pressão negativa” de baixo custo.

Investigadores do Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST), na Coreia do Sul, desenvolveram uma enfermaria “de pressão negativa” insuflável, especialmente desenhada para pacientes com doenças infeciosas, como a covid-19.

A estrutura é apresentada como uma solução eficaz para a pressão que a pandemia está a provocar em vários hospitais no mundo inteiro. Depois de um período de testes, que durou três semanas, o Mobile Clinic Module (MCM) está agora pronto para ser implementado no Hospital Korea Cancer Center.

De acordo com o EurekAlert, os quartos têm um sistema de ventilação que cria pressão negativa, o que permite que a circulação do ar nos espaços e a sua canalização para o exterior seja feita de forma segura.

Este sistema permite que seja possível prevenir a transmissão de agentes infeciosos pelo ar.

As cápsulas insufláveis são móveis e baratas. O preço de cada enfermaria custa um quinto do preço médio da construção de uma ala hospitalar convencional. Além disso, a estrutura pode ser instalada em menos de um dia.

Do lado de fora da enfermaria, dispositivos de pressão de ar positivo fornecem ar fresco. Uma bomba de ar e um controlador são os responsáveis por manter a pressão do feixe de ar, enquanto filtram o ar “velho”. Um sistema de controlo de informações do ar interno controla com eficiência a pressão do ar da sala e purifica o ar.

Nam Tek-jin, designer industrial responsável pela equipa do KAIST, disse, em declarações à Reuters, que o objetivo da equipa era “desenvolver não só um espaço para isolamento de pacientes, mas também para a sua recuperação“.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Joana d’Arc: a heroína injustiçada que teve um papel fundamental na Guerra dos 100 Dias

Quando entrou na adolescência, Joana d'Arc já estava com o futuro traçado, pois a sua família já tinha escolhido um rapaz para se casar com ela. Contudo, o seu destino acabou por ser outro: teve …

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …

Primeiro-ministro italiano vai apresentar demissão

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai apresentar a sua demissão na terça-feira, devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi. Conte apresentará …

Número de desempregados voltou a subir em todo o país

O número de inscritos nos centros de emprego nacionais voltou a aumentar em dezembro, com 85% dos concelhos de Portugal Continental a ver os seus níveis de desemprego aumentar desde o início da pandemia, revelou …