Cientistas desenvolvem “corda de guitarra” que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa.

Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a equipa de investigadores conseguiu mostrar como um simples nanodispositivo consegue gerar movimento diretamente de uma corrente elétrica. O artigo científico foi recentemente publicado na Nature Physics.

Para criar o dispositivo, os cientistas usaram um nanotubo de carbono, isto é, um cabo com um diâmetro de aproximadamente 3 nanómetros, 100.000 vezes mais fino do que uma corda de guitarra.

De seguida, montaram o nanotubo em suportes de metal, em cada uma das extremidades, e arrefeceram-no a uma temperatura de 0,02 graus acima do zero absoluto. A parte central do cabo vibrava livremente, e os cientistas notaram a vibração quando passaram uma corrente através do cabo e mediram a mudança na resistência elétrica.

Assim como uma corda de guitarra vibra quando é tocada, o cabo vibra quando é forçado a mover-se por uma tensão oscilante. No entanto, a maior surpresa para os cientistas foi o facto de o cabo ter vibrado sem qualquer tensão forçada. Sob as condições certas, o cabo girava por conta própria. Ou seja, corda da “nano-guitarra” estava a tocar sozinha.

Edward Laird, investigador da Universidade de Lancaster, disse em comunicado que a equipa demorou “um pouco até descobrir o que estava a causar as vibrações”.

“Num dispositivo tão pequeno, é importante que uma corrente elétrica seja composta por em eletrões individuais. Os eletrões saltam individualmente no fio, e cada um dá uma espécie de pequeno empurrão. Normalmente, estes impulsos são aleatórios, mas percebemos que quando controlamos certos parâmetros, eles sincronizam e geram uma oscilação”, explicou o cientista, citado pelo Europa Press.

Mas a pergunta que se impõe é: que nota toda esta “nano-guitarra”? “O nanotubo é muito mais fino do que uma corda de guitarra, por isso oscila com uma frequência muito maior, pelo que nenhum ser humano consegue ouvi-lo”, esclareceu.

O novo nano-oscilador poderia ser usado para amplificar pequenas forças, como em novos microscópios, ou para medir a viscosidade de fluidos quânticos exóticos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …

14 polícias mortos em ataque de guerrilhas. EUA anunciam sanções a empresa do Myanmar

Pelo menos 14 polícias perderam a vida este sábado no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais. O ataque, que deixou pelo menos cinco oficiais …