Cientistas desenvolvem “corda de guitarra” que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa.

Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a equipa de investigadores conseguiu mostrar como um simples nanodispositivo consegue gerar movimento diretamente de uma corrente elétrica. O artigo científico foi recentemente publicado na Nature Physics.

Para criar o dispositivo, os cientistas usaram um nanotubo de carbono, isto é, um cabo com um diâmetro de aproximadamente 3 nanómetros, 100.000 vezes mais fino do que uma corda de guitarra.

De seguida, montaram o nanotubo em suportes de metal, em cada uma das extremidades, e arrefeceram-no a uma temperatura de 0,02 graus acima do zero absoluto. A parte central do cabo vibrava livremente, e os cientistas notaram a vibração quando passaram uma corrente através do cabo e mediram a mudança na resistência elétrica.

Assim como uma corda de guitarra vibra quando é tocada, o cabo vibra quando é forçado a mover-se por uma tensão oscilante. No entanto, a maior surpresa para os cientistas foi o facto de o cabo ter vibrado sem qualquer tensão forçada. Sob as condições certas, o cabo girava por conta própria. Ou seja, corda da “nano-guitarra” estava a tocar sozinha.

Edward Laird, investigador da Universidade de Lancaster, disse em comunicado que a equipa demorou “um pouco até descobrir o que estava a causar as vibrações”.

“Num dispositivo tão pequeno, é importante que uma corrente elétrica seja composta por em eletrões individuais. Os eletrões saltam individualmente no fio, e cada um dá uma espécie de pequeno empurrão. Normalmente, estes impulsos são aleatórios, mas percebemos que quando controlamos certos parâmetros, eles sincronizam e geram uma oscilação”, explicou o cientista, citado pelo Europa Press.

Mas a pergunta que se impõe é: que nota toda esta “nano-guitarra”? “O nanotubo é muito mais fino do que uma corda de guitarra, por isso oscila com uma frequência muito maior, pelo que nenhum ser humano consegue ouvi-lo”, esclareceu.

O novo nano-oscilador poderia ser usado para amplificar pequenas forças, como em novos microscópios, ou para medir a viscosidade de fluidos quânticos exóticos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …