Cientistas desenvolvem “corda de guitarra” que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa.

Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a equipa de investigadores conseguiu mostrar como um simples nanodispositivo consegue gerar movimento diretamente de uma corrente elétrica. O artigo científico foi recentemente publicado na Nature Physics.

Para criar o dispositivo, os cientistas usaram um nanotubo de carbono, isto é, um cabo com um diâmetro de aproximadamente 3 nanómetros, 100.000 vezes mais fino do que uma corda de guitarra.

De seguida, montaram o nanotubo em suportes de metal, em cada uma das extremidades, e arrefeceram-no a uma temperatura de 0,02 graus acima do zero absoluto. A parte central do cabo vibrava livremente, e os cientistas notaram a vibração quando passaram uma corrente através do cabo e mediram a mudança na resistência elétrica.

Assim como uma corda de guitarra vibra quando é tocada, o cabo vibra quando é forçado a mover-se por uma tensão oscilante. No entanto, a maior surpresa para os cientistas foi o facto de o cabo ter vibrado sem qualquer tensão forçada. Sob as condições certas, o cabo girava por conta própria. Ou seja, corda da “nano-guitarra” estava a tocar sozinha.

Edward Laird, investigador da Universidade de Lancaster, disse em comunicado que a equipa demorou “um pouco até descobrir o que estava a causar as vibrações”.

“Num dispositivo tão pequeno, é importante que uma corrente elétrica seja composta por em eletrões individuais. Os eletrões saltam individualmente no fio, e cada um dá uma espécie de pequeno empurrão. Normalmente, estes impulsos são aleatórios, mas percebemos que quando controlamos certos parâmetros, eles sincronizam e geram uma oscilação”, explicou o cientista, citado pelo Europa Press.

Mas a pergunta que se impõe é: que nota toda esta “nano-guitarra”? “O nanotubo é muito mais fino do que uma corda de guitarra, por isso oscila com uma frequência muito maior, pelo que nenhum ser humano consegue ouvi-lo”, esclareceu.

O novo nano-oscilador poderia ser usado para amplificar pequenas forças, como em novos microscópios, ou para medir a viscosidade de fluidos quânticos exóticos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …