Cientistas desenvolvem “corda de guitarra” que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa.

Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a equipa de investigadores conseguiu mostrar como um simples nanodispositivo consegue gerar movimento diretamente de uma corrente elétrica. O artigo científico foi recentemente publicado na Nature Physics.

Para criar o dispositivo, os cientistas usaram um nanotubo de carbono, isto é, um cabo com um diâmetro de aproximadamente 3 nanómetros, 100.000 vezes mais fino do que uma corda de guitarra.

De seguida, montaram o nanotubo em suportes de metal, em cada uma das extremidades, e arrefeceram-no a uma temperatura de 0,02 graus acima do zero absoluto. A parte central do cabo vibrava livremente, e os cientistas notaram a vibração quando passaram uma corrente através do cabo e mediram a mudança na resistência elétrica.

Assim como uma corda de guitarra vibra quando é tocada, o cabo vibra quando é forçado a mover-se por uma tensão oscilante. No entanto, a maior surpresa para os cientistas foi o facto de o cabo ter vibrado sem qualquer tensão forçada. Sob as condições certas, o cabo girava por conta própria. Ou seja, corda da “nano-guitarra” estava a tocar sozinha.

Edward Laird, investigador da Universidade de Lancaster, disse em comunicado que a equipa demorou “um pouco até descobrir o que estava a causar as vibrações”.

“Num dispositivo tão pequeno, é importante que uma corrente elétrica seja composta por em eletrões individuais. Os eletrões saltam individualmente no fio, e cada um dá uma espécie de pequeno empurrão. Normalmente, estes impulsos são aleatórios, mas percebemos que quando controlamos certos parâmetros, eles sincronizam e geram uma oscilação”, explicou o cientista, citado pelo Europa Press.

Mas a pergunta que se impõe é: que nota toda esta “nano-guitarra”? “O nanotubo é muito mais fino do que uma corda de guitarra, por isso oscila com uma frequência muito maior, pelo que nenhum ser humano consegue ouvi-lo”, esclareceu.

O novo nano-oscilador poderia ser usado para amplificar pequenas forças, como em novos microscópios, ou para medir a viscosidade de fluidos quânticos exóticos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …