Corbyn não fará campanha nem a favor nem contra o Brexit

Jonathan Hordle / EPA

Debate entre Boris Johnson e Jeremy Corbyn

O líder do Partido Trabalhista britânico anunciou que se irá manter neutro relativamente a um futuro referendo do Brexit, pelo qual não fará campanha a favor ou contra.

“Vamos respeitar o resultado e irei adotar, como primeiro-ministro, se eu o for na época, uma posição neutra para que possa realizar (o referendo) com credibilidade, de forma a unir a nossa comunidade e país, em vez de continuar este debate interminável sobre a União Europeia e o Brexit”, disse Jeremy Corbyn à BBC.

O Reino Unido enfrenta eleições antecipadas a 12 de dezembro, para logo depois retomar a discussão sobre o Brexit, depois de Bruxelas ter aceitado adiar a data da saída até 31 de janeiro de 2020.

O líder da oposição não pretende tomar lados nesta luta. “O meu papel e o papel do nosso governo é garantir que o referendo é feito numa atmosfera justa”, reforçou.

Já o atual primeiro-ministro Boris Johnson disse não compreender como Corbyn poderia ser “indiferente” a uma questão tão vital. Disse ainda que a capacidade de Corbyn para negociar um acordo, se chegar ao lugar de primeiro-ministro, estaria comprometido pelo facto de ele não se importasse se o público o apoia ou não. “Não vejo como pode fazer um acordo quando será neutro ou indiferente”, frisou

A mais recente sondagem sobre as eleições antecipadas, da Survation, atribui, de acordo com o Diário de Notícias, 42% ao partido do primeiro-ministro Boris Johnson, 28% aos trabalhistas de Jeremy Corbyn e 13% aos liberais-democratas de Jo Swinson.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.