O cor-de-rosa não existe

2

ZAP // Dall-E-2

Rosa passou a ser uma cor mais frequente, ao longo dos últimos tempos. Mas a Física não vai na conversa.

A nova versão de Barbie convenceu milhões de seguidores de cinema, bateu recordes, encheu salas, mas não convenceu toda a gente.

Há poucos dias não convenceu o júri dos Globos de Ouro: o filme aparecia como favorito, com nove nomeações, mas ficou apenas com duas estatuetas, nenhuma delas de grande destaque.

E também não convence… os físicos.

Barbie trouxe para a ribalta, não só Margot Robbie (que já não precisava de tanta publicidade, dada a sua carreira), mas também o cor-de-rosa.

2023 foi um ano rosa. Surgiu uma espécie de “onda rosa” em diversos países, em inúmeros contextos.

No entanto, para o eletromagnetismo, a parte da Física que estuda a eletricidade e o magnetismo, a cor rosa nem existe.

O portal Deutsche Welle lembra que os físicos defendem que não há, no espectro da luz visível, um comprimento de onda associado aos tons rosados.

Para a física, o cor-de-rosa não existe.

Nós só conseguimos perceber resultados das ondas electromagnéticas que formam a luz visível; essas são as cores que vemos.

A luz branca do sol é uma combinação de todas as cores. Quando se decompõe, como num arco-íris, aparece a gama cromática.

A físico-química ensina-nos que os objectos reflectem certos comprimentos de onda, que os olhos captam e o cérebro interpreta como cores.

Esse espectro visível engloba uma faixa bem reduzida de frequências: ondas de 700 nanómetros no extremo inferior (vermelho) – e abaixo está o infravermelho, micro-ondas e ondas de rádio; e 400 nanómetros no extremo superior de energia (violeta) – acima está o ultravioleta, raios X e gama.

Nessa “viagem” nunca aparece o rosa, qualquer tom de rosado. O que percebemos, e o que o cérebro interpreta como cor-de-rosa, é na verdade uma combinação de vermelho e azul puro.

Claro que a percepção do ser humano comum não quer saber de questões da física. O rosa não existe no espectro electromagnético mas, para o olho da pessoa, existe.

E lembremos que o preto e o branco também são percepções criadas pela combinação de cores.

ZAP //

2 Comments

  1. O artigo contém erros de linguagem: electromagnética? Não será electromagnetismo? Longitude? Não será comprimento de onda? Por favor tenham cuidado com as traduções.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.