Convívio com cães reduz risco de asma nas crianças

Crianças pequenas que têm um cão de estimação em casa têm menor probabilidade de desenvolver asma, segundo um grande estudo sueco.

A exposição a um cão no primeiro ano de vida está ligada a uma queda de 13% no risco de desenvolver asma durante a infância. A pesquisa reuniu dados de 650 mil crianças para chegar a esta conclusão.

O estudo foi divulgado na publicação médica JAMA Pediatrics. E baseia-se na ideia de que os animais de estimação podem ajudar o sistema imunológico e evitar alergias.

Porém ainda é necessário aprofundar a investigação, já que os estudos mais antigos que foram analisados mostram resultados conflituosos.

Além disso, comprar um cão para uma criança que é alérgica a cães não é uma boa ideia, segundo os investigadores.

O melhor amigo do homem?

Os animais são uma causa comum de alergias. Metade das crianças que têm asma são alérgicas a gatos e 40% a cães, de acordo com a ONG Allergy UK.

Os animais lambem-se para se limparem, e durante este processo, as células da pele cobertas de saliva, caspa e pêlos soltos são eliminadas. Algumas pessoas acabam por desenvolver alergia a esta caspa animal.

Mas as descobertas deste último estudo sugerem que a exposição à caspa na infância pode ser benéfica.

Crianças que cresceram com um cão em casa tinham menos possibilidades de ter asma aos sete anos do que crianças que não tiveram esse contacto. Viver numa quinta em contacto com muitos animais parece dar ainda mais protecção, diminuindo o risco de asma em 50%.

“Os nossos resultados confirmaram o ‘efeito da quinta‘ e também vimos que as crianças que cresceram com cães tinham 15% menos asma do que as crianças sem cães”, disse a cientista Tove Fall, da Universidade Uppsala, na Suécia, à BBC.

Fall acrescentou que estes resultados estão de acordo com a hipótese da higiene, segundo a qual a exposição à poeira e à sujeira melhora a nossa tolerância a agentes alergénicos.

“Estas informações são importantes para pais que estão à espera de um bebé ou que planeiam ter um. Não precisam de se preocupar por terem um cão, se quiserem”.

“Mas se tiver uma criança que já é alérgica, não deve arranjar um cão para tentar curar o seu filho, porque não vai funcionar e provavelmente vai agravar a alergia”, explica Fall.

Se vive com animais, há algumas coisas que pode fazer para diminuir os riscos de uma reacção alérgica, segundo a Asthma UK:

  • Tente manter os animais fora do seu quarto e, quando possível, também das áreas de convívio;
  • Banhos regulares a gatos e cães podem ajudar;
  • Pode tentar usar filtros de ar e um aspirador eficiente. Isto pode ser útil para pessoas com alergia a gatos, mas não há provas claras de que realmente traga benefícios;
  • Nenhuma raça de cães é à prova de alergias porque todos eles soltam caspa.

“Alguns estudos falam sobre o assunto, mas não um estudo longitudinal com tantas crianças. Desse ponto de vista, este é um estudo poderoso e é muito bem-vindo”, disse Amena Warner, da Allergy UK.

Contudo, a organização diz que é preciso fazer mais pesquisas na área para que realmente se transforme em conselhos práticos para pais de crianças pequenas.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …