Convívio com cães reduz risco de asma nas crianças

Crianças pequenas que têm um cão de estimação em casa têm menor probabilidade de desenvolver asma, segundo um grande estudo sueco.

A exposição a um cão no primeiro ano de vida está ligada a uma queda de 13% no risco de desenvolver asma durante a infância. A pesquisa reuniu dados de 650 mil crianças para chegar a esta conclusão.

O estudo foi divulgado na publicação médica JAMA Pediatrics. E baseia-se na ideia de que os animais de estimação podem ajudar o sistema imunológico e evitar alergias.

Porém ainda é necessário aprofundar a investigação, já que os estudos mais antigos que foram analisados mostram resultados conflituosos.

Além disso, comprar um cão para uma criança que é alérgica a cães não é uma boa ideia, segundo os investigadores.

O melhor amigo do homem?

Os animais são uma causa comum de alergias. Metade das crianças que têm asma são alérgicas a gatos e 40% a cães, de acordo com a ONG Allergy UK.

Os animais lambem-se para se limparem, e durante este processo, as células da pele cobertas de saliva, caspa e pêlos soltos são eliminadas. Algumas pessoas acabam por desenvolver alergia a esta caspa animal.

Mas as descobertas deste último estudo sugerem que a exposição à caspa na infância pode ser benéfica.

Crianças que cresceram com um cão em casa tinham menos possibilidades de ter asma aos sete anos do que crianças que não tiveram esse contacto. Viver numa quinta em contacto com muitos animais parece dar ainda mais protecção, diminuindo o risco de asma em 50%.

“Os nossos resultados confirmaram o ‘efeito da quinta‘ e também vimos que as crianças que cresceram com cães tinham 15% menos asma do que as crianças sem cães”, disse a cientista Tove Fall, da Universidade Uppsala, na Suécia, à BBC.

Fall acrescentou que estes resultados estão de acordo com a hipótese da higiene, segundo a qual a exposição à poeira e à sujeira melhora a nossa tolerância a agentes alergénicos.

“Estas informações são importantes para pais que estão à espera de um bebé ou que planeiam ter um. Não precisam de se preocupar por terem um cão, se quiserem”.

“Mas se tiver uma criança que já é alérgica, não deve arranjar um cão para tentar curar o seu filho, porque não vai funcionar e provavelmente vai agravar a alergia”, explica Fall.

Se vive com animais, há algumas coisas que pode fazer para diminuir os riscos de uma reacção alérgica, segundo a Asthma UK:

  • Tente manter os animais fora do seu quarto e, quando possível, também das áreas de convívio;
  • Banhos regulares a gatos e cães podem ajudar;
  • Pode tentar usar filtros de ar e um aspirador eficiente. Isto pode ser útil para pessoas com alergia a gatos, mas não há provas claras de que realmente traga benefícios;
  • Nenhuma raça de cães é à prova de alergias porque todos eles soltam caspa.

“Alguns estudos falam sobre o assunto, mas não um estudo longitudinal com tantas crianças. Desse ponto de vista, este é um estudo poderoso e é muito bem-vindo”, disse Amena Warner, da Allergy UK.

Contudo, a organização diz que é preciso fazer mais pesquisas na área para que realmente se transforme em conselhos práticos para pais de crianças pequenas.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros. De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização …