Convívio com cães reduz risco de asma nas crianças

Crianças pequenas que têm um cão de estimação em casa têm menor probabilidade de desenvolver asma, segundo um grande estudo sueco.

A exposição a um cão no primeiro ano de vida está ligada a uma queda de 13% no risco de desenvolver asma durante a infância. A pesquisa reuniu dados de 650 mil crianças para chegar a esta conclusão.

O estudo foi divulgado na publicação médica JAMA Pediatrics. E baseia-se na ideia de que os animais de estimação podem ajudar o sistema imunológico e evitar alergias.

Porém ainda é necessário aprofundar a investigação, já que os estudos mais antigos que foram analisados mostram resultados conflituosos.

Além disso, comprar um cão para uma criança que é alérgica a cães não é uma boa ideia, segundo os investigadores.

O melhor amigo do homem?

Os animais são uma causa comum de alergias. Metade das crianças que têm asma são alérgicas a gatos e 40% a cães, de acordo com a ONG Allergy UK.

Os animais lambem-se para se limparem, e durante este processo, as células da pele cobertas de saliva, caspa e pêlos soltos são eliminadas. Algumas pessoas acabam por desenvolver alergia a esta caspa animal.

Mas as descobertas deste último estudo sugerem que a exposição à caspa na infância pode ser benéfica.

Crianças que cresceram com um cão em casa tinham menos possibilidades de ter asma aos sete anos do que crianças que não tiveram esse contacto. Viver numa quinta em contacto com muitos animais parece dar ainda mais protecção, diminuindo o risco de asma em 50%.

“Os nossos resultados confirmaram o ‘efeito da quinta‘ e também vimos que as crianças que cresceram com cães tinham 15% menos asma do que as crianças sem cães”, disse a cientista Tove Fall, da Universidade Uppsala, na Suécia, à BBC.

Fall acrescentou que estes resultados estão de acordo com a hipótese da higiene, segundo a qual a exposição à poeira e à sujeira melhora a nossa tolerância a agentes alergénicos.

“Estas informações são importantes para pais que estão à espera de um bebé ou que planeiam ter um. Não precisam de se preocupar por terem um cão, se quiserem”.

“Mas se tiver uma criança que já é alérgica, não deve arranjar um cão para tentar curar o seu filho, porque não vai funcionar e provavelmente vai agravar a alergia”, explica Fall.

Se vive com animais, há algumas coisas que pode fazer para diminuir os riscos de uma reacção alérgica, segundo a Asthma UK:

  • Tente manter os animais fora do seu quarto e, quando possível, também das áreas de convívio;
  • Banhos regulares a gatos e cães podem ajudar;
  • Pode tentar usar filtros de ar e um aspirador eficiente. Isto pode ser útil para pessoas com alergia a gatos, mas não há provas claras de que realmente traga benefícios;
  • Nenhuma raça de cães é à prova de alergias porque todos eles soltam caspa.

“Alguns estudos falam sobre o assunto, mas não um estudo longitudinal com tantas crianças. Desse ponto de vista, este é um estudo poderoso e é muito bem-vindo”, disse Amena Warner, da Allergy UK.

Contudo, a organização diz que é preciso fazer mais pesquisas na área para que realmente se transforme em conselhos práticos para pais de crianças pequenas.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …

EUA. Explosão em refinaria levanta questões sobre utilização de produtos químicos letais

Na madrugada de 21 de junho, explosões na refinaria Philadelphia Energy Solutions, no sul da Filadélfia, Estados Unidos (EUA), sacudiram as casas, enviaram bolas de fogo para o ar e acordaram os moradores próximos. Este …

Irão anuncia reunião extraordinária para salvar acordo de Viena

Uma nova reunião extraordinária para tentar salvar o acordo sobre o programa nuclear iraniano vai realizar-se em Viena no domingo, anunciou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão. De acordo com o comunicado do …

PS aprova listas de candidatos a deputados. Braga ainda em aberto

A Comissão Política Nacional do PS aprova nesta terça-feira as listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, num processo em termos globais pacífico internamente. Em Braga, há nomes em aberto. O processo para a …

Morreu Li Peng, o antigo primeiro-ministro chinês que pôs fim aos protestos de Tiananmen

O antigo primeiro-ministro chinês, Li Peng, morreu esta segunda-feira, avançou a agência estatal Xinhua. Aos 91 anos, o político que liderou a "ala dura" do Governo durante os protestos de Tiananmen, em 1989, faleceu de …

Kim Jong-un inspeciona novo submarino em contexto de impasse com EUA

O submarino vai ser lançado no mar do Leste, confirmou a agência de notícias norte-coreana. Não há informações sobre o sistema de armas que o submarino continha ou onde e quando a inspeção ocorreu. O líder …