Convívio com cães reduz risco de asma nas crianças

Crianças pequenas que têm um cão de estimação em casa têm menor probabilidade de desenvolver asma, segundo um grande estudo sueco.

A exposição a um cão no primeiro ano de vida está ligada a uma queda de 13% no risco de desenvolver asma durante a infância. A pesquisa reuniu dados de 650 mil crianças para chegar a esta conclusão.

O estudo foi divulgado na publicação médica JAMA Pediatrics. E baseia-se na ideia de que os animais de estimação podem ajudar o sistema imunológico e evitar alergias.

Porém ainda é necessário aprofundar a investigação, já que os estudos mais antigos que foram analisados mostram resultados conflituosos.

Além disso, comprar um cão para uma criança que é alérgica a cães não é uma boa ideia, segundo os investigadores.

O melhor amigo do homem?

Os animais são uma causa comum de alergias. Metade das crianças que têm asma são alérgicas a gatos e 40% a cães, de acordo com a ONG Allergy UK.

Os animais lambem-se para se limparem, e durante este processo, as células da pele cobertas de saliva, caspa e pêlos soltos são eliminadas. Algumas pessoas acabam por desenvolver alergia a esta caspa animal.

Mas as descobertas deste último estudo sugerem que a exposição à caspa na infância pode ser benéfica.

Crianças que cresceram com um cão em casa tinham menos possibilidades de ter asma aos sete anos do que crianças que não tiveram esse contacto. Viver numa quinta em contacto com muitos animais parece dar ainda mais protecção, diminuindo o risco de asma em 50%.

“Os nossos resultados confirmaram o ‘efeito da quinta‘ e também vimos que as crianças que cresceram com cães tinham 15% menos asma do que as crianças sem cães”, disse a cientista Tove Fall, da Universidade Uppsala, na Suécia, à BBC.

Fall acrescentou que estes resultados estão de acordo com a hipótese da higiene, segundo a qual a exposição à poeira e à sujeira melhora a nossa tolerância a agentes alergénicos.

“Estas informações são importantes para pais que estão à espera de um bebé ou que planeiam ter um. Não precisam de se preocupar por terem um cão, se quiserem”.

“Mas se tiver uma criança que já é alérgica, não deve arranjar um cão para tentar curar o seu filho, porque não vai funcionar e provavelmente vai agravar a alergia”, explica Fall.

Se vive com animais, há algumas coisas que pode fazer para diminuir os riscos de uma reacção alérgica, segundo a Asthma UK:

  • Tente manter os animais fora do seu quarto e, quando possível, também das áreas de convívio;
  • Banhos regulares a gatos e cães podem ajudar;
  • Pode tentar usar filtros de ar e um aspirador eficiente. Isto pode ser útil para pessoas com alergia a gatos, mas não há provas claras de que realmente traga benefícios;
  • Nenhuma raça de cães é à prova de alergias porque todos eles soltam caspa.

“Alguns estudos falam sobre o assunto, mas não um estudo longitudinal com tantas crianças. Desse ponto de vista, este é um estudo poderoso e é muito bem-vindo”, disse Amena Warner, da Allergy UK.

Contudo, a organização diz que é preciso fazer mais pesquisas na área para que realmente se transforme em conselhos práticos para pais de crianças pequenas.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …