Descoberto convento de uma princesa (e santa) da Era Viking

Arqueólogos e cidadãos desenterraram o que pode ser o mosteiro da princesa Aebbe, que nasceu pagã, mas depois espalhou o cristianismo pela costa nordeste britânica durante o século VII.

Quando a princesa cristã se tornou uma abadessa, estabeleceu o mosteiro em Coldingham, uma vila no sudeste da Escócia. Mas o mosteiro durou pouco tempo: os invasores Vikings destruíram-no em 870.

Os arqueólogos estão à procura dos restos deste mosteiro há décadas. Escavadores localizaram agora uma vala estreita e circular, que é provavelmente o vallum – a fronteira que cercava o assentamento religioso. O anúncio foi feito pelo grupo DigVentures, um grupo do Reino Unido liderado por arqueólogos e apoiado por crowdfunding.

Vallums não eram necessariamente profundas, intimidando estruturas defensivas, mas mais como um marcador simbólico para mostrar que se estava a entrar num um lugar venerado ou espiritual”, disse Maiya Pina-Dacier, chefe da DigVentures.

Fora da fronteira, a equipa de escavação fez outra descoberta surpreendente: uma pilha gigante de ossos de animais massacrados, incluindo gado, cavalos, porcos, ovelhas, cabras, aves domésticas e veados. Dados de radiocarbono dataram estes ossos de 664-864 – exatamente a época em que o mosteiro estaria em funcionamento.

“Isso é exatamente quando o mosteiro de Aebbe existia”, disse Manda Forster, gerente de programas da DigVentures. “Originalmente construída por volta de 640, diz-se que foi incendiada pouco depois da sua morte, mas foi reconstruida e prosperou até ser destruída mais uma vez por invasores viking, 200 anos depois.”

Anteriormente, outros arqueólogos procuraram o mosteiro num local no topo da falésia em Coldingham, com vista para o mar. Mas nenhum destes especialistas conseguiu encontrar provas concretas de um extenso e rico mosteiro anglo-saxão neste local.

O local recém descoberto é mais no interior perto do Priorado de Coldingham – uma casa histórica para os monges beneditinos. A DigVentures decidiu escavar lá porque este sítio tinha esboços de várias possíveis estruturas arqueológicas. Além disso, vários artefactos – incluindo fragmentos de um cinturão anglo-saxão, fragmentos de escultura e possíveis enterros cristãos primitivos – tinham sido encontrados lá.

“Faz sentido que o mosteiro beneditino posterior tenha sido construído no local do seu antecessor anglo-saxão”, disse Forster. Até agora, as escavações indicam que os restos do mosteiros de Aebbe estão localizados debaixo do Priorado de Coldingham.

“Aebbe é uma figura extraordinária – um exemplo de uma poderosa mulher anglo-saxónica que desempenhou um papel importante no estabelecimento do cristianismo na região durante o século VII”, disse Forster. “Agora que temos provas para identificar exatamente onde estava o mosteiro, podemos ajudar a trazer a sua história de volta à vida.”

Por exemplo, os cientistas sabem que a princesa, que era filha de um líder militar da Nortúmbria, fugiu com os irmãos depois de o pai ter sido morto. Eles foram para Dál Riata, um reino gaélico que era um centro do cristianismo primitivo. Pouco depois de chegarem, a família abandonou os caminhos pagãos e converteu-se.

Quando o irmão Oswald voltou para recuperar o trono da Nortúmbria em 635, Aebbe acompanhou-o, determinada a converter os súbditos ao cristianismo. Enquanto isso, Oswald criou o famoso mosteiro em Lindisfarne, que, assim como o mosteiro da irmã, foi posteriormente invadido por vikings.

 

PARTILHAR

RESPONDER

Fugitivo promete entregar-se se tiver 15.000 "gostos". Polícia dos EUA aceita

A Polícia de Connecticut, nos Estados Unidos, informou esta quarta-feira que um fugitivo com vários mandados de prisão concordou entregar-se, mas com uma condição insólita: arrecadar 15.000 "gostos" no Facebook. De acordo com a Esquadra …

Há um pequeno satélite a revolucionar o setor espacial. Chama-se CubeSat

Apesar das pequenas dimensões do CubeSat, o satélite é capaz de efeitos extraordinários que estão a revolucionar o setor espacial. Os avanços da microeletrónica das últimas décadas permitiram desenvolver sistemas espaciais eficazes, de forma mais rápida …

Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus

O treinador espanhol Pep Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus para ser o próximo treinador dos bianconeri, avança a agência italiana AGI.  De acordo com a mesma fonte, Guardiola, de 48 anos, prepara-se …

Porto quer declarar guerra às gaivotas. "É uma questão de saúde"

Vários organismos reclamam que é necessário tomar medidas para controlar o excesso de gaivotas nas zonas urbanas, que se tem tornado num problema de saúde pública. São várias as queixas na zona do Porto por incidentes …

Esta cigarra é a mais ameaçada em Portugal. Só existe em dois ou três sítios do Alentejo

A Euryphara contentei - há quem lhe chame só cigarrinha e há quem diga cigarrinha-verde - resiste apenas em alguns locais exíguos da planície alentejana. É a mais ameaçada das 13 espécies de cigarras que …

EUA anunciam ajuda de 16 mil milhões de dólares a agricultores prejudicados pela disputa comercial com a China

A administração Trump disponibilizará 16 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) para manter os agricultores à tona durante a guerra comercial entre os Estados Unidos (EUA) e a China, anunciou …

Perdeu a família e foi violada. Quase duas décadas depois, recebeu a maior indemnização de sempre na Índia

Na primavera de 2002, uma jovem de 19 anos, grávida de cinco meses, foi violada por 11 homens que lhe mataram a família. Teve que fingir-se de morta para escapar. Agora, 17 anos depois, o …

Ivo Rosa questiona legalidade de provas da ​Operação Marquês

O juiz de instrução criminal da Operação Marquês, Ivo Rosa, tem dúvidas sobre a legalidade de algumas provas recolhidas na investigação, tendo assinado um despacho que enviou para os advogados dos arguidos para se pronunciarem. Segundo …

"Desprezo" do Governo terá "consequências terríveis" no futuro, avisa Fenprof

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, argumentou que o Governo “desrespeita, desvaloriza e até chega a manifestar desprezo pelos professores”, o que terá “consequências terríveis para o futuro”, como a falta de docentes. “O que temos …

Berardo admite que se excedeu no Parlamento. "Tenho servido de bode expiatório"

O empresário José Berardo, mais conhecido por Joe Berardo, admitiu esta quinta-feira que se excedeu durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, mas disse que não tinha a …