Descoberto convento de uma princesa (e santa) da Era Viking

Arqueólogos e cidadãos desenterraram o que pode ser o mosteiro da princesa Aebbe, que nasceu pagã, mas depois espalhou o cristianismo pela costa nordeste britânica durante o século VII.

Quando a princesa cristã se tornou uma abadessa, estabeleceu o mosteiro em Coldingham, uma vila no sudeste da Escócia. Mas o mosteiro durou pouco tempo: os invasores Vikings destruíram-no em 870.

Os arqueólogos estão à procura dos restos deste mosteiro há décadas. Escavadores localizaram agora uma vala estreita e circular, que é provavelmente o vallum – a fronteira que cercava o assentamento religioso. O anúncio foi feito pelo grupo DigVentures, um grupo do Reino Unido liderado por arqueólogos e apoiado por crowdfunding.

Vallums não eram necessariamente profundas, intimidando estruturas defensivas, mas mais como um marcador simbólico para mostrar que se estava a entrar num um lugar venerado ou espiritual”, disse Maiya Pina-Dacier, chefe da DigVentures.

Fora da fronteira, a equipa de escavação fez outra descoberta surpreendente: uma pilha gigante de ossos de animais massacrados, incluindo gado, cavalos, porcos, ovelhas, cabras, aves domésticas e veados. Dados de radiocarbono dataram estes ossos de 664-864 – exatamente a época em que o mosteiro estaria em funcionamento.

“Isso é exatamente quando o mosteiro de Aebbe existia”, disse Manda Forster, gerente de programas da DigVentures. “Originalmente construída por volta de 640, diz-se que foi incendiada pouco depois da sua morte, mas foi reconstruida e prosperou até ser destruída mais uma vez por invasores viking, 200 anos depois.”

Anteriormente, outros arqueólogos procuraram o mosteiro num local no topo da falésia em Coldingham, com vista para o mar. Mas nenhum destes especialistas conseguiu encontrar provas concretas de um extenso e rico mosteiro anglo-saxão neste local.

O local recém descoberto é mais no interior perto do Priorado de Coldingham – uma casa histórica para os monges beneditinos. A DigVentures decidiu escavar lá porque este sítio tinha esboços de várias possíveis estruturas arqueológicas. Além disso, vários artefactos – incluindo fragmentos de um cinturão anglo-saxão, fragmentos de escultura e possíveis enterros cristãos primitivos – tinham sido encontrados lá.

“Faz sentido que o mosteiro beneditino posterior tenha sido construído no local do seu antecessor anglo-saxão”, disse Forster. Até agora, as escavações indicam que os restos do mosteiros de Aebbe estão localizados debaixo do Priorado de Coldingham.

“Aebbe é uma figura extraordinária – um exemplo de uma poderosa mulher anglo-saxónica que desempenhou um papel importante no estabelecimento do cristianismo na região durante o século VII”, disse Forster. “Agora que temos provas para identificar exatamente onde estava o mosteiro, podemos ajudar a trazer a sua história de volta à vida.”

Por exemplo, os cientistas sabem que a princesa, que era filha de um líder militar da Nortúmbria, fugiu com os irmãos depois de o pai ter sido morto. Eles foram para Dál Riata, um reino gaélico que era um centro do cristianismo primitivo. Pouco depois de chegarem, a família abandonou os caminhos pagãos e converteu-se.

Quando o irmão Oswald voltou para recuperar o trono da Nortúmbria em 635, Aebbe acompanhou-o, determinada a converter os súbditos ao cristianismo. Enquanto isso, Oswald criou o famoso mosteiro em Lindisfarne, que, assim como o mosteiro da irmã, foi posteriormente invadido por vikings.

 

PARTILHAR

RESPONDER

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …