Secretário de Estado dos EUA está em Lisboa para convencer Portugal a banir Huawei do 5G

ITU Pictures / Wikimedia

O vice-secretário de Estado adjunto do Departamento de Estado para a Comunicação Cibernética e Internacional e para a Política de Tecnologia de Informação, Robert Strayer

Robert Strayer apelou à cautela na escolha dos fornecedores para as infraestruturas da rede 5G e admitiu que os Estados Unidos podem reavaliar a partilha de informação com os países aliados, nomeadamente na NATO, se a opção for pela Huawei.

Robert Strayer, vice-secretário de Estado adjunto do Departamento de Estado para a Comunicação Cibernética e Internacional e para a Política de Tecnologia de Informação, está em Lisboa para defender a sua posição sobre os fornecedores elegíveis para a quinta geração.

Segundo o Expresso, os Estados Unidos querem ver a Huawei afastada das infraestruturas, por temerem que “o risco de um potencial ciberataque aumente” em plataformas de telecomunicações. Aliás, é esta a mensagem que Strayer vem transmitir às autoridades portuguesas, uma vez que Portugal tem afirmado que seguirá o que for decidido pela União Europeia.

O objetivo desta visita é sensibilizar Portugal para o facto de a quinta geração (5G) ser a infraestrutura de telecomunicações do futuro, cujo impacto ao nível da segurança é enorme. “Estamos muito preocupados. Os países têm de escolher fornecedores confiáveis.”

O governante norte-americano aponta o dedo à China, assegurando que é um país governado pelo partido comunista e que poderá “exigir” à Huawei, ou a outro fornecedor, que comprometa os níveis de segurança no acesso a informação e infraestruturas críticas que possam ir contra os países onde elas estão instaladas.

“Não há forma de mitigar estes riscos a ser optar por fornecedores confiáveis”, disse, sublinhando as virtudes dos fornecedores Nokia, Ericsson e Samsung.

“Estamos numa fase inicial do desenvolvimento da tecnologia. Os países não precisam de correr para tomar uma decisão. Estamos a encorajar os países a terem em atenção as questões de segurança, e não apenas à economia”, afirmou.

Há já um ano e meio que os Estados Unidos andam a sensibilizar os governos europeus para a necessidade de afastar a Huawei como fornecedora das infraestruturas críticas do 5G. Em Portugal, o leilão para a atribuição das licenças arranca em abril.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tentativa desenvergonhada de bulling, porque as empresas americanas não conseguem competir com as empresas chinesas neste domínio. Ficaram para trás.
    Para um país que espiou todo o mundo com o “echelon” não controlar o 5G é realmente um problema de segurança mas só para os EUA.

    • As empresas Americanas não conseguem competir? Deve ser por isso que os EUA têm a rede 5G mais rápida do mundo! Já agora, na própria notícia se lê que este senhor sugeriu a Nokia, Ericsson ou Samsung, não me consta que sejam empresas Americanas.

  2. Queriam preços baixos para serem concorrenciais a todos os níveis, entregaram o ouro ao bandido, agora sofram as consequências.
    Terá o snr. Tramp moral para exigir o que quer que seja?
    Haja seriedade.

RESPONDER

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …