Investigadores descobrem mecanismo que controla disseminação de tumor maligno no cérebro

(dr) baycrest.org

Investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência descodificaram um programa genético que controla a disseminação das células do glioblastoma, uma forma de tumor maligno no cérebro.

Dos tumores cerebrais em adultos, o glioblastoma é o “mais frequente”, com uma prevalência na população estimada em um por cada 100.000 habitantes.

Além disso, é também “aquele com pior prognóstico”, devido à capacidade que o tumor tem de invadir o tecido cerebral circundante, tornando a sua remoção por cirurgia “extremamente difícil”, podendo mesmo “invariavelmente reaparecer após cirurgia”, explica o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

De acordo com o IGC, este reaparecimento deve-se ao facto de “as células cancerosas facilmente se misturarem com as células normais do tecido envolvente, dificultando o trabalho do cirurgião quando tenta remover todo o tumor”.

Para dificultar ainda mais, o glioblastoma contém em si células ditas ‘estaminais’ do cancro, ou seja, estas têm a capacidade de originar um novo tumor, principalmente quando são “deixadas para trás”.

“A capacidade de invasão deste tipo de tumor é um assunto tão grave que muitos investigadores se dedicam a tentar compreender quais os mecanismos que permitem às células do glioblastoma invadir o tecido cerebral à sua volta”, adianta Diogo Castro, investigador que liderou a equipa que realizou o estudo, citado num comunicado do IGC.

Uma molécula que se sabia estar implicada no processo de invasão do glioblastoma chama-se Zeb1. “A Zeb1 pertence a um importante grupo de moléculas reguladoras denominadas ‘fatores de transcrição'”.

“Estes atuam dentro das células da mesma forma que um maestro conduz a sua orquestra, dizendo aos músicos quando devem começar a tocar ou deixar de o fazer. Os ‘fatores de transcrição’ fazem a mesma coisa com os genes”, explica Pedro Rosmaninho, primeiro autor deste estudo e investigador no grupo de Diogo Castro.

O investigador afirma que esta descoberta mostrou como a molécula Zeb1 “desempenha o seu papel dentro das células cancerosas quando permite que estas sejam capazes de invadir os tecidos do cérebro saudáveis à sua volta”, confirmando assim o papel crucial da molécula no glioblastoma.

Os investigadores utilizaram culturas de células criadas a partir de biópsias humanas e bases de dados que continham o perfil genético de centenas de tumores de glioblastoma, de forma a mapear no genoma humano quais os genes que são regulados pela Zeb1.

Essa experiência mostrou que “a molécula orquestra alterações importantes nas propriedades das células cancerosas, desempenhando um duplo papel, ou seja, a sua presença consegue ‘ligar’ ou ‘desligar’ simultaneamente um grande número de genes”. Isto acaba por alterar a interação entre as células cancerosas, conseguindo-se infiltrar no tecido cerebral no qual o tumor se desenvolve.

No comunicado, Diogo Castro realça a importância desta investigação. “Quanto melhor percebermos como as células do tumor de glioblastoma invadem os tecidos envolventes, mais perto estaremos de um dia encontrarmos terapias eficazes que possam interromper este processo.”

A investigação foi conduzida no Instituto Gulbenkian de Ciência em colaboração com investigadores do Edinger Institute of Neurology (na Alemanha) e da McGill University (no Canadá) e foi financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pela Deutsche Forschungsgemeinschaft (Alemanha) e pelo Canadian Institutes of Health (Canadá).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PJ faz buscas à SAD do Benfica por suspeitas de suborno a jogadores

A Polícia Judiciária do Porto está a realizar buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e nas instalações do Vitória de Setúbal, do Desportivo das Aves e do Paços de Ferreira. Segundo a notícia …

Novo Banco e BCP registam perdas de quase 700 milhões com a Ongoing

A Ongoing, empresa liderada por Nuno Vasconcellos e Rafael Mora, abriu um buraco de quase 700 milhões de euros nas contas do novo Banco e do BCP. A Ongoing criou um buraco de quase 700 milhões de …

Ex-secretário-geral da NATO Javier Solana barrado na fronteira dos EUA

Os EUA negaram a entrada no país ao ex-chefe da diplomacia da União Europeia e ex-secretário-geral da NATO Javier Solana, devido às suas viagens ao Irão, constante da lista negra norte-americana. "As normas de imigração impostas …

Lei que permite entrada de animais em restaurantes entra hoje em vigor

A lei que permite a presença de animais em restaurantes e outros estabelecimentos entra em vigor esta segunda-feira, mas a associação que representa o setor estima uma fraca adesão. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares …

Um terço das empresas não paga IRC (e sem o PEC seria pior)

Em cada dez empresas há três que não entregam qualquer imposto sobre os rendimentos. No entanto, esse número aumentaria para 65% se não fosse o PEC. Três em cada dez empresas não entregam ao Estado qualquer …

Bruno de Carvalho impede Sousa Cintra de entrar no estádio (e, afinal, já é candidato)

Bruno de Carvalho, destituído do cargo de presidente do Sporting, por decisão dos sócios na Assembleia Geral extraordinária de sábado, terá impedido Sousa Cintra, presidente designado pelo Conselho de Gestão, de entrar nas instalações da …

Empresas recusam regime de horário flexível a pais de menores de 12 anos

A lista de pareceres da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego é dominada pela questão da flexibilização de horários de trabalhadores com filhos menores de 12 anos. Este ano já foram analisados …

Mudança do Infarmed para o Porto pode aumentar produtividade e gerar poupanças

A deslocalização do Infarmed para o Porto pode melhorar a produtividade e a eficiência da instituição. Além disso, pode também gerar uma poupança de 8,4 milhões de euros ao longo dos próximos 15 anos. Segundo o …

Encontrado em Jerusalém um raro amuleto islâmico com mil anos

Uma equipa de arqueólogos que escavava uma das áreas mais antigas de Jerusalém encontrou um pequeno amuleto islâmico, único do seu tipo, com cerca de mil anos. Segundo o jornal israelita Haaretz, o pequeno amuleto encontrado …

"Super-presidente" Erdogan vence eleições presidenciais e legislativas

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reivindicou este domingo a vitória numas eleições presidenciais e legislativas renhidas, perante uma oposição determinada a impedi-lo de obter um novo mandato de cinco anos com poderes consideravelmente reforçados. "Os …