Conselho de Veteranos contraria referendo e mantém garraiada em Coimbra

O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra decidiu manter a garraiada no programa da Queimas das Fitas, contrariando o resultado do referendo.

No recente referendo realizado na Universidade de Coimbra (UC), 70,7% dos alunos que votaram responderam que não queriam continuar a ter a garraiada no programa da Queima das Fitas deste ano. Apenas 26,7% se manifestaram a favor da continuação do evento tauromáquico.

Ao Jornal de NotíciasJoão Luís Jesus, Dux Veteranorum que preside ao Conselho, afirmou que “o Conselho decidiu, por maioria, manter a garraiada“, descrevendo este resultado como surpreendente.



Apesar de ter adiantado a decisão do Conselho de Veteranos, João Luís Jesus recusou tecer mais informações, dizendo que se irá pronunciar acerca da posição do Conselho mais tarde.

Esta decisão foi tomada por 27 membros, naquele que é o órgão supremo da Sociedade Académica, retendo quer o poder executivo quer o poder legislativo.

Esta decisão contraria não só a vontade expressa no referendo como a expectativa expressa por Manuel Lourenço, secretário-geral da comissão organizadora da Queima das Fitas de Coimbra.

“Não espero, de forma alguma, que a decisão do Conselho de Veteranos seja contrária à dos estudantes, na sua história sempre estiveram ao lado da Academia”, afirmou no rescaldo do referendo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas fizeram o referendo para quê? Não estou aqui a dizer que sou contra ou a favor da gaiarrada, mas a voação era no sentido da não continuação.

RESPONDER

Como foi possível? "Inquérito urgente" à transferência de 788 mil euros para desempregado

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um "inquérito urgente" e o Governo quer …

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …

Guterres presta juramento na ONU e estabelece "prioridade mundial absoluta"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou juramento e tomou posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. António Guterres …

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …