Contra todas as probabilidades, rapaz de 14 anos vence dois cancros

DoEverYthiNgFoundation / Facebook

-

Há cerca de dois meses um adolescente britânico soube, pelos médicos, que teria apenas três dias de vida, tendo surpreendido, de repente, toda a gente com sua inesperada recuperação.

O caso de Deryn Blackwell, de 14 anos, é o único caso conhecido no mundo de uma pessoa diagnosticada com leucemia e sarcoma de células de Langerhans, um cancro raro.

O diagnóstico foi feito há três anos e, durante o tratamento, em Dezembro de 2013, o jovem contraiu outra doença que atacava o seu sistema imunológico, já debilitado pelos dois tipos de cancro.

Deryn ouviu então dos médicos que morreria antes do Ano Novo. Foi encaminhado para uma casa de repouso específica para doentes terminais, onde se preparava para o pior juntamente com a sua família.

“Ele tinha aceitado e nós tínhamos aceitado. Deryn tinha até pedido para ver o quarto onde ficavam os corpos para saber o local para onde iria quando morresse”, disse a sua mãe, Callie Blackwell, à BBC.

Perspectiva

Sabendo que não teria muito tempo de vida, o adolescente escreveu uma lista das coisas que queria fazer antes de morrer.

Deryn conheceu celebridades, andou em carros a alta velocidade e até experimentou uma bebida alcoólica pela primeira vez.

O adolescente planeou também o seu funeral e o destino que que queria dar às suas cinzas – parte seria colocada em fogos de artifício, outra parte num canhão e a terceira parte seria atirada de uma montanha na Grécia.

Contudo, inexplicavelmente, o seu corpo começou a lutar contra as infecções e produzir glóbulos vermelhos saudáveis novamente.

“Os médicos não sabem explicar nem conseguem dar-nos uma ideia do que pode acontecer nas próximas semanas”, diz Callie Blackwell.

“No início foi difícil passar da aceitação de que iria perder o meu filho e não o voltar a ver para de repente pensar que ‘na realidade, talvez o voltasse a ver’.”

O rapaz, que chegou a precisar de tomar 35 medicamentos diferentes por dia, toma agora apenas um.

Deryn saiu da casa de repouso e agora frequenta um ginásio para melhorar sua resistência física.

“É preciso colocar as coisas em perspectiva. Se uma pessoa começa a tossir e a queixar-se, tem de perceber que há outras pessoas, que como eu, estão numa situação pior e não se queixam. Então a sua tosse não é assim tão má”, disse o rapaz à BBC.

Deryn continua contudo em tratamento, na eventualidade do cancro reaparecer.

Os seus pais querem agora criar uma instituição de caridade em seu nome, na esperança de que esta seja não apenas seu legado, mas o seu projecto de vida.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Dois mortos em acidente com dois autocarros e três ligeiros em S.Mamede de Infesta

Um acidente que envolveu dois autocarros e três viaturas ligeiras provocou hoje dois mortos e seis feridos ligeiros, em São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro do …

Pela primeira vez, um médico operou um animal à distância através de rede 5G

Um clínico chinês tornou-se no primeiro a fazer uma operação de forma remota utilizando a rede 5G. A cobaia estava num laboratório a cerca de 48 quilómetros de distância do cirurgião e foi-lhe removido um …

Há uma nova ameaça nas salas de aula e chama-se Fortnite

O jogo online mais popular do mundo, com mais de 200 milhões de utilizadores registados, encanta crianças cada vez mais novas. Numa escola primária do Montijo, as aulas passaram a decorrer de forma diferente por …

Empresa portuguesa quer produzir alface em câmaras frigoríficas (e podem ser levadas para Marte)

A empresa Grow to Green promete que vai produzir alimentos indoor. É possível gastar menos 98% de água na produção de alface, o que permite cultivá-lo diretamente no supermercado, no deserto ou, quem sabe um …

May rejeita novo referendo, apresenta Plano B do Brexit e pede ajuda à oposição

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, rejeitou esta segunda-feira convocar um segundo referendo sobre o Brexit e afirmou que espera voltar a debater com a União Europeia o controverso plano de salvaguarda elaborado para …

Porto vende 35 mil francesinhas por dia (e os turistas adoram)

O Porto vende pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão daquelas sanduíches especiais a serem …

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Everest

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à …

Rede francesa de solidariedade acolhe brasileiros que queiram fugir de Bolsonaro

Solidarité Brésil é o nome da iniciativa, lançada esta sexta-feira, em Paris, que tem como objetivo ajudar estudantes, artistas ou intelectuais que se sintam ameaçados no Brasil de Jair Bolsonaro. Podem ser estudantes, investigadores, artistas, professores, …

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações …

O maior encontro religioso do mundo leva 150 milhões de pessoas à Índia

Até 04 de março, são esperados na cidade indiana Allahabad cerca de 150 milhões de peregrinos, que buscam proteção e purificação nas águas que cruzam os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati, durante aquele que é …