Contra todas as probabilidades, rapaz de 14 anos vence dois cancros

DoEverYthiNgFoundation / Facebook

-

Há cerca de dois meses um adolescente britânico soube, pelos médicos, que teria apenas três dias de vida, tendo surpreendido, de repente, toda a gente com sua inesperada recuperação.

O caso de Deryn Blackwell, de 14 anos, é o único caso conhecido no mundo de uma pessoa diagnosticada com leucemia e sarcoma de células de Langerhans, um cancro raro.

O diagnóstico foi feito há três anos e, durante o tratamento, em Dezembro de 2013, o jovem contraiu outra doença que atacava o seu sistema imunológico, já debilitado pelos dois tipos de cancro.

Deryn ouviu então dos médicos que morreria antes do Ano Novo. Foi encaminhado para uma casa de repouso específica para doentes terminais, onde se preparava para o pior juntamente com a sua família.

“Ele tinha aceitado e nós tínhamos aceitado. Deryn tinha até pedido para ver o quarto onde ficavam os corpos para saber o local para onde iria quando morresse”, disse a sua mãe, Callie Blackwell, à BBC.

Perspectiva

Sabendo que não teria muito tempo de vida, o adolescente escreveu uma lista das coisas que queria fazer antes de morrer.

Deryn conheceu celebridades, andou em carros a alta velocidade e até experimentou uma bebida alcoólica pela primeira vez.

O adolescente planeou também o seu funeral e o destino que que queria dar às suas cinzas – parte seria colocada em fogos de artifício, outra parte num canhão e a terceira parte seria atirada de uma montanha na Grécia.

Contudo, inexplicavelmente, o seu corpo começou a lutar contra as infecções e produzir glóbulos vermelhos saudáveis novamente.

“Os médicos não sabem explicar nem conseguem dar-nos uma ideia do que pode acontecer nas próximas semanas”, diz Callie Blackwell.

“No início foi difícil passar da aceitação de que iria perder o meu filho e não o voltar a ver para de repente pensar que ‘na realidade, talvez o voltasse a ver’.”

O rapaz, que chegou a precisar de tomar 35 medicamentos diferentes por dia, toma agora apenas um.

Deryn saiu da casa de repouso e agora frequenta um ginásio para melhorar sua resistência física.

“É preciso colocar as coisas em perspectiva. Se uma pessoa começa a tossir e a queixar-se, tem de perceber que há outras pessoas, que como eu, estão numa situação pior e não se queixam. Então a sua tosse não é assim tão má”, disse o rapaz à BBC.

Deryn continua contudo em tratamento, na eventualidade do cancro reaparecer.

Os seus pais querem agora criar uma instituição de caridade em seu nome, na esperança de que esta seja não apenas seu legado, mas o seu projecto de vida.

ZAP / BBC

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conforta o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves. à esquerda, o secretário de Estado da Administração Interna,  Jorge Gomes

Depois do luto, Marcelo exige explicações. Costa atira a "batata quente" à ministra

"É tempo de apurar tudo sem limites nem medos." É Marcelo Rebelo de Sousa quem o diz sobre o trágico incêndio de Pedrógão Grande que matou 64 pessoas. E António Costa "chuta a bola" para …

Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto

Greve dos vigilantes privados nos aeroportos causa filas mas sem impacto nos voos

O aeroporto de Lisboa hoje está com tempos de fila de passageiros mais elevados do que o normal devido à greve dos vigilantes privados, mas não há atrasos nem cancelamento nos voos, segundo a ANA …

Mosul, Iraque

"Líder destacado" do Estado Islâmico foi abatido em Mossul

Um "líder destacado" do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) e o seu assistente foram abatidos pela polícia iraquiana quando fugiam do oeste para o este da cidade de Mossul (norte) através do rio Tigre, informou …

-

NASA vai convidar voluntários para fazer sexo no espaço

O professor auxiliar da Universidade George Washington, Kris Lehnhardt, afirmou que as pessoas devem descobrir como se pode ter bom sexo no espaço. Isto a pensar na hipótese de a humanidade se querer reproduzir e …

Mural de Banksy em Boston

Robert, perdão, Banksy: identidade do artista mistério revelada sem querer

As suspeitas já eram fortes e a entrevista que o DJ inglês Goldie deu só as veio confirmar. O músico cometeu uma gafe e acabou por dizê-lo: parece que Banksy é mesmo Robert Del Naja, …

-

Análise de ADN antigo mostra que os gatos se domesticaram a si próprios

Um novo estudo direcionado a compreender os genes dos gatos sugere que, mesmo depois de os felinos participarem na nossa vida, o seu comportamento manteve-se praticamente inalterado durante milhares de anos. Bem ao estilo felino, os …

-

Muçulmanas obrigadas a casar, maltradas e violentadas: era uma vez, sem final feliz

Tem 15 anos e é muçulmana. Vive no Sri Lanka, onde a idade mínima legal para o casamento são os 18 anos mas, a ela, a lei que se aplica é outra: uma antiga norma …

-

Atirador canadiano abateu militante do Estado Islâmico à maior distância de sempre

Um sniper das forças especiais canadianas no Iraque bateu o recorde de distância ao eliminar um militante do Estado Islâmico a 3 540 metros de distância. O sniper canadiano eliminou o militante do grupo terrorista a …

Impressão de artista que mostra o possível aspeto da jovem e morta galáxia de disco MACS2129-1

Hubble capta disco galáctico "morto" que desafia as teorias da evolução das galáxias

Ao combinar o poder de uma "lente natural" no espaço com a capacidade do Telescópio Espacial Hubble da NASA, um grupo de astrónomos descobriu o primeiro exemplo de uma galáxia em forma de disco, compacta ainda …

-

200 crimes deram 5 penas de prisão perpétua para antigo paramilitar do Ulster

Gary Haggarty, antigo comandante da Força Voluntária do Ulster, admitiu culpa em 200 crimes - incluindo cinco homicídios - e vai cumprir cinco penas de prisão perpétua por isso. Na Irlanda do Norte, um antigo líder …