/

Um conto de fadas pode ajudar a explorar outros mundos

Alexander Zick / Wikimedia

O conto infantil Hansel e Gretel.

No conto de fadas de Hansel e Gretel, os dois irmãos atiram migalhas de pão para o chão enquanto caminhavam pela floresta, de forma a não se perderem.

Este episódio da famosa história infantil pode agora servir de inspiração para os rovers, que podem um dia usar um truque semelhante para explorar outros mundos sem perder os seus dados.

Se um rover perder permanentemente a comunicação durante uma missão, todas as informações que recolheu são perdidas.

Como alternativa, investigadores sugerem usar um chamado sistema mutli-rover, em que um rover mais pequeno apanha boleia de um rover principal. O mini-rover seria usado para explorar qualquer território mais incerto, deixando para trás sensores, como uma espécie de migalhas de pão, explica a Science News.

Os sensores comunicariam uns com os outros através de uma rede sem fios e todos os dados seriam enviados de volta para o rover principal. O estudo foi publicado em fevereiro na revista científica Advances in Space Research.

A tecnologia também pode ser útil na Terra, especialmente após um desastre natural, como um terramoto.

John Fowler / Wikimedia; Mark Tarbell and Wolfgang Fink / University of Arizona

Rovers autónomos poderão um dia lançar sensores em terrenos difíceis para explorar novos mundos

“Usamos os sensores para que os dados encontrem o seu caminho em termos de comunicação da caverna para o rover mãe”, diz o autor principal do estudo, Wolfgang Fink.

A lenda do Labirinto de Creta, usado para prender o Minotauro, também conta com um truque semelhante. Antes de entrar no labirinto, Teseu usou um novelo de linha para que pudesse desenrolar o fio à medida que avançava. Desta forma, Teseu conseguiu encontrar o seu caminho de volta e derrotar o Minotauro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.