“Apagaram um continente”. Ativista do Uganda foi cortada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa da imagem que publicou.

Na fotografia original, Vanessa Nakate aparece do lado esquerdo de outras quatro ativistas pelo clima, estando no meio a sueca Greta Thunberg, que está na origem de um movimento mundial de estudantes, que se uniram numa greve climática para pressionar a ação dos Governos em defesa do clima.

Em resposta, David Ake, diretor de fotografia da AP, garante que o corte “foi feito por um mero critério de composição”. “O fotógrafo cortou [Vanessa] da fotografia porque pensou que o edifício que se via ao fundo era uma distração”. Em frente a esse edifício estava Vanessa Nakate.

Já a editora executiva da AP, Sally Buzbee, lamentou o incidente. “Lamentamos termos publicado a fotografia esta manhã [sexta-feira] que cortou a ativista do Uganda, Vanessa Nakate, a única pessoa de cor na fotografia. Como uma organização noticiosa, preocupamo-nos profundamente em representar com exatidão o mundo que cobrimos”, disse.

A AP já substituiu a fotografia pela original, mas a nova imagem não faz referência à alteração nem justifica o corte da fotografia antiga.

Num vídeo com cerca de 10 minutos, a ativista critica a decisão inicial da AP. “A minha mensagem foi deixada de fora. E a minha fotografia também. Excluir as nossas vozes é inútil. Excluir as nossas histórias não mudará a situação”, apontou ainda. “Não merecemos isto. África é o continente que menos carbono emite, mas é o mais afetado pela crise climática”, afirmou.

Assim como Greta, Nakate também esteve em protesto solitário durante meses em frente ao parlamento de Uganda e tornou-se líder no movimento Juventude pela África do Futuro.

Também Greta Thunberg veio em defesa da ativista africana, considerando que a escolha editorial foi “totalmente inaceitável”. “Esta sexta-feira, cinco representantes do movimento Fridays for Future participaram numa conferência em Davos. Uma agência de notícias optou por editar a imagem como se mostra acima, cortando Vanessa Nakate da fotografia. Isto é totalmente inaceitável de várias formas. Como a própria Vanessa disse: ‘Simplesmente não se apaga uma fotografia. Apagaram um continente’”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.