“Apagaram um continente”. Ativista do Uganda foi cortada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa da imagem que publicou.

Na fotografia original, Vanessa Nakate aparece do lado esquerdo de outras quatro ativistas pelo clima, estando no meio a sueca Greta Thunberg, que está na origem de um movimento mundial de estudantes, que se uniram numa greve climática para pressionar a ação dos Governos em defesa do clima.

Em resposta, David Ake, diretor de fotografia da AP, garante que o corte “foi feito por um mero critério de composição”. “O fotógrafo cortou [Vanessa] da fotografia porque pensou que o edifício que se via ao fundo era uma distração”. Em frente a esse edifício estava Vanessa Nakate.

Já a editora executiva da AP, Sally Buzbee, lamentou o incidente. “Lamentamos termos publicado a fotografia esta manhã [sexta-feira] que cortou a ativista do Uganda, Vanessa Nakate, a única pessoa de cor na fotografia. Como uma organização noticiosa, preocupamo-nos profundamente em representar com exatidão o mundo que cobrimos”, disse.

A AP já substituiu a fotografia pela original, mas a nova imagem não faz referência à alteração nem justifica o corte da fotografia antiga.

Num vídeo com cerca de 10 minutos, a ativista critica a decisão inicial da AP. “A minha mensagem foi deixada de fora. E a minha fotografia também. Excluir as nossas vozes é inútil. Excluir as nossas histórias não mudará a situação”, apontou ainda. “Não merecemos isto. África é o continente que menos carbono emite, mas é o mais afetado pela crise climática”, afirmou.

Assim como Greta, Nakate também esteve em protesto solitário durante meses em frente ao parlamento de Uganda e tornou-se líder no movimento Juventude pela África do Futuro.

Também Greta Thunberg veio em defesa da ativista africana, considerando que a escolha editorial foi “totalmente inaceitável”. “Esta sexta-feira, cinco representantes do movimento Fridays for Future participaram numa conferência em Davos. Uma agência de notícias optou por editar a imagem como se mostra acima, cortando Vanessa Nakate da fotografia. Isto é totalmente inaceitável de várias formas. Como a própria Vanessa disse: ‘Simplesmente não se apaga uma fotografia. Apagaram um continente’”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Madjer diz adeus ao futebol de praia

O internacional português, eleito cinco vezes melhor jogador mundial de futebol de praia, anunciou, esta quinta-feira, o fim de carreira e prepara-se para assumir o cargo de coordenador para a modalidade da Federação Portuguesa de …

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 127 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …