Continental admite que fez parte da “máquina de guerra” de Hitler. Explorou trabalhadores forçados “até à morte”

A empresa alemã Continental AG admitiu esta semana que contribuiu para a “máquina de guerra” de Adolf Hitler, tendo para isso utilizado cerca de 10.000 trabalhadores forçados, alguns dos quais explorados até “à exaustão e morte”.

O estudo, encomendado pela própria empresa do setor automóvel, foi levada a cabo pelo historiador Paul Erker, que investigou a papel da Continental durante o regime nazi na Segunda Guerra Mundial, conta a revista norte-americana Forbes.

“Encomendamos o estudo para ter mais certezas do que nunca sobre o capítulo mais sombrio da história da nossa empresa”, disse o CEO da Continental, Elmar Degenhart.

Citado em comunicado, Degenhart sublinhou que este estudo é uma oportunidade para melhor entender a identidade da empresa e projetar um futuro melhor para as pessoas.

O estudo, que culminou num livro com mais de 800 páginas, mostrou que “a Continental era uma parte importante da máquina de guerra de Hitler“, continuou Degenhart.

De acordo com a publicação, a Continental produziu, entre 1933 e 1945, uma variedade de componentes de produtos de consumo e armamento de que o regime nazi precisava, como pneus, tubos para sistemas de travões dos tanques, elementos para aeronaves e para o míssil teleguiado Fieseler Fi 103 (V1), bem como solas de sapatos.

A Continental, à época a maior produtora de materiais de borracha do mundo, produzia também máscaras de gás, tendo sido uma fornecedora vital para o exército de Hitler.

Para fabricar ou testar estes produtos, a empresa usou 10.000 trabalhadores forçados.

“Nos últimos anos de guerra, foram prisioneiros de campos de concentração (…) Era utilizados, por exemplo, na produção de máscaras de gás ou na transferência da produção para o subsolo”, detalha a Continental na mesma nota.

O historiador responsável pelo estudo recordou ainda que a empresa se aproveitou da mão-de-obra dos prisioneiros do campo de concentração de Sachsenhausen (Alemanha), que eram obrigados a caminhar ou a correr dezenas de quilómetros para testar os sapatos.

Alguns deles, frisou, foram “explorados e maltratados” até “à exaustão e à morte”.

Degenhart afirmou que as condições de vida e trabalho destas pessoas eram “desumanas”.

O responsável do Recursos Humanos da Continental acrescentou ainda, citado na mesma nota, que a cultura da empresa foi “deformada não apenas por fora, mas também por dentro”, reiterando ainda que  esta situação mostra que as culturas corporativas podem mudar “rapidamente sob a pressão de regimes políticos e influências sociais opostas.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sim e pelos vistos, boa parte das pessoas mais explorados nas sociedades, são os adeptos mais fieis deste tipo de extremismo.

  2. Vivemos numa época de ciência espacial que condena atos terroristas e crimes de guerra, embora nunca ficamos alheios ao passado que danificou a imagem humana ao longo dos anos…

  3. Ser humano nao entendeu o seu papel na terra. As grandes empresas beneficiaram a grande com guerra as do regime claro. Quando guerra terminou foi dominar de mercados e areas de servicos e produtos como nunca visto…. o sucesso nao chega do ceu, ou herdou ou roubou ou saio sorte grande. Algumas figuras publicas benficiaram claramente com sistemas pos guerra e ecos disso ‘e o que acontece hoje na europa….muitos pensam muito no passado arrastando dominios, dominando sistemas, impondo doutrinas subtiz de hitlarianas mas que ignoramos, ninguem esta para chatear-se com isso, mas eles beneficiam a grande com a nossa indifrenca. Assim aparecem a distursoes da realidade de todos nos….voces ‘e marioneta e nao sabe muito bem quem mundo anda….
    Maior erro da malta que desvia e rouba ao povo ‘e que estao arruinar sociedade, estao mudar a forma como se vive a vida e como se sobrevive…. ruinando tambem futuro da novas geracoes e do progresso do pais… incluindo arruinado o futuro das suas futuros descendentes a isto se chama ignorancia, como combater?????

RESPONDER

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …