Contas bancárias com comissão máxima de 4,38 euros dispararam

No final do ano passado, já eram mais de cem mil os clientes bancários que detinham contas de serviços mínimos bancários (SMB).

Dados publicados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP) revelam que os portugueses são cada vez mais adeptos de contas bancárias low cost. No final de 2019, existiam 103.628 contas de serviços mínimos bancários, o que representa um crescimento de 75,1% face a 2018 e de 31,6% relativamente ao primeiro semestre de 2019.

As conta bancárias low cost deram o primeiro passo em 2014 e têm vindo a aumentar desde então. O crescimento mais acelerado deu-se em 2019, um ano marcado pelo aumento generalizado das comissões cobradas pelos bancos nacionais, nota o Jornal de Negócios.

De acordo com os dados do BdP, só no ano passado foram abertas 47.587 contas de serviços mínimos bancários, “das quais 80,4% resultaram da conversão de uma conta de depósito à ordem existente na instituição de crédito (59,6% em 2018)”.

Em comunicado, o Banco de Portugal explica que, pelos serviços mínimos bancários, as instituições de crédito não podem cobrar, por ano, mais de 1% do indexante dos apoios sociais. Por esse motivo, as comissões estão limitadas a 4,38 euros por ano.

“Se tem apenas uma conta à ordem, pode, sem qualquer custo, converter essa conta numa conta de serviços mínimos bancários. Se quiser manter a conta na mesma instituição de crédito, a conversão é direta”, explica na nota.

O titular da conta de serviços mínimos bancários tem direito a um cartão de débito e a movimentar a conta através de caixas automáticos na União Europeia, através do homebanking e aos balcões da instituição.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.