/

Encontradas contas da era renascentista no Alasca. Viajaram para a América muito antes de Colombo

7

M. L. Kunz et al., 2021 / Jornal American Antiquity

Contas de vidro de diferentes tons de azul encontradas no norte do Alasca

Os cientistas acreditam que as contas de vidro venezianas encontradas no Alasca datam de um período anterior à chegada de Cristóvão Colombo à América.

Poderá ser preciso reescrever os livros de História. As contas de vidro venezianas da era renascentista, descobertas em vários sítios arqueológicos no Alasca, sugerem que são anteriores à chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492.

Estas missangas azuladas são, assim, as primeiras mercadorias europeias conhecidas nas Américas, o que significa que os indígenas norte-americanos tiveram contacto com pessoas que já tinham estado em Itália ou que negociaram muito antes de Colombo aparecer.

De acordo com o IFL Science, as peças encontradas em Punyik Point, um conhecido sítio arqueológico localizado nas antigas rotas comerciais entre o oceano Ártico e o mar de Bering, datam aproximadamente de 1440 a 1480, ou seja, décadas antes da famosa viagem de Colombo.

Em comunicado, Michael Kunz, do University of Alaska Museum of the North, e Robin Mills, do Bureau of Land Management, sugerem que a descoberta põe em causa a cronologia atualmente aceite da presença de artigos coloniais europeus na América.

Os investigadores afirmam que a única rota possível seria a da Europa ao noroeste do Alasca, também conhecida como rota da Eurásia, ao longo da Rota da Seda em direção à China, passando pela Sibéria e pelo estreito de Bering, já que não existia a rota transatlântica naquela altura.

Em relação às contas, os cientistas explicam que a fabricação do vidro europeu teve origem em Veneza por volta de 700 d.C., sendo que as primeiras menções a este tipo de material na cidade italiana datam de 1268 d.C.

A maioria dos cientistas “concorda que qualquer conta desenhada [do tipo analisado no estudo] produzida na Europa do século XV foi feita em Veneza“. O artigo científico com os resultados foi publicado recentemente na American Antiquity.

Liliana Malainho, ZAP //

7 Comments

  1. Pelo que entendi, o que é garantido é que as contas encontradas são anteriores à viagem de Colombo.
    Como as múmias e artefactos egípcios que podem ser encontrados nos museus da América do Norte, são anteriores à viagem de Colombo, mas alguém os levou para lá.
    Poderá ter acontecido o mesmo com estas contas.
    Ou será que falta alguma informação importante nesta notícia?

  2. Obviamente foi o Colombo que as levou para servirem de troca com os indígenas! Aliás, tudo o que levavam para trocarem com os indígenas caso encontrassem alguns, era anterior à data da descoberta desses indígenas.
    Reescrevam lá os livros de História…

  3. Como se os europeus não pudessem ter levado isto para a América como um objecto vintage. Foi feito antes e levado para lá depois. É uma conclusão tão válida como a de esta teoria. E bem menos complicada.

    • Inicialmente também pensei isso, mas, lendo o artigo original da IFL Science, percebi que o Carbono-14 data a presença das contas em solo norte-americano para anos anteriores às viagens de Colombo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.