Na terceira semana de julho contam-se cisnes no rio Tamisa (e é um assunto real)

Há vários séculos que contar cisnes no rio Tamisa é um assunto sério e real. Swan upping é o nome desta tradição que conta com a participação da coroa britânica.

A tradição manda: na terceira semana de julho contam-se os cisnes no rio Tamisa, em Londres. A tradição remonta ao século XII, altura em que estes animais eram sinónimo de nutritiva carne em tempos de grande escassez.

Desde segunda-feira que se tem realizado esta espécie de cerimónia com contornos reais. O processo passa por retirar da água, medir e contar a totalidades dos cisnes que, tecnicamente, são propriedade da rainha Isabel II.

Segundo o Observador, os oficiais incumbidos desta missão surgem vestidos com trajes encarnados e ornamentos dourados. Os responsáveis por se fazer cumprir a tradição sobem a bordo de embarcações que auxiliam na tarefa de resgatar os cisnes do rio e, assim, proceder à medição.

Se outrora os cisnes eram, para muitos, uma autêntica iguaria, nomeadamente nos banquetes reais, agora a conservação desta espécie está na ordem do dia no Reino Unido, sendo o seu consumo proibido em solo britânico.

David Barber, um dos homens ao leme, descreveu esta tradição à Reuters. “Retiramos toda a família da água, levamos os cisnes para as margens, pesamo-los, medimo-los e avaliamos se têm alguma lesão. É uma população de cisnes que mudou muito pouco desde meados do século XVIII”, contou.

O ritual remonta ao século XII, quando a coroa reclamou a propriedade deste animais. A cerimónia arrancou esta segunda-feira e dura cinco dias.

De acordo com o diário, o ponto de partida é Sunbury, na zona oeste da capital britânica, e termina em Abingdon Bridge, no Oxfordshire, esta sexta-feira. O programa completo está disponível online.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chumbados projetos de lei para proteger vítimas de violência doméstica

Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão. Os projetos de lei do …

Ferro repreende Ventura no Parlamento. Deputado pede audiência urgente a Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, fez esta quinta-feira uma advertência ao deputado do Chega por utilizar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso” nas suas intervenções no parlamento. André Ventura intervinha no …

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …