Consumidores de água, luz e gás podem reclamar 18 milhões de euros

gotreadgo / Flickr

Em Portugal, entre 70 e 80 por cento da água é gasta com chuveiros e autoclismos.

Ainda não foram pagos cerca de 18 milhões de euros de cauções relativas aos serviços de electricidade, água e gás. Os consumidores podem reclamar a verba devida até ao fim do ano.

Estão em causa 17,96 milhões de euros relativos a cauções pagas antes de 1999, conforme dados apurados pelo jornal Público junto da Direcção-geral do Consumidor (DGC).

O prazo para reclamar estes valores foi alargado até Dezembro de 2015, através de um diploma que entrou em vigor em Janeiro passado. Nesse mesmo documento, determinava-se que as empresas prestadoras de serviços e as autarquias estão obrigadas a publicar na Internet a lista de consumidores com direito a devolução. E foi isso que aconteceu nesta segunda-feira.

Os consumidores podem também informar-se sobre o assunto nos espaços de atendimento das empresas de electricidade, água e gás.

A verba das cauções está guardada no Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, que foi criado em 2008, conforme atesta o Público, frisando que inclui actualmente um pecúlio de 19,3 milhões de euros. “Cerca de 1,3 milhões dizem respeito a “juros brutos obtidos, desde a criação do fundo, através de aplicações financeiras”, que vão sendo reinvestidos”, escreve o jornal, citando esclarecimentos da DGC.

Se não sabe ou não tem a certeza, pode verificar se é um dos consumidores que pode reclamar a indemnização destas cauções:

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Atrizes de "Smallville" envolvidas em seita de tráfico sexual. "Chloe" detida

Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva "Smallville", foi detida e acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm. Allison Mack, de 35 anos, atriz da série "Smallville", deverá comparecer em …

Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre França e Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas que lhe …

Cientistas criam implante vaginal que promete proteger as mulheres do VIH

O novo dispositivo desenvolvido por cientistas na Universidade de Waterloo, no Canadá, faz com que o número de células do VIH que se fixam no trato genital feminino diminua. Já há um implante que protege as …

Mais de 20 mortos em protestos na Nicarágua

Mais de duas de dezenas de pessoas, entre as quais um jornalista, morreram durante os protestos na Nicarágua contra a reforma da segurança social do Governo de Daniel Ortega. A Associated Press (AP) relata que num …

Não há evidências que provem que os animais conseguem prever terremotos

Uma nova revisão estatística conclui que a evidência de que os animais conseguem prever terramotos é bastante insubstancial. Se acha que os animais presentem quando um terramoto está a chegar, desengane-se: está amplamente implícito que os …

Falsa BBC anuncia guerra nuclear e deixa o mundo alarmado

Uma conta de YouTube publicou um vídeo em que o suposto jornalista da BBC anunciava uma guerra nuclear entre a Rússia e a NATO. Nos últimos dias, foi publicado um vídeo no YouTube que simulava o …

Morreu Verne Troyer, o “Mini Me” de Austin Powers

O ator norte-americano Verne Troyer, conhecido por ter interpretado "Mini Me" nos filmes da série "Austin Powers", morreu este sábado, aos 49 anos. Verne Troyer, conhecido sobretudo pelo papel de "Mini Me" em Austin Powers, morreu …

NASA vai enviar à Lua nave espacial construída com peças impressas em 3D

A NASA vai dar mais um "pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade" ao enviar um foguetão construído apenas com peças 3D à Lua. No próximo ano, a NASA vai dar …

Além de ser o mais venenoso do mundo, este peixe também tem canivetes nos olhos

Os peixes-pedra já eram uma espécie de meter medo no mundo aquático, agora a situação piorou: além de serem o tipo mais venenoso de peixe que conhecemos, têm vários espinhos afiados nos olhos. Os cientistas descobriram …