ONU aprova as “sanções mais duras de sempre” contra a Coreia do Norte

2

Korean Central Television / YONHAP / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade um novo conjunto de sanções, proposto pelos EUA, interditando as exportações têxteis e reduzindo o seu abastecimento em petróleo e gás.

Esta oitava série de sanções, apoiada pela China e Federação Russa, que são os apoios mais próximos da Coreia do Norte, visa punir este país pelo seu ensaio nuclear a 3 de setembro passado.

O novo pacote de sanções limita as importações de petróleo e derivados e proíbe as exportações de têxteis, entre outras medidas.

“Estamos a agir em resposta a novos desenvolvimentos perigosos”, disse a representante dos EUA, Nikki Haley, citada pela Bloomberg. “Estas são as medidas mais duras alguma vez impostas contra a Coreia do Norte”, acrescentou.

Com as sanções, cada vez mais severas, a ONU pretende forçar os dirigentes de Pyongyang a negociar os seus programas de armamento nuclear e convencional, considerados ameaçadores para a estabilidade mundial.

A Coreia do Sul e o Japão afirmaram que as novas sanções representam uma advertência de que o país arrisca um isolamento total se prosseguir com os programas nuclear e de mísseis.

“A última resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas representa o compromisso renovado da comunidade internacional de não tolerar o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte”, assinalou o gabinete da presidência sul-coreana.

“Isto deixa clara a vontade da comunidade internacional para elevar a pressão a um novo nível e levar a Coreia do Norte a mudar as suas políticas”, afirmou, por seu lado, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, também citado em comunicado.

Este novo conjunto de sanções envia “uma séria advertência ao regime norte-coreano de que se prosseguir com as suas incessantes provocações apenas conseguirá aprofundar o seu isolamento económico e ficar sob maior pressão diplomática”, realçou Seul.

“Se a Coreia do Norte continuar por este caminho ficará progressivamente mais isolada do resto do mundo e será incapaz de ter um futuro próspero”, reiterou o chefe de Governo japonês.

As sanções impostas à Coreia do Norte são menos drásticas do aquilo que pretendia Washington, que queria uma proibição total de venda de crude, produtos petrolíferos refinados e gás à Coreia do Norte por parte dos Estados-membros da ONU.

No entanto, Rússia e China, com direito de veto no Conselho de Segurança, manifestaram a sua oposição a alguns dos pontos do projeto de resolução inicial elaborado pelos EUA, com o documento final a resultar mais ‘suavizado’ após negociações.

As medidas agora tomadas, somadas às sanções anteriores, que fixaram um embargo às exportações de carvão, ferro, peixe e marisco, representam uma perda de 2.700 milhões de dólares (cerca de 2,26 mil milhões de euros) para a Coreia do Norte, valor que corresponde a 90% das vendas ao estrangeiro, segundo cálculos apresentados no ano passado pelos Estados Unidos.

As sanções impostas na segunda-feira estendem-se ainda aos norte-coreanos empregados fora do país, aos quais não serão concedidos vistos de trabalho, o que os impedirá de enviar remessas dos rendimentos para o país de origem.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. E os cães de guerra, já estão afonicos de tanto ladrar, e uivar. NÃO PODEM FAZER OUTRA COISA, SENÃO LADRAR. Eles sabem bem, que não podem ser os primeiros a carregar no botão. As consequências seriam catrastróficas para todos eles. Aquela parte do planeta, e a América, Seria varrida do mapa mundo, em menos de um fosforo. Porque queiramos ou não, todos eles são detentores de poderio atómico. Não passa de ameaças histéricas, para humanidade ver. Porque não resolvem isso com um combate mano a mano? Delirava se os visse no ringue, á lambada uns com os outros. Que gozado seria. flagra-los ao murro e á cabeçada. Façam um combate de capoeira, ou Kung-Fu e que ganhe o melhor. Mas os cobardes, não se atrevem a tanto. Quem eles julgam que são? Ameaça para a humanidade são todos eles.
    NOVA ORDEM MUNDIAL, É PRECISA URGENTE, E QUE OS CÃES DE GUERRA NOS DEIXEM VIVER EM PAZ.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.