Conselheiro de Trump criou perito fictício para discutir a China (e até o cita nos livros)

Erik S. Lesser / EPA

O principal conselheiro em política comercial da Casa Branca criou uma personagem fictícia, com um pseudónimo, para lançar discussões sobre o conflito comercial sino-norte-americano.

De acordo com o jornal norte-americano New York Times, que avançou a notícia esta quarta-feira, Peter Navarro, conhecido pela sua hostilidade para com a China, divulgou uma nota escrita por “Ron Vara”, um perito fictício, que citou em vários dos seus livros.

Na verdade, conta o mesmo jornal, “Ron Vara” não passa de um anagrama do apelido de família do conselheiro, Navarro.

No que é uma prática não habitual para um conselheiro da Casa Branca, a personagem fictícia de Navarro, segundo o New York Times, estimou que Donald Trump poderia acalmar os investidores ao anunciar publicamente a sua retirada de um acordo com Pequim.

“Tire o mercado [os investidores] da incerteza ao não anunciar QUALQUER acordo depois das eleições e aumente as tarifas alfandegárias até à vitória”, nas eleições presidenciais de 2020, escreveu numa nota, quando está prevista a entrada em vigor de novas tarifas alfandegárias no domingo.

O jornal não detalhou a quem é que a nota foi enviada.

O NYT adiantou que Navarro confirmou “a autenticidade da nota”, que foi enviada a partir de um endereço de correio eletrónico pertencente, alegadamente, a Ron Vara.

Em outubro passado, uma universitária australiana revelou que revelou que Navarro tinha citado Ron Vara como perito mais de uma dezena de vezes em cinco dos seus 13 livros, nos quais fazia fortes críticas à China.

O Wall Street Journal  adiantou que Donald Trump poderia anunciar o adiamento da aplicação de tarifas aduaneiras suplementares de 10% sobre cerca de 160 mil milhões de dólares (144 mil milhões de euros) de importações provenientes da China, como telemóveis e calçado desportivo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …