Conseguimos ver nos olhos se uma pessoa está concentrada

Prepare-se para uma descoberta, no mínimo, reveladora: se estiver concentrado a realizar alguma tarefa, os seus olhos vão dar indícios disso mesmo. Como? Através das pupilas.

As nossas pupilas aumentam no escuro para permitir a entrada de luz nos nossos olhos. Agora, uma nova investigação revelou que, quando estamos concentrados em alguma coisa, as nossas pupilas também aumentam.

A capacidade de processar informações sem perder o controlo do que estamos a fazer é conhecida como memória de trabalho. Funciona de forma semelhante à memória de curto prazo, permitindo-nos realizar tarefas rapidamente. Além disso, também nos ajuda a tomar decisões futuras a longo prazo.

Uma equipa de cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, procurou descobrir por que algumas pessoas têm uma memória de trabalho superior, analisando 179 estudantes universitários.

Os alunos completaram alguns exercícios de memória que exigiam que retivessem informações durante um período de tempo relativamente breve. À semelhança dos oftalmologistas, os investigadores usaram um dispositivo avançado, chamado rastreador ocular, para monitorizar os movimentos das pupilas.

“Descobrimos que os alunos com pior desempenho nas tarefas apresentavam menos dilatação da pupila. Os participantes com melhor desempenho apresentaram dilatações superiores, sendo que esses indivíduos foram também mais criteriosos sobre as informações que foram solicitados a lembrar”, detalhou Matthew Robison, citado pelo Tech Explorist.

As pessoas que prestavam atenção de forma mais intensa e consistente tiveram um melhor desempenho nas tarefas de memória.

Os cientistas destacaram ainda que aqueles que se saíram melhor nas tarefas também mostraram mais sensibilidade do que os participantes de baixo desempenho.

O artigo científico com as descobertas foi publicado na Attention, Perception & Psychophysics.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.