Conseguimos “ouvir” ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar as ondas sonoras.

Estudos anteriores haviam comprovado que a leitura labial ativa silenciosamente os córtices auditivos, mas os cientistas não sabiam o que implicava essa ativação. Pelo menos, até agora.

Uma investigação levada a cabo pelo Centro Basco de Cognição, Cérebro e Linguagem (BCBL) de San Sebastián, em Espanha, revela que o cérebro não só se ativa, como se sincroniza com as ondas sonoras da fala através da leitura dos lábios, mesmo sem um som audível.

“Os nossos córtices auditivos sincronizam-se com os movimentos dos lábios sem ouvir o som emitido pelo locutor, o que significa que, apesar de as regiões auditivas não estarem a ouvir qualquer som, elas são sensíveis às informações visuais que recebem”, explica o investigador Nicola Molinaro, citado pela agência Sinc.

Durante o estudo, os cientistas expuseram 25 participantes a um teste com uma duração de, aproximadamente, uma hora, durante o qual ouviam áudios sem imagens e viam vídeos sem som. Com base nessa experiência, os investigadores descobriram que os córtices auditivos mostraram um nível suficiente de sincronização com as ondas sonoras produzidas pelo vídeo que não estavam a ouvir.

De acordo com o artigo científico, publicado no The Journal of Neuroscience, a sincronização assemelhava-se à de quem ouviu a história, o que sugere que o cérebro consegue obter informações auditivas a partir das informações visuais, disponíveis através da leitura labial.

Esta descoberta abre a porta a muitas outras incógnitas que os cientistas pretendem investigar nos próximos anos. Em primeiro lugar, o estudo confirma que as regiões auditivas são sensíveis a muitas informações (quer sejam audíveis ou não), apesar de não se saber até que ponto diferentes parâmetros afetam a atividade cerebral.

“A informação verbal não passa apenas pelo canal auditivo; também é sensível à informação visual. A comunicação verbal é, em suma, uma comunicação multimodal muito mais rica”, remata Molinaro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …