Já são conhecidas as caras do Aliança, o partido de Santana Lopes

Mário Cruz / Lusa

O Aliança já anunciou os nomes que compõem os três órgãos transitórios: o Conselho Político Estratégico, a Comissão Instaladora Nacional e a Comissão Organizadora do Congresso.

Foi através de o Facebook que o Aliança anunciou os nomes que compõem os órgãos transitórios do partido. Segundo o Jornal i, o Conselho Político Estratégico, a Comissão Instaladora Nacional e a Comissão Organizadora do Congresso vão estar no comando até à realização do primeiro congresso do Aliança, marcado para os dias 9 e 10 de fevereiro.

Destes três órgão vão fazer parte vários ex-militantes do PSD, como, aliás, Pedro Santana Lopes já havia adiantado. Mas não só: no total de 38 nomes anunciados há figuras do CDS, do Partido Popular Monárquico e caras conhecidas do antigo primeiro-ministro dos tempos na Santa Casa da Misericórdia.

Dos ex-sociais-democratas, António Martins da Cruz é o nome mais sonante e irá ocupar o cargo de presidente do Conselho Político Estratégico. Martins da Cruz, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, desfilou-se do PSD no final se setembro, altura em que enviou uma carta ao partido onde deixava várias críticas à direção de Rui Rio.

Na mesma altura, Luís Cirilo, antigo deputado e secretário-geral adjunto do PSD, também deixou o partido em divergência com o “posicionamento autoritário perante militantes que se exprimem em liberdade”. Agora, o seu destino passa por ser o número dois da Comissão Instaladora Nacional da Aliança, atrás de Santana Lopes.

Também da Comissão Instaladora Nacional fará parte Carlos Pinto, ex-deputado e antigo autarca social-democrata da Covilhã, que é, assim, o terceiro nome. Mais abaixo, em sétimo lugar, surge aparece João Pessoa e Costa, o ex-membro da Assembleia de Freguesia de Alvalade que em agosto se desfiliou do PSD para acompanhar Santana.

Em oitavo lugar, avança o Jornal i, está Alexandre Poço, que foi deputado pelo PSD entre 2005 e 2009.

Mas o Aliança não é só feito de antigos sociais democratas, pelo que Santana foi também buscar alguns nomes ao CDS: é o caso de Margarida Netto, ex-deputada centrista que surge agora em décimo lugar da Comissão Política Nacional.

Do Partido Popular Monárquico, o advogado Pedro Quartin Graça foi escolhido para número dois do Conselho Político Estratégico. Já entre os nomes independentes, destaca-se Tiago Sousa Dias, o especialista em Assuntos Europeus que em agosto escreveu uma crónica no Público intitulado “Onde cabe o partido Aliança na Europa?”.

Da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Paulo Bento, ex-assessor da instituição, foi o escolhido para presidir à Comissão Organizadora do Congresso, e Ricardo Alves Gomes, que até maio era administrador da Santa Casa, ocupa o quinto lugar da Comissão Instaladora Nacional.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Percebe-se bem que este é mais um devaneio de que Santana Lopes precisa urgentemente para se sentir amado. Tem todo o direito de procurar satisfazer as suas ambições pessoais. Mas poderia começar por evitar nomes como Martins da Cruz, cujo prestígio e qualidade política são, digamos…, muito “voláteis” (isto, se quisermos ser simpáticos…).

  2. Isto vai ser um Partido a disputar lugares ao CDS! O PSD actual deve dispensar e muito bem todos os “articulistas” que queriam um lugarzinho ao Sol na AR na próxima Legislatura. Vale mais poucos e bons do que muitos e fracos com aconteceu com PPC. O PSD foi, é e será sempre um Partido do Centro Esquerda! Todos aqueles que o queriam de direita juntem-se ao novo Partido ou então CDS. A palavra Democracia não é para todos, mas sim para quem está atento aos números. O HOMEM ganhou no Congresso e logo os “pseudos ” tentam minar e procurar deitar abaixo o eleito Presidente. Tenham coragem senhores deputados, DEMITAM-SE! “Roma e Pavia não se fez num dia”! Houve uns que destruíram o País, mas, outros houve que destruíram o Partido! O maior Partido das Autárquicas quase desapareceu do mapa!! Tenham Vergonha!!

  3. O que isto tem de positivo é que Portugal consegue assim fortalecer o centrão político. Numa altura em que a Europa anda voltada aos extremismos irracionais, haja algo de positivo neste país! O PSD de Rui Rio deveria juntar-se ao PS e fazer o “Partido Social”.

    Obrigado ò Santana, por levares os neoliberais do PSD para um partido nulo onde não conseguem ter expressão para afectar nada nem ninguém.

RESPONDER

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …