Já são conhecidas as caras do Aliança, o partido de Santana Lopes

Mário Cruz / Lusa

O Aliança já anunciou os nomes que compõem os três órgãos transitórios: o Conselho Político Estratégico, a Comissão Instaladora Nacional e a Comissão Organizadora do Congresso.

Foi através de o Facebook que o Aliança anunciou os nomes que compõem os órgãos transitórios do partido. Segundo o Jornal i, o Conselho Político Estratégico, a Comissão Instaladora Nacional e a Comissão Organizadora do Congresso vão estar no comando até à realização do primeiro congresso do Aliança, marcado para os dias 9 e 10 de fevereiro.

Destes três órgão vão fazer parte vários ex-militantes do PSD, como, aliás, Pedro Santana Lopes já havia adiantado. Mas não só: no total de 38 nomes anunciados há figuras do CDS, do Partido Popular Monárquico e caras conhecidas do antigo primeiro-ministro dos tempos na Santa Casa da Misericórdia.

Dos ex-sociais-democratas, António Martins da Cruz é o nome mais sonante e irá ocupar o cargo de presidente do Conselho Político Estratégico. Martins da Cruz, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, desfilou-se do PSD no final se setembro, altura em que enviou uma carta ao partido onde deixava várias críticas à direção de Rui Rio.

Na mesma altura, Luís Cirilo, antigo deputado e secretário-geral adjunto do PSD, também deixou o partido em divergência com o “posicionamento autoritário perante militantes que se exprimem em liberdade”. Agora, o seu destino passa por ser o número dois da Comissão Instaladora Nacional da Aliança, atrás de Santana Lopes.

Também da Comissão Instaladora Nacional fará parte Carlos Pinto, ex-deputado e antigo autarca social-democrata da Covilhã, que é, assim, o terceiro nome. Mais abaixo, em sétimo lugar, surge aparece João Pessoa e Costa, o ex-membro da Assembleia de Freguesia de Alvalade que em agosto se desfiliou do PSD para acompanhar Santana.

Em oitavo lugar, avança o Jornal i, está Alexandre Poço, que foi deputado pelo PSD entre 2005 e 2009.

Mas o Aliança não é só feito de antigos sociais democratas, pelo que Santana foi também buscar alguns nomes ao CDS: é o caso de Margarida Netto, ex-deputada centrista que surge agora em décimo lugar da Comissão Política Nacional.

Do Partido Popular Monárquico, o advogado Pedro Quartin Graça foi escolhido para número dois do Conselho Político Estratégico. Já entre os nomes independentes, destaca-se Tiago Sousa Dias, o especialista em Assuntos Europeus que em agosto escreveu uma crónica no Público intitulado “Onde cabe o partido Aliança na Europa?”.

Da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Paulo Bento, ex-assessor da instituição, foi o escolhido para presidir à Comissão Organizadora do Congresso, e Ricardo Alves Gomes, que até maio era administrador da Santa Casa, ocupa o quinto lugar da Comissão Instaladora Nacional.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Percebe-se bem que este é mais um devaneio de que Santana Lopes precisa urgentemente para se sentir amado. Tem todo o direito de procurar satisfazer as suas ambições pessoais. Mas poderia começar por evitar nomes como Martins da Cruz, cujo prestígio e qualidade política são, digamos…, muito “voláteis” (isto, se quisermos ser simpáticos…).

  2. Isto vai ser um Partido a disputar lugares ao CDS! O PSD actual deve dispensar e muito bem todos os “articulistas” que queriam um lugarzinho ao Sol na AR na próxima Legislatura. Vale mais poucos e bons do que muitos e fracos com aconteceu com PPC. O PSD foi, é e será sempre um Partido do Centro Esquerda! Todos aqueles que o queriam de direita juntem-se ao novo Partido ou então CDS. A palavra Democracia não é para todos, mas sim para quem está atento aos números. O HOMEM ganhou no Congresso e logo os “pseudos ” tentam minar e procurar deitar abaixo o eleito Presidente. Tenham coragem senhores deputados, DEMITAM-SE! “Roma e Pavia não se fez num dia”! Houve uns que destruíram o País, mas, outros houve que destruíram o Partido! O maior Partido das Autárquicas quase desapareceu do mapa!! Tenham Vergonha!!

  3. O que isto tem de positivo é que Portugal consegue assim fortalecer o centrão político. Numa altura em que a Europa anda voltada aos extremismos irracionais, haja algo de positivo neste país! O PSD de Rui Rio deveria juntar-se ao PS e fazer o “Partido Social”.

    Obrigado ò Santana, por levares os neoliberais do PSD para um partido nulo onde não conseguem ter expressão para afectar nada nem ninguém.

RESPONDER

Em recuperação, Navalny fala sobre envenenamento. “Foi um projeto pessoal de Putin que falhou"

Em entrevista ao canal de televisão inependente Dozhd TV, Alexei Navalny, que se encontra em recuperação da tentativa de assassinato com o agente químico Novichok, garante que ninguém o vai parar e lança farpas a …

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …