//

Conheça os tipos de amigos mais removidos no Facebook

rishibando / Flickr

-

Se está no Facebook já há alguns anos, é provável que a sua lista de amigos tenha fugido um pouco ao seu controlo.

Talvez conheça mais pormenores sobre a vida de um ex-colega de escola do que no tempo em que estudavam juntos – parece-lhe até estranho ver as fotos das suas férias apesar de não se verem há mais de dez anos. Pior ainda, sente-se também incomodado pelos comentários sobre política que faz.

Você não está sozinho: este é o candidato perfeito para ser removido da sua lista de amigos.

Dois estudos da Universidade de Denver, no Colorado (EUA), lançam uma nova luz sobre o tipo de amigos que é excluído do Facebook e as reações emocionais à esta situação.

Os principais tipos de pessoas que são removidas:

1. Colegas do secundário;

2. Amigos de amigos;

3. Colegas de trabalho;

4. Amigos com alguns interesses comuns.

“A forma mais comum de remover um ex-colega do ensino secundário é porque geralmente publicam comentários sobre assuntos polémicos, como religião ou política“, diz o autor, Christopher Sibona, do departamento de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade de Denver.

“Outro grande motivo para exclusão de amigos é quando estes publicam coisas pouco interessantes“, disse ele.

Sibona analisou o fenómeno da exclusão de amigos, que em inglês se traduz na palavra “unfriend” – desamigar.

“Vimos que as pessoas muitas vezes apagam colegas de trabalho devido às suas ações no mundo real e não pelo que publicam no Facebook”, diz Sibona.

Ambos os estudos são baseados numa investigação anterior com 1.077 pessoas e foram apresentados durante uma conferência no Havai.

Reação

Além de analisar os perfis mais prováveis de serem excluídos, Sibona investigou as reações dos eliminados e encontrou uma gama de emoções ligadas a esta situação, que vai de raiva ao riso.

As reações mais comuns foram “fiquei surpreso“, “incomodou-me“, “ri-me” e “fiquei triste“.

O que determina a reação é, claro, o quão próximo você é do amigo que o “desamigou”, diz Sibona.

“O custo de manter amizades é muito baixo, por isso, se alguém faz um esforço consciente para apertar um botão para se livrar de mim, isso pode magoar”, diz o investigador.

O estudo descobriu que existem dois fatores que fazem um utilizador se sentir mal: se o eliminado for um amigo próximo daquele que o eliminou e até que ponto a pessoa removida observava o perfil do agora “ex-amigo”.

O estudo revelou que a exclusão ocorre com mais frequência entre amigos que alguma vez foram próximos do que entre aqueles que são apenas conhecidos.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.