Descoberta única pode confirmar profecia do Antigo Testamento

Oren Rozen / Wikimedia

Inscrição sobre a cidade filisteia de Ecrom.

Uma descoberta arqueológica no Médio Oriente pode validar a precisão de uma profecia feita por Sofonias presente no Antigo Testamento da Bíblia.

A profecia previa a destruição da cidade filisteia de Ecrom, no século VII a.C., pelos invasores da Babilónia. A Filisteia era a região que corresponde hoje à Palestina.

“Após 14 temporadas de escavação, os arqueólogos tropeçaram em algo inesperado. Pela primeira vez na história arqueológica eles descobriram uma inscrição monumental que nomeia uma cidade bíblica e os seus reis in situ, numa camada de destruição que pode ser datada”, disse o especialista em estudos bíblicos Tom Meyer ao Express. A inscrição é de 690 a.C. e contém cinco linhas num total de 71 letras.

“Sofonias previu os resultados catastróficos da invasão da Babilónia vindoura sobre as nações vizinhas de Judá e sobre o próprio Reino de Judá”, acrescentou o investigador.

A inscrição comemora a dedicação de um santuário filisteu num complexo de templos. Cinco reis de Ecrom são mencionados na inscrição, bem como uma dedicação à deusa que celebrou o templo.

Meyer considera que a inscrição prova que a cidade de Ecrom foi realmente destruída pelos babilónicos, assim como tinha previsto Sofonias.

De acordo com Meyer, a destruição de Ecrom foi profetizada cerca de 40 anos antes por Sofonias. O investigador acredita que as evidências da destruição da cidade provam que o profeta estava certo. “Esta descoberta única valida mais uma vez a história da Bíblia com precisão”, ditou o especialista.

Em Sofonias 2:4, lê-se:

“Gaza será abandonada,
e Ascalom ficará arruinada.
Ao meio-dia Asdode será banida,
e Ecrom será desarreigada”

Seguindo-se Sofonias 2:5:

“Ai de vocês que vivem junto ao mar,
nação dos quereteus!;
a palavra do Senhor está contra vocês,
ó Canaã, terra dos filisteus.
Eu a destruirei,
e não sobrará ninguém”

“Em todos os casos em que a historicidade do relato bíblico pode ser testada, a Bíblia tem demonstrado repetidamente ser historicamente precisa”, concluiu Meyer.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …