Descoberta única pode confirmar profecia do Antigo Testamento

Oren Rozen / Wikimedia

Inscrição sobre a cidade filisteia de Ecrom.

Uma descoberta arqueológica no Médio Oriente pode validar a precisão de uma profecia feita por Sofonias presente no Antigo Testamento da Bíblia.

A profecia previa a destruição da cidade filisteia de Ecrom, no século VII a.C., pelos invasores da Babilónia. A Filisteia era a região que corresponde hoje à Palestina.

“Após 14 temporadas de escavação, os arqueólogos tropeçaram em algo inesperado. Pela primeira vez na história arqueológica eles descobriram uma inscrição monumental que nomeia uma cidade bíblica e os seus reis in situ, numa camada de destruição que pode ser datada”, disse o especialista em estudos bíblicos Tom Meyer ao Express. A inscrição é de 690 a.C. e contém cinco linhas num total de 71 letras.

“Sofonias previu os resultados catastróficos da invasão da Babilónia vindoura sobre as nações vizinhas de Judá e sobre o próprio Reino de Judá”, acrescentou o investigador.

A inscrição comemora a dedicação de um santuário filisteu num complexo de templos. Cinco reis de Ecrom são mencionados na inscrição, bem como uma dedicação à deusa que celebrou o templo.

Meyer considera que a inscrição prova que a cidade de Ecrom foi realmente destruída pelos babilónicos, assim como tinha previsto Sofonias.

De acordo com Meyer, a destruição de Ecrom foi profetizada cerca de 40 anos antes por Sofonias. O investigador acredita que as evidências da destruição da cidade provam que o profeta estava certo. “Esta descoberta única valida mais uma vez a história da Bíblia com precisão”, ditou o especialista.

Em Sofonias 2:4, lê-se:

“Gaza será abandonada,
e Ascalom ficará arruinada.
Ao meio-dia Asdode será banida,
e Ecrom será desarreigada”

Seguindo-se Sofonias 2:5:

“Ai de vocês que vivem junto ao mar,
nação dos quereteus!;
a palavra do Senhor está contra vocês,
ó Canaã, terra dos filisteus.
Eu a destruirei,
e não sobrará ninguém”

“Em todos os casos em que a historicidade do relato bíblico pode ser testada, a Bíblia tem demonstrado repetidamente ser historicamente precisa”, concluiu Meyer.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …

Fernando Medina de pedra e cal em Lisboa. Carlos Moedas não ameaça socialista

Numa sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo, a coligação PSD-CDS surge mais de 20 pontos percentuais abaixo do provável recandidato socialista.  Fernando Medina poderá reforçar em cinco pontos percentuais a votação que teve em …

No Brasil, mais de 40 pessoas foram vacinadas por engano contra a covid-19

O caso está a gerar polémica no Brasil, uma vez que, entre o grupo vacinado, está uma grávida e crianças com idades entre os seis meses e seis anos. Um total de 46 pessoas que precisavam …