Descoberta única pode confirmar profecia do Antigo Testamento

Oren Rozen / Wikimedia

Inscrição sobre a cidade filisteia de Ecrom.

Uma descoberta arqueológica no Médio Oriente pode validar a precisão de uma profecia feita por Sofonias presente no Antigo Testamento da Bíblia.

A profecia previa a destruição da cidade filisteia de Ecrom, no século VII a.C., pelos invasores da Babilónia. A Filisteia era a região que corresponde hoje à Palestina.

“Após 14 temporadas de escavação, os arqueólogos tropeçaram em algo inesperado. Pela primeira vez na história arqueológica eles descobriram uma inscrição monumental que nomeia uma cidade bíblica e os seus reis in situ, numa camada de destruição que pode ser datada”, disse o especialista em estudos bíblicos Tom Meyer ao Express. A inscrição é de 690 a.C. e contém cinco linhas num total de 71 letras.

“Sofonias previu os resultados catastróficos da invasão da Babilónia vindoura sobre as nações vizinhas de Judá e sobre o próprio Reino de Judá”, acrescentou o investigador.

A inscrição comemora a dedicação de um santuário filisteu num complexo de templos. Cinco reis de Ecrom são mencionados na inscrição, bem como uma dedicação à deusa que celebrou o templo.

Meyer considera que a inscrição prova que a cidade de Ecrom foi realmente destruída pelos babilónicos, assim como tinha previsto Sofonias.

De acordo com Meyer, a destruição de Ecrom foi profetizada cerca de 40 anos antes por Sofonias. O investigador acredita que as evidências da destruição da cidade provam que o profeta estava certo. “Esta descoberta única valida mais uma vez a história da Bíblia com precisão”, ditou o especialista.

Em Sofonias 2:4, lê-se:

“Gaza será abandonada,
e Ascalom ficará arruinada.
Ao meio-dia Asdode será banida,
e Ecrom será desarreigada”

Seguindo-se Sofonias 2:5:

“Ai de vocês que vivem junto ao mar,
nação dos quereteus!;
a palavra do Senhor está contra vocês,
ó Canaã, terra dos filisteus.
Eu a destruirei,
e não sobrará ninguém”

“Em todos os casos em que a historicidade do relato bíblico pode ser testada, a Bíblia tem demonstrado repetidamente ser historicamente precisa”, concluiu Meyer.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …