Nasceram os primeiros cães gémeos monozigóticos do mundo

Uma cadela da raça Irish Wolfhound deu à luz aos primeiros filhotes gémeos idênticos de que há registo entre os cães.

A descoberta foi feita pelo veterinário Kurt de Cramer, que realizou o parto, em outubro, no Rant en Dal Animal Hospital, na África do Sul.

Os filhotes são um exemplo raro de gémeos monozigóticos, ou idênticos, em mamíferos.

Até agora, o nascimento de gémeos idênticos só tinha sido relatado em cavalos e porcos, mas parece ser extremamente raro na maioria das espécies, exceto seres humanos e tatus.

Quando Cramer retirou os filhotes da mesma placenta da cadela através de uma cesariana, logo desconfiou que tinha nas suas mãos os primeiros cães monozigóticos conhecidos pela Ciência.

“Quando percebi que os filhotes eram do mesmo sexo e tinham marcas muito semelhantes, imediatamente suspeitei que poderiam ser gémeos idênticos originados da divisão de um embrião”, descreve à BBC.

Havia um problema: os filhotes não eram totalmente idênticos, com marcas um pouco diferentes nas patas, na ponta da cauda e no peito. Como cães filhotes de uma mesma mãe muitas vezes são bastante semelhantes, o veterinário precisava de mais provas.

Quando os animais tinham duas semanas de idade, Cramer colheu amostras de sangue e enviou-se para os especialistas reprodutivos Carolynne Joonè, da Universidade James Cook (Austrália), e Johan Nöthling, da Universidade de Pretória (África do Sul), que confirmaram as suspeitas do veterinário: os perfis de ADN dos cães eram idênticos em todos os 40 marcadores genéticos.

Trata-se do primeiro relato de gémeos monozigóticos em cães confirmado através de perfis de ADN.

O estudo que traz detalhes sobre a confirmação dos gémeos foi publicada a 22 de agosto na Reproduction in Domestic Animals.

Porque é que só é comum em humanos?

Se os seres humanos têm uma hipótese em 330 de dar luz a gémeos idênticos, porque é que o fenómeno é tão incrivelmente raro na maioria dos outros animais?

Ainda não se sabe ao certo, mas uma hipótese é de que os gémeos monozigóticos não sejam incomuns no momento da concepção, mas nunca completem o seu desenvolvimento.

Os gémeos colocam uma pressão muito grande sobre a mãe, já que precisam encaixar-se na mesma placenta e compartilhar nutrientes durante toda a gravidez. Os desafios podem ser muitos para que de fato o nascimento seja bem-sucedido.

Já foram identificados fetos de gémeos idênticos em cavalos, mas nenhum sobreviveu – a placenta de uma égua não é eficiente o suficiente para transportar oxigénio para dois fetos.

Outra explicação é que talvez os gémeos idênticos não sejam tão raros como pensamos, ou seja, lá porque estes cães foram os primeiros reconhecidos pela ciência não significa que não tenha havido outros que passaram despercebidos.

Basta pensar que, tal como acontece com os seres humanos, os animais podem ser gémeos idênticos sem ser totalmente idênticos, já que os genes que codificam certas diferenças físicas podem ser expressos de maneiras diferentes.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Nasceram os primeiros cães gémeos monozigóticos do mundo”. “(…) deu à luz aos primeiros filhotes gémeos idênticos de que há registo entre os cães”. O título da notícia está ferido de falta de rigor. O nascimento não terá nada de inédito. Foi apenas registado o primeiro agora, no entanto nada indica que já não tenham ocorrido milhares deles!

RESPONDER

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …