Nasceram os primeiros cães gémeos monozigóticos do mundo

Uma cadela da raça Irish Wolfhound deu à luz aos primeiros filhotes gémeos idênticos de que há registo entre os cães.

A descoberta foi feita pelo veterinário Kurt de Cramer, que realizou o parto, em outubro, no Rant en Dal Animal Hospital, na África do Sul.

Os filhotes são um exemplo raro de gémeos monozigóticos, ou idênticos, em mamíferos.

Até agora, o nascimento de gémeos idênticos só tinha sido relatado em cavalos e porcos, mas parece ser extremamente raro na maioria das espécies, exceto seres humanos e tatus.

Quando Cramer retirou os filhotes da mesma placenta da cadela através de uma cesariana, logo desconfiou que tinha nas suas mãos os primeiros cães monozigóticos conhecidos pela Ciência.

“Quando percebi que os filhotes eram do mesmo sexo e tinham marcas muito semelhantes, imediatamente suspeitei que poderiam ser gémeos idênticos originados da divisão de um embrião”, descreve à BBC.

Havia um problema: os filhotes não eram totalmente idênticos, com marcas um pouco diferentes nas patas, na ponta da cauda e no peito. Como cães filhotes de uma mesma mãe muitas vezes são bastante semelhantes, o veterinário precisava de mais provas.

Quando os animais tinham duas semanas de idade, Cramer colheu amostras de sangue e enviou-se para os especialistas reprodutivos Carolynne Joonè, da Universidade James Cook (Austrália), e Johan Nöthling, da Universidade de Pretória (África do Sul), que confirmaram as suspeitas do veterinário: os perfis de ADN dos cães eram idênticos em todos os 40 marcadores genéticos.

Trata-se do primeiro relato de gémeos monozigóticos em cães confirmado através de perfis de ADN.

O estudo que traz detalhes sobre a confirmação dos gémeos foi publicada a 22 de agosto na Reproduction in Domestic Animals.

Porque é que só é comum em humanos?

Se os seres humanos têm uma hipótese em 330 de dar luz a gémeos idênticos, porque é que o fenómeno é tão incrivelmente raro na maioria dos outros animais?

Ainda não se sabe ao certo, mas uma hipótese é de que os gémeos monozigóticos não sejam incomuns no momento da concepção, mas nunca completem o seu desenvolvimento.

Os gémeos colocam uma pressão muito grande sobre a mãe, já que precisam encaixar-se na mesma placenta e compartilhar nutrientes durante toda a gravidez. Os desafios podem ser muitos para que de fato o nascimento seja bem-sucedido.

Já foram identificados fetos de gémeos idênticos em cavalos, mas nenhum sobreviveu – a placenta de uma égua não é eficiente o suficiente para transportar oxigénio para dois fetos.

Outra explicação é que talvez os gémeos idênticos não sejam tão raros como pensamos, ou seja, lá porque estes cães foram os primeiros reconhecidos pela ciência não significa que não tenha havido outros que passaram despercebidos.

Basta pensar que, tal como acontece com os seres humanos, os animais podem ser gémeos idênticos sem ser totalmente idênticos, já que os genes que codificam certas diferenças físicas podem ser expressos de maneiras diferentes.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Nasceram os primeiros cães gémeos monozigóticos do mundo”. “(…) deu à luz aos primeiros filhotes gémeos idênticos de que há registo entre os cães”. O título da notícia está ferido de falta de rigor. O nascimento não terá nada de inédito. Foi apenas registado o primeiro agora, no entanto nada indica que já não tenham ocorrido milhares deles!

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …