/

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista.

A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta obra foi questionada durante décadas.

Agora, estudos levados a cabo por especialistas do Museu Van Gogh, em Amesterdão, mostraram que o quadro foi realmente pintado por Van Gogh, numa época em que o holandês já sofria de uma doença mental.

Esta pode ser uma obra rara: acredita-se que este auto-retrato seja a única pintura criada por Van Gogh durante o primeiro período de psicose que sofre, no asilo de asilo de Saint Rémy, em França. Menos de um ano depois, o pintor acabaria por se suicidar.

Apesar de a autoria da obra ter sido atribuída a Van Gogh desde início, a partir de 1970 alguns especialistas começaram a questionar se a pintura realmente pertencia ao autor, sustentando que não havia informações suficientes sobre o local e o momento em que o auto-retrato foi criado. Além disso, o estilo e as cores não correspondiam aos padrões normalmente utilizados pelo artista holandês.

Para dissipar as dúvidas, conta a Russia Today, o Museu Nacional da Noruega, que detém esta obra na sua coleção desde 1910, pediu uma análise da pintura ao Museu Van Gogh.

Louis van Tilborgh, do Museu Van Gogh, conta que a equipa concluiu que se trata de uma obra do pintor holandês, descrevendo a pintura como “notável” e “até terapêutica”.

O especialista de arte observa ainda que as diferenças no estilo e cor identificadas representavam o facto de o artista está a enfrentar uma doença mental. “Aqui vê-se um paciente, forçando-se a ver que está doente, escolhendo confrontar-se a si mesmo”, disse, em conferência de imprensa em Amesterdão.

De acordo com os especialistas, este é o único auto-retrato sobre o qual se pode afirmar com certeza que foi criado por Van Gogh enquanto sofria de um distúrbio mental.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.