Homem conduzia ambulância com taxa de 3,0 gramas de álcool por litro de sangue

Croix Rouge de Paris / Flickr

Um condutor da Cruz Vermelha Portuguesa, da delegação da Carapinheira, Montemor-o-Velho, está suspenso de funções depois de ter sido interveniente num acidente de viação e ter acusado uma taxa “muito próxima dos três gramas de álcool por litro de sangue”, referiu a PSP.

O condutor tinha uma taxa de alcoolemia muito acima dos 0,2 gramas por litro, considerada crime para quem conduz veículos prioritários, avançou o Correio da Manhã esta terça-feira.

Segundo o jornal diário, o valor não consta do auto de ocorrência e o condutor não foi detido, uma vez que foi pedida uma contraprova, pelo que o funcionário da Cruz Vermelha foi conduzido ao hospital para recolha de sangue. O resultado ainda não é conhecido. “Será essa a taxa que irá prevalecer no relatório do acidente”, esclareceu a PSP.



O acidente que envolveu a ambulância e um carro aconteceu às 18:30 do passado sábado, na zona do Ingonte, nos arredores de Coimbra, não causando feridos nem danos avultados nas viaturas.

Nenhum dos responsáveis da delegação da Carapinheira da Cruz Vermelha se mostrou disponível para esclarecer o caso, no entanto, publicaram na página do Facebook da instituição um comunicado em que consideram o “acontecimento deplorável e de má conduta por parte de um dos seus colaboradores”.

Na publicação é referido “que o elemento em causa estava sozinho e não se encontrava a efetuar serviço, no transporte de doentes não urgentes ou emergência”. A delegação da Carapinheira da Cruz Vermelha adiantou que o condutor foi suspenso e que lhe foi aberto um processo disciplinar.

Mas esta está longe de ser a taxa mais alta de alcoolemia, notou o Correio da Manhã. Em junho de 2000, um condutor foi apanhado com uma taxa de 7,84 gramas por litro. O recorde foi batido em novembro de 2004, por um condutor de Vila do Conde que acusou 9,42 gramas por litro após despiste.

Situações que envolvem consumo elevado de álcool acontecem também entre agentes das autoridades. Na noite do dia 25 de abril, dois elementos de uma patrulha da GNR de Paio Pires, Seixal, foram apanhados por um superior com 1,3 e 2,0 gramas por litro. Tinham sido chamados para um acidente de viação.

Foi em 1974 que o galês Parry Jones idealizou o atual aparelho para medir o nível de álcool no sangue, uma versão moderna do método inventado por Robert Brokenstein em 1954.

  TP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP
    Não consigo compreender a seguinte frase!!!
    “…que o elemento em causa estava sozinho e não se encontrava a efetuar serviço, no transporte de doentes não urgentes ou emergência”

    Então o homem é apanhado com 3,0 gramas de álcool por litro de sangue e os amigos ainda dizem que ele ia sozinho!??! Ia acompanhado e bem acompanhado…

RESPONDER

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …

Subida dos combustíveis. Estado arrecada mais 5 cêntimos de IVA por litro

Com a subida do preço dos combustíveis, o Estado está a arrecadar mais imposto por cada litro vendido por via do IVA. A subida dos combustíveis em Portugal tem sido uma realidade que não é de …

Parlamento aprova aumento do prazo de prescrição nos crimes sexuais contra menores

O parlamento aprovou esta sexta-feira o aumento dos prazos de prescrição dos crimes sexuais contra menores e do crime de mutilação genital feminina quando ocorre em crianças, rejeitando o aumento da moldura penal para estes …

Centeno diz que crise nos combustíveis será temporária

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu hoje, em Lisboa, que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos …

Assembleia da República chumba comissão de inquérito a MAI sobre acidente na A6

A Assembleia da República chumbou esta sexta-feira a proposta do Chega para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do Ministério da Administração Interna no acidente com o carro do ministro e …

"O Governo quer salvar o Natal". Reino Unido alivia regras para atrair camionistas estrangeiros

O Governo britânico anunciou esta sexta-feira a suspensão temporária das regras sobre o número de entregas de mercadorias que os camionistas estrangeiros podem fazer no Reino Unido de forma a atenuar o impacto da escassez …

Parlamento aprova isenção de imposto de selo para moratórias de empresas

Todos votaram a favor do diploma no Parlamento, porém realçam que devem existir apoios idênticos para as famílias e querem acrescentá-los ao diploma durante a discussão na especialidade. Segundo noticia o Público, a proposta de lei …