Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de 2018.

Na leitura do acórdão, o coletivo de juízes deu como provados os factos da acusação, condenando Abel Fragoso, de 22 anos, a 16 anos de prisão por um homicídio qualificado consumado e 11 homicídios na forma tentada (tentativa de homicídio), além de uma pena acessória de inibição de conduzir por quatro anos.

Na visão da juíza, o arguido não atuou por negligência, ao contrário do que apontou em sede de julgamento, mas “por ter o orgulho ferido por ter sido agredido ao pé de tanta gente”.

“O senhor podia ter seguido outros trajetos, ao contrário do que foi referido, mas decidiu seguir pela rua onde o trânsito estava vedado. O senhor sabia a quantidade de pessoas que estava na Travessa do Açougue”, referiu a juíza.

O caso remonta a 15 de setembro de 2018, quando Abel Fragoso embateu num grupo de seis pessoas numa rua fechada ao trânsito, nas Festas da Nossa Senhora da Boa Viagem, tendo provocado a morte de Açucena Patrícia, de 17 anos, e ferimentos em outras cinco pessoas, que receberam tratamento hospitalar.

O julgamento iniciou-se em 14 de outubro passado e ficou marcado pelas diferentes versões do acontecimento apresentadas pelo arguido, contudo, para o Tribunal de Almada não restam dúvidas de que a declaração dada em primeiro interrogatório judicial “é a que mais próximo estava do que aconteceu naquele dia”.

Neste depoimento inicial, o arguido admitiu que perdeu a cabeça depois de ter sido “agredido muitas vezes”, mas acabou por mudar a sua versão na primeira audiência do julgamento, afirmando que o incidente se deveu à “falta de experiência”, porque só tinha carta há dois meses.

No entanto, na visão do coletivo de juízes, os testemunhos dados em julgamento vieram comprovar as intenções de Abel Fragoso, que circulava “a uma velocidade desadequada num local de trânsito proibido” e que tinha estado envolvido num conflito momentos antes do atropelamento mortal.

“O senhor não podia deixar de prever que, num local com a concentração de pessoas que lá estavam, podia matar ou ferir quem lá estivesse”, considerou a juíza.

A defesa do arguido alegou que a existência de areia no pavimento, devido às largadas de touros, poderia ter causado a perda do controlo da viatura, mas, segundo o tribunal, “não resultou minimamente provado que existisse areia no piso”.

!Sei que se voltasse atrás não entrava naquele carro, mas há atos que praticamos que, infelizmente, têm consequências e não se pode voltar atrás. O senhor tirou a vida a uma miúda de 17 anos que se estava a divertir com as amigas e essas consequências são graves. O senhor é muito novo, mas o tribunal não pode dar uma pena inferior, contrabalançando todos os fatores”, frisou a juíza.

Pelo contrário, em declarações aos jornalistas, o advogado de defesa, Pedro Madureira, considerou a medida penal “desajustada” e “manifestamente excessiva”, afirmando que “naturalmente vai haver recurso”.

A pena atribuída hoje é mais elevada do que a que tinha sido defendida pela procuradora do Ministério Público Fernanda Matias, nas alegações finais, em novembro. A procuradora pediu que Albel Fragoso fosse condenado a 12 anos de prisão por homicídio simples e 11 homicídios na forma simples tentada, além de inibição de conduzir por três anos.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …

No Porto, haverá transporte para vacinação disponível para todos a partir de terça-feira

Todos os munícipes do Porto que forem convocados no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19 vão poder usufruir de um programa de transporte em colaboração com as centrais de táxis, anunciou hoje a …