Jovem tem condição rara que só lhe permite comer cinco alimentos

Jenna Gestetner sofre de Síndrome de Ativação de Mastócitos e apenas consegue comer cinco alimentos, além de azeite, lima e suplementos de glicose.

Em 2021, a norte-americana Jenna Gestetner foi diagnosticada com uma rara condição imunitária conhecida como Síndrome de Ativação de Mastócitos, ou Mast Cell Activation Syndrome (MCAS), em inglês. Gestetner tem reações alérgicas a vários alimentos, incluindo cólicas intensas, inchaço e náuseas.

A doença fez com que a jovem de 20 anos apenas consiga comer cinco alimentos: peru, dourado-do-mar, pepino, feijão verde e curgete. Além disso, consegue ainda acrescentar azeite, lima e suplementos de glicose à sua alimentação.

Os mastócitos desempenham um papel fundamental no sistema imunitário responsável pela libertação dos mediadores que causam os sintomas de alergia.

“Com o MCAS, os mastócitos libertam mediadores em resposta a coisas que normalmente são inofensivas. É raro, mas mais comum do que as pessoas pensam”, sublinhou Gestetner, citada pelo The Sun US.

“No entanto, afeta as pessoas de maneira diferente e, portanto, o tratamento é extremamente diferente para todos. A minha dieta limitada é o resultado de anos a rastrear os meus sintomas e a descobrir o que me faz sentir melhor”, acrescentou.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jenna Gestetner (@jennaxhealth)

Para a jovem, fazer as compras do supermercado é uma experiência de sensações mistas. Se por um lado fica frustrada por não conseguir encontrar novas coisas para experimentar, por outro, precisa de apenas três minutos para fazer as compras.

As sua condição médica também significa que a norte-americana não pode comer num restaurante.

“A comida é algo social, por isso muitas vezes sinto-me excluída quando não posso comer com os meus amigos, mas encontrei as minhas próprias maneiras de ser incluída, seja trazendo a minha própria comida ou comendo antes de sair”, explicou.

O objetivo a longo prazo de Jenna Gestetner é conseguir estabilizar os mastócitos o suficiente com medicamentos para que possa expandir a sua dieta.

A jovem vai partilhando o seu estilo de vida nas redes sociais, onde reúne mais de 17 mil seguidores no TikTok.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.