Foi condenado à pena de morte e livrou-se da execução sete vezes. Agora pode ser libertado

ZAP // dr; DigitalMajority / Flickr

Um recluso do corredor da morte, preso há mais de 25 anos em Oklahoma, nos Estados Unidos (EUA), evitou a execução sete vezes. Agora, o seu processo está a ser revisto e pode até mesmo vir a ser libertado.

O norte-americano Richard Glossip passou mais de duas décadas no corredor da morte e o seu caso tomou um rumo diferente depois que o Procurador-Geral de Oklahoma ordenou uma revisão independente à sua condenação.

O norte-americano foi considerado culpado pelo homicídio do seu patrão, em 1997, tendo recebido a pena de morte.

Segundo o Daily Star, o norte americano pode agora ser mesmo libertado.

Glossip, que desde o início declara ser inocente, evitou a execução em sete ocasiões diferentes. A última vez foi em novembro de 2022 – a sua execução estava agendada para 21 de novembro desse ano, quando recebeu um indulto por parte do governador de Oklahoma, Kevin Stit.

Stitt tomou essa decisão após um escritório de advogados ter levantado questões sobre as provas perdidas ou destruídas e perguntas importantes feitas a outro suspeito sobre o crime.

Nesta revisão será analisada a investigação inicial sobre o assassinato de Van Treese, que foi espancado até à morte com um taco de basebol no motel que de era dono. Também serão analisados os dois julgamentos em que Richard foi considerado culpado e os recursos que apresentou desde então.

Os advogados de defesa acreditam que as “provas recentemente descobertas” provarão a inocência do seu cliente.

“As novas provas que temos descoberto desde 2015 mostram conclusivamente, como a primeira investigação independente realizada por Reed Smith revelou, que nenhum jurado razoável que visse todas as provas consideraria o Sr. Glossip culpado por ter encomendado o homicídio”, referiu o advogado Don Knight.

“Estamos confiantes de que esta nova investigação chegará à mesma conclusão”, indicou ainda.

Dependendo do resultado da revisão do seu caso, Glossip pode escapar da execução pela oitava vez. A próxima data da execução é 18 de maio deste ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.