Condenado por homicídio com provas semeadas pela Polícia vai receber 13 milhões de dólares

O Conselho de Supervisores de San Francisco, nos Estados Unidos (EUA), aprovou na terça-feira uma indemnização de 13,1 milhões de dólares (cerca de 11,5 milhões de euros) a um homem que passou mais de seis na cadeia por um homicídio que não cometeu.

Jamal Trulove foi preso em 2007 pelo assassinato do seu amigo Seu Kuka, baleado num complexo habitacional público em São Francisco. Condenado em 2010 a passar entre 50 anos a prisão perpétua na cadeia, foi absolvido num novo julgamento em 2015.

Em janeiro do ano seguinte, abriu um processo para que o caso fosse investigado. Em abril de 2018, um júri em Oakland (EUA) descobriu que dois agentes da polícia, Maureen D’Amico e Michael Johnson, fabricaram as provas que o incriminaram e não divulgaram material que o inocentavam do crime.

Segundo um dos advogados de defesa de Jamal Trulove, Alex Reisman, a polícia manipulou uma testemunha para o identificar como autor do crime. Em declarações à Associated Press informou que os agentes investigados estão agora reformados e nenhum foi punido pelas suas ações no caso.

Alex Reisman indicou ainda que Jamal Trulove “sofreu muito”, tendo passado anos em prisões de segurança máxima no sul da Califórnia, a centenas de quilómetros de distância da família.

Jamal Trulove, que participou no ‘reality show’ I Love New York 2, estava a apostar na carreira de ator e na música no momento da sua prisão. Este ano, aparece no filme “The Last Black Man in San Francisco”, cujo lançamento está previsto para junho.

Em março, escreveu no Instagram que sofria de stress pós-traumático devido à experiência pela qual passou. “Não há nada que eu possa fazer para compensar o tempo que perdi”, referiu. “Nenhuma quantia de dinheiro poderia reverter o tempo que perdi com meus filhos e o efeito que isso tem trazido ao nosso relacionamento.”

Mais recentemente, um perfil no Twitter que parece ser de Jamal Trulove publicou a seguinte mensagem: “E acredite em mim, eu não terminei com eles, de longe! Depois do que esses covardes da lei fizeram comigo, eu acenderei o meu anel de liberdade através de todas as plataformas para mostrar como a injustiça realmente se parece. Eu!”.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …

Abandonar Aeroporto do Montijo e apostar em Alcochete custará ao Estado tanto como "15 hospitais"

O Aeroporto do Montijo está, de novo, em águas de bacalhau, mas se o Governo tiver mesmo de abandonar o projecto, o Estado terá de desembolsar uma indemnização de 10 mil milhões de euros. Além …

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem alunos, professores e funcionários de escolas públicas

Equipas móveis - compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos - vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente. Numa primeira fase, o universo de testados rondará as 500 mil pessoas. O Público …

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …