Condenado por homicídio com provas semeadas pela Polícia vai receber 13 milhões de dólares

O Conselho de Supervisores de San Francisco, nos Estados Unidos (EUA), aprovou na terça-feira uma indemnização de 13,1 milhões de dólares (cerca de 11,5 milhões de euros) a um homem que passou mais de seis na cadeia por um homicídio que não cometeu.

Jamal Trulove foi preso em 2007 pelo assassinato do seu amigo Seu Kuka, baleado num complexo habitacional público em São Francisco. Condenado em 2010 a passar entre 50 anos a prisão perpétua na cadeia, foi absolvido num novo julgamento em 2015.

Em janeiro do ano seguinte, abriu um processo para que o caso fosse investigado. Em abril de 2018, um júri em Oakland (EUA) descobriu que dois agentes da polícia, Maureen D’Amico e Michael Johnson, fabricaram as provas que o incriminaram e não divulgaram material que o inocentavam do crime.

Segundo um dos advogados de defesa de Jamal Trulove, Alex Reisman, a polícia manipulou uma testemunha para o identificar como autor do crime. Em declarações à Associated Press informou que os agentes investigados estão agora reformados e nenhum foi punido pelas suas ações no caso.

Alex Reisman indicou ainda que Jamal Trulove “sofreu muito”, tendo passado anos em prisões de segurança máxima no sul da Califórnia, a centenas de quilómetros de distância da família.

Jamal Trulove, que participou no ‘reality show’ I Love New York 2, estava a apostar na carreira de ator e na música no momento da sua prisão. Este ano, aparece no filme “The Last Black Man in San Francisco”, cujo lançamento está previsto para junho.

Em março, escreveu no Instagram que sofria de stress pós-traumático devido à experiência pela qual passou. “Não há nada que eu possa fazer para compensar o tempo que perdi”, referiu. “Nenhuma quantia de dinheiro poderia reverter o tempo que perdi com meus filhos e o efeito que isso tem trazido ao nosso relacionamento.”

Mais recentemente, um perfil no Twitter que parece ser de Jamal Trulove publicou a seguinte mensagem: “E acredite em mim, eu não terminei com eles, de longe! Depois do que esses covardes da lei fizeram comigo, eu acenderei o meu anel de liberdade através de todas as plataformas para mostrar como a injustiça realmente se parece. Eu!”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …

Apoiante de Trump doou 2,5 milhões para combater os resultados eleitorais. Agora, quer o dinheiro de volta

Um investidor de capital de risco da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que doou 2,5 milhões de dólares para ajudar o ainda Presidente norte-americano, Donald Trump, a contestar os resultados eleitorais que deram a …

Petição de Cristina Ferreira contra cyberbullying já reúne mais de 37 mil assinaturas

Cristina Ferreira lançou este sábado (28) uma petição contra o ódio e a agressão na internet que já conta com mais de 37 mil assinaturas. O objetivo é levar este tema à Assembleia da República. Cristina …