Condenado por homicídio com provas semeadas pela Polícia vai receber 13 milhões de dólares

O Conselho de Supervisores de San Francisco, nos Estados Unidos (EUA), aprovou na terça-feira uma indemnização de 13,1 milhões de dólares (cerca de 11,5 milhões de euros) a um homem que passou mais de seis na cadeia por um homicídio que não cometeu.

Jamal Trulove foi preso em 2007 pelo assassinato do seu amigo Seu Kuka, baleado num complexo habitacional público em São Francisco. Condenado em 2010 a passar entre 50 anos a prisão perpétua na cadeia, foi absolvido num novo julgamento em 2015.

Em janeiro do ano seguinte, abriu um processo para que o caso fosse investigado. Em abril de 2018, um júri em Oakland (EUA) descobriu que dois agentes da polícia, Maureen D’Amico e Michael Johnson, fabricaram as provas que o incriminaram e não divulgaram material que o inocentavam do crime.

Segundo um dos advogados de defesa de Jamal Trulove, Alex Reisman, a polícia manipulou uma testemunha para o identificar como autor do crime. Em declarações à Associated Press informou que os agentes investigados estão agora reformados e nenhum foi punido pelas suas ações no caso.

Alex Reisman indicou ainda que Jamal Trulove “sofreu muito”, tendo passado anos em prisões de segurança máxima no sul da Califórnia, a centenas de quilómetros de distância da família.

Jamal Trulove, que participou no ‘reality show’ I Love New York 2, estava a apostar na carreira de ator e na música no momento da sua prisão. Este ano, aparece no filme “The Last Black Man in San Francisco”, cujo lançamento está previsto para junho.

Em março, escreveu no Instagram que sofria de stress pós-traumático devido à experiência pela qual passou. “Não há nada que eu possa fazer para compensar o tempo que perdi”, referiu. “Nenhuma quantia de dinheiro poderia reverter o tempo que perdi com meus filhos e o efeito que isso tem trazido ao nosso relacionamento.”

Mais recentemente, um perfil no Twitter que parece ser de Jamal Trulove publicou a seguinte mensagem: “E acredite em mim, eu não terminei com eles, de longe! Depois do que esses covardes da lei fizeram comigo, eu acenderei o meu anel de liberdade através de todas as plataformas para mostrar como a injustiça realmente se parece. Eu!”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …