Condenado ex-agente secreto alemão que fingia ser um terrorista

Um tribunal alemão condenou, esta terça-feira, um antigo agente dos serviços secretos alemães a uma pena suspensa de um ano por ter tentado partilhar informação confidencial com grupos radicais salafistas na Internet.

Segundo a Deutsche Welle, o tribunal de Dusseldorf disse que o ex-agente dos serviços secretos (BfV), Roque M., expressou em vários momentos observações militaristas, de extrema-direita e ligadas aos movimentos radicais salafistas nas redes sociais.

Um exemplo disso foi quando se congratulou na Internet com os atentados reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico, em Paris, em novembro de 2016.

O homem de 52 anos, que nasceu em Espanha mas tem nacionalidade alemã, explica que está arrependido e que só fez estas coisas porque se sentia aborrecido.

“Não há ninguém que se arrependa mais disto do que eu”, afirmou, citado pela emissora.

Roque M. começou a trabalhar nos escritórios da BfV em Colónia, em abril de 2016, onde tinha precisamente a tarefa de controlar a atividade online de grupos salafistas.

Em outubro, foi sinalizado pela organização por suspeitas de radicalização. Foi detido em novembro, depois de ter admitido que tinha partilhado informação confidencial sobre as operações da BfV com os radicais a um colega de trabalho infiltrado.

Os investigadores tinham uma forte suspeita de que o ex-agente mantinha contacto com grupos jihadistas na Síria e que os encorajava a realizar um atentado contra o escritório onde trabalhava. No entanto, acabou por se libertado, em julho, porque o tribunal concluiu que não existiam provas claras de que tivesse ligações com estes grupos terroristas.

De acordo com o The Guardian, o ex-agente, pai de quatro filhos e que trabalhou anteriormente como bancário e já foi ator de filmes porno gay, explicou que só fazia estas coisas ao fim-de-semana, quanto tinha de tomar conta do seu filho deficiente.

“Nunca me encontrei com nenhum islamista. Nunca o faria. Isto foi tudo uma espécie de jogo”, disse no julgamento. “Foi algo para fugir à realidade”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo indiano ordena inspeção a todos os centros da congregação da Madre Teresa

O Governo da Índia ordenou uma inspeção a todos os centros para crianças geridos pela congregação católica da Madre Teresa no país, após a detenção de uma das suas freiras por alegadamente vender bebés. A ministra …

Peru decreta estado de emergência na fronteira com a Colômbia

O Peru decretou na segunda-feira o estado de emergência por 60 dias na fronteira com a Colômbia, devido à presença de narcotraficantes e de dissidentes da antiga guerrilha das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia. O Presidente …

CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP - Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação …

São feitos por dia quase 600 créditos para comprar carro

Vendem-se cada vez mais carros em Portugal. Só no mês de maio foram concedidos quase 290 milhões de euros e feitos mais de 20 mil contratos, segundo dados do Banco de Portugal. Os empréstimos para compra …

Transferência do Infarmed "ameaça saúde pública” em Portugal e no mundo

A presidente do Infarmed, Maria do Céu Chamado, alertou esta terça-feira que uma deslocalização da instituição pode ser uma “ameaça à saúde pública” em Portugal e também no mundo. Ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a …

Campanha oficial do Brexit multada por violar lei eleitoral

A campanha oficial para o voto a favor da saída do Reino Unido da União Europeia - Vote Leave - foi multada por violar a lei eleitoral, anunciou esta terça-feira a Comissão Eleitoral. Segundo revelou a …

Bitcoin ajudou a financiar ciberespionagem eleitoral da Rússia, acusam os EUA

A bitcoin terá ajudado a financiar o esquema de ciberespionagem nos Estados Unidos levado a cabo por 12 agentes russos durante as eleições presidenciais de 2016. Segundo um relatório, apresentado esta sexta-feira pelo vice-procurador-geral dos Estados …

Parlamento chumba fim do adicional ao imposto dos combustíveis

O Parlamento chumbou esta terça-feira, na especialidade, com os votos da esquerda, o projeto de lei do CDS que punha fim ao adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). PS, PCP e Bloco chumbaram o projeto …

UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo

A União Europeia e o Japão assinaram nesta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma "mensagem clara" contra o protecionismo. "Enviamos uma mensagem clara de que …

Alunos da secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem

Os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem. A diretora do estabelecimento de ensino desconhecia a situação e já deu instruções para que o dinheiro seja devolvido. Os alunos …