Condenado ex-agente secreto alemão que fingia ser um terrorista

Um tribunal alemão condenou, esta terça-feira, um antigo agente dos serviços secretos alemães a uma pena suspensa de um ano por ter tentado partilhar informação confidencial com grupos radicais salafistas na Internet.

Segundo a Deutsche Welle, o tribunal de Dusseldorf disse que o ex-agente dos serviços secretos (BfV), Roque M., expressou em vários momentos observações militaristas, de extrema-direita e ligadas aos movimentos radicais salafistas nas redes sociais.

Um exemplo disso foi quando se congratulou na Internet com os atentados reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico, em Paris, em novembro de 2016.

O homem de 52 anos, que nasceu em Espanha mas tem nacionalidade alemã, explica que está arrependido e que só fez estas coisas porque se sentia aborrecido.

“Não há ninguém que se arrependa mais disto do que eu”, afirmou, citado pela emissora.

Roque M. começou a trabalhar nos escritórios da BfV em Colónia, em abril de 2016, onde tinha precisamente a tarefa de controlar a atividade online de grupos salafistas.

Em outubro, foi sinalizado pela organização por suspeitas de radicalização. Foi detido em novembro, depois de ter admitido que tinha partilhado informação confidencial sobre as operações da BfV com os radicais a um colega de trabalho infiltrado.

Os investigadores tinham uma forte suspeita de que o ex-agente mantinha contacto com grupos jihadistas na Síria e que os encorajava a realizar um atentado contra o escritório onde trabalhava. No entanto, acabou por se libertado, em julho, porque o tribunal concluiu que não existiam provas claras de que tivesse ligações com estes grupos terroristas.

De acordo com o The Guardian, o ex-agente, pai de quatro filhos e que trabalhou anteriormente como bancário e já foi ator de filmes porno gay, explicou que só fazia estas coisas ao fim-de-semana, quanto tinha de tomar conta do seu filho deficiente.

“Nunca me encontrei com nenhum islamista. Nunca o faria. Isto foi tudo uma espécie de jogo”, disse no julgamento. “Foi algo para fugir à realidade”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tondela vs Benfica | Pizzão em goleada na Beira Alta

O Benfica conseguiu a maior goleada da sua temporada fora de casa. Na deslocação a Tondela, os “encarnados” venceram por claros 5-1, numa noite de grande inspiração de Pizzi – estreou-se a marcar esta época …

Turquia quer abrir embaixada na parte oriental de Jerusalém como capital palestiniana

O presidente da Turquia disse, este domingo, que o país planeia abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano, depois dos EUA terem reconhecido Jerusalém como capital de Israel. “Já declarámos …

Sporting vs Portimonense | Leão sereno soma e segue

O Sporting subiu ao primeiro lugar da tabela na Liga NOS, de forma provisória, ao vencer, por 2-0, o Portimonense, em Alvalade. A equipa liderada por Jorge Jesus soube contrariar as adversidades impostas por um Portimonense …

Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS.  Segundo o Público, entre maio de 2012 …

Empresas de autocarro e comboio de acidente em França com versões contraditórias

A condutora do autocarro que, na quinta-feira, colidiu com um comboio, no sudoeste de França, diz que as cancelas da passagem de nível estavam levantadas quando atravessou a linha, mas a companhia ferroviária afirma o …

Santana Lopes "está a fazer as mesmas trapalhadas que fazia em 2004"

O antigo presidente da Câmara do Porto diz que, relativamente à questão dos debates na televisão, o rival à liderança do PSD só está a mostrar que continua "a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que …

Equipa de Trump acusa Mueller de ter obtido milhares de emails ilegalmente

O Procurador Especial que investiga a interferência russa nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 obteve de forma ilegal "dezenas de milhares de emails", segundo um advogado da equipa de transição de Donald Trump. Numa carta …

6 meses depois, ainda há quem pergunte pela "estrada da morte"

O chamado "turismo da desgraça" ainda persiste pela zona de Pedrógão Grande, mas com muito menos frequência do que nas primeiras semanas e meses após o incêndio de 17 de junho. Na estrada 236-1, seis meses …

Atentado contra igreja no Paquistão faz pelo menos 8 mortos e 30 feridos

Pelo menos oito pessoas morreram e 30 ficaram feridas, este domingo, durante um ataque suicida contra uma igreja no sudoeste do Paquistão a poucos dias do Natal, anunciou a polícia. O ataque foi perpetrado por dois …

Gravuras rupestres mostram que os cães ajudaram o Homem a sobreviver

Foram descobertas na Arábia Saudita gravuras rupestres que mostram que o Homem já caçava com cães há oito mil anos. Os cientistas continuam a tentar perceber quando e como é que começou a relação entre humanos …