Condenado ex-agente secreto alemão que fingia ser um terrorista

Um tribunal alemão condenou, esta terça-feira, um antigo agente dos serviços secretos alemães a uma pena suspensa de um ano por ter tentado partilhar informação confidencial com grupos radicais salafistas na Internet.

Segundo a Deutsche Welle, o tribunal de Dusseldorf disse que o ex-agente dos serviços secretos (BfV), Roque M., expressou em vários momentos observações militaristas, de extrema-direita e ligadas aos movimentos radicais salafistas nas redes sociais.

Um exemplo disso foi quando se congratulou na Internet com os atentados reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico, em Paris, em novembro de 2016.

O homem de 52 anos, que nasceu em Espanha mas tem nacionalidade alemã, explica que está arrependido e que só fez estas coisas porque se sentia aborrecido.

“Não há ninguém que se arrependa mais disto do que eu”, afirmou, citado pela emissora.

Roque M. começou a trabalhar nos escritórios da BfV em Colónia, em abril de 2016, onde tinha precisamente a tarefa de controlar a atividade online de grupos salafistas.

Em outubro, foi sinalizado pela organização por suspeitas de radicalização. Foi detido em novembro, depois de ter admitido que tinha partilhado informação confidencial sobre as operações da BfV com os radicais a um colega de trabalho infiltrado.

Os investigadores tinham uma forte suspeita de que o ex-agente mantinha contacto com grupos jihadistas na Síria e que os encorajava a realizar um atentado contra o escritório onde trabalhava. No entanto, acabou por se libertado, em julho, porque o tribunal concluiu que não existiam provas claras de que tivesse ligações com estes grupos terroristas.

De acordo com o The Guardian, o ex-agente, pai de quatro filhos e que trabalhou anteriormente como bancário e já foi ator de filmes porno gay, explicou que só fazia estas coisas ao fim-de-semana, quanto tinha de tomar conta do seu filho deficiente.

“Nunca me encontrei com nenhum islamista. Nunca o faria. Isto foi tudo uma espécie de jogo”, disse no julgamento. “Foi algo para fugir à realidade”, acrescentou.

ZAP //

RESPONDER

Governo de Passos investigado por suspeitas de corrupção no projecto do TGV

O Ministério Público está a investigar eventuais crimes de corrupção durante o Governo de Passos Coelho, visando em concreto o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro e o projecto do TGV. O Público avança que um dos …

Governo espanhol admite suspender autonomia da Catalunha

A vice-presidente do Governo espanhol confirmou, esta quarta-feira, que Madrid admite suspender totalmente ou parcialmente a autonomia da Catalunha se os dirigentes separatistas não renunciarem à declaração de independência, num prazo de 24 horas. "Carles Puigdemont …

Armamento roubado em Tancos encontrado na Chamusca

A Polícia Judiciária Militar informou, esta quarta-feira, que encontrou na zona da Chamusca, distrito de Santarém, o material de guerra roubado dos Paióis Nacionais de Tancos. Segundo o Público, a Polícia Judiciária Militar (PJM) fez uma …

Arquivos secretos sobre o assassinato de Kennedy estão nas mãos de Trump

O maior mistério no imaginário popular da história recente dos Estados Unidos é quem foi o verdadeiro culpado pelo assassinato do ex-presidente John F. Kennedy, uma incógnita com inúmeras dúvidas que podem ser esclarecidas com …

Açúcar estimula o crescimento de tumores malignos

Uma equipa de cientistas descobriu, num estudo realizado durante nove anos, que o consumo de açúcar por doentes oncológicos ativa as células do cancro e estimula o crescimento de tumores. A ligação entre o açúcar e …

Ministra da Administração Interna exigiu demissão e Costa aceitou

António Costa aceitou esta quarta-feira a demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. Constança Urbano de Sousa apresentou na noite desta terça-feira a sua demissão ao primeiro ministro António Costa que, numa nota …

Os africanos tiveram antepassados de pele clara

Segundo um novo estudo, as teorias científicas que diziam que os hominídeos só começaram a ter pele clara quando saíram de África estão erradas. Uma equipa de geneticistas da Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia, nos EUA, …

Misteriosos "portões" antigos descobertos na Arábia Saudita

A descoberta de 400 estruturas de pedra antigas, na Arábia Saudita, está a intrigar os arqueólogos que ainda não conseguiram determinar de quando datam, nem para que foram construídas ou que fim tiveram. Estas estruturas de …

Propulsor elétrico da NASA bate recordes e pode levar-nos a Marte

Um propulsor que está a ser desenvolvido para uma futura missão da NASA para Marte quebrou vários recordes durante os testes, sugerindo que a tecnologia está no caminho para levar os humanos ao planeta vermelho …

Marcelo dá "última oportunidade" a Costa (com peso na consciência e no mandato)

Naquele que já foi considerado o discurso mais duro do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa ameaçou "usar todos os poderes" contra a "fragilidade do Estado". Em Oliveira do Hospital, local que escolheu para …