Condenada a 14 anos de prisão e 74 chicotadas banda de heavy metal iraniana que “insultou o Islão”

A banda iraniana Confess foi condenada a 14 anos e meio de prisão pelo tribunal de Teerão por tocar heavy metal. O tribunal considera que o duo de músicos insultou a “santidade” da religião islâmica ao fazer propaganda contra o regime.

De acordo com a Loudwire, citada pelo Observador na quarta-feira, o vocalista da banda, Nikan Khosravi, foi ainda condenado a receber 74 chicotadas.

Os problemas dos músicos com a lei do Irão começaram em 2015, ano em que foram detidos pela guarda iraniana. Nikan Khosravi e Arash Ilkhani chegaram a ser condenados a pena de morte por “blasfémia” e manifestações anti-regime. Na altura, o vocalista explicou que apenas “escaparam” a esta sentença devido a um erro da lei islâmica.

Foram libertados da prisão de Evin com uma fiança de 80 mil dólares (cerca de 71 mil euros) e aguardaram a nova sentença em liberdade. O duo aproveitou então para fugir para a Turquia. ikan Khosravi e Arash Ilkhani vivem hoje exilados na Noruega, depois de terem assinado um recurso em relação às acusações.

A recente sentença de 14 anos é agora o acumular de várias acusações, como propaganda contra o regime, “ofensa ao líder supremo” e tentativa de fuga do país. O vocalista recebeu uma pena de 12 anos e o tribunal ordenou dois anos para Arash Ilkhani.

Os Confess anunciaram entretanto o lançamento de um novo single chamado EVIN – o nome da prisão onde o duo esteve detido. Nikan Khosravi e Arash Ilkhani afirmam também que a sentença vai ter “algumas consequências para o regime”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …

Joacine disposta a fazer "cedências necessárias". Livre diz que só por milagre as relações serão retomadas

O Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira. A deputada única do partido admite fazer as cedências necessárias, mas o partido diz que só por milagre as relações entre os dois vão …

Jorge Jesus diz que o campeonato português está pior (mas que o Benfica tem mais qualidade)

Jesus diz que o campeonato português está pior em comparação com outros anos, mas acredita que o Benfica está "num patamar superior" em relação a Porto e Sporting. Depois de um mês de férias em Portugal …

Governo prepara fim do eldorado fiscal com dois níveis de tributação

O Governo está a preparar fim da isenção fiscal para reformados estrangeiros (o "eldorado fiscal") através de dois níveis de tributação. O Correio da Manhã avança esta segunda-feira que o Executivo socialista deverá avançar com uma …