Concorrência aumenta no submundo do comércio de malware

Quando se fala de malware muitas pensamos que isso é algo que afecta apenas um ou outro utilizador ou dispositivo, mas a verdade é que se trata já de um negócio que funciona à escala global, cuja dimensão se arrisca a superar todos os outros tipos de crime organizado – e onde a concorrência e a reputação também são elementos críticos.

Em Março, o criador do GM Bot lançou uma nova versão, e decidiu triplicar o preço dos 5000 para os 15000 dólares.

Este GM Bot é considerado um dos melhores malwares do mercado, também dos mais caros, e esta subida de preço potenciou o surgimento de malware concorrente, a preços mais económicos.

Estes malwares de primeira linha incluem capacidades como interceptar e enviar SMS sem o conhecimento do utilizador, manter o WiFi e dados mobile ligados mesmo que o utilizador os queira desligar, impossível de remover via desinstalação ou fazer chamadas.

Os malwares podem mesmo bloquear completamente o dispositivo, que fica com o ecrã desligado, sem som, sem vibração, mas continua a executar os comandos remotos que lhe forem enviados.

Não deixará de ser curioso que para se tentarem destacar dos seus concorrentes, alguns dos criadores destes malwares oferecem coisas como actualizações gratuitas para correcção de erros, e alguns até já chegam ao ponto de vender o produto como “malware-as-a-service“, em que os clientes pagam uma mensalidade para terem sempre acesso à última versão do malware.

Embora ainda não se tenha chegado a esse ponto, será inevitável que o mercado do malware para dispositivos mobile ultrapasse o do malware para PC – e isso é facilmente explicado por os nossos smartphones frequentemente guardarem dados ainda mais pessoais e de interesse para roubar, como o acesso a bancos online.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …