Concorrência aumenta no submundo do comércio de malware

Quando se fala de malware muitas pensamos que isso é algo que afecta apenas um ou outro utilizador ou dispositivo, mas a verdade é que se trata já de um negócio que funciona à escala global, cuja dimensão se arrisca a superar todos os outros tipos de crime organizado – e onde a concorrência e a reputação também são elementos críticos.

Em Março, o criador do GM Bot lançou uma nova versão, e decidiu triplicar o preço dos 5000 para os 15000 dólares.

Este GM Bot é considerado um dos melhores malwares do mercado, também dos mais caros, e esta subida de preço potenciou o surgimento de malware concorrente, a preços mais económicos.

Estes malwares de primeira linha incluem capacidades como interceptar e enviar SMS sem o conhecimento do utilizador, manter o WiFi e dados mobile ligados mesmo que o utilizador os queira desligar, impossível de remover via desinstalação ou fazer chamadas.

Os malwares podem mesmo bloquear completamente o dispositivo, que fica com o ecrã desligado, sem som, sem vibração, mas continua a executar os comandos remotos que lhe forem enviados.

Não deixará de ser curioso que para se tentarem destacar dos seus concorrentes, alguns dos criadores destes malwares oferecem coisas como actualizações gratuitas para correcção de erros, e alguns até já chegam ao ponto de vender o produto como “malware-as-a-service“, em que os clientes pagam uma mensalidade para terem sempre acesso à última versão do malware.

Embora ainda não se tenha chegado a esse ponto, será inevitável que o mercado do malware para dispositivos mobile ultrapasse o do malware para PC – e isso é facilmente explicado por os nossos smartphones frequentemente guardarem dados ainda mais pessoais e de interesse para roubar, como o acesso a bancos online.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …