Conchita Wurst vai morrer

Manfred Werner - Tsui / Wikimedia

Conchita Wurst, Viena, 2015

Conchita Wurst, Viena, 2015

Conchita Wurst prepara-se para fazer a barba e arrumar os saltos altos no armário. O cantor austríaco Tom Neuwirth decidiu reformar a sua famosa personagem, com a qual venceu o Festival Eurovisão da Canção em 2014.

Em conversa com o jornal alemão Welt am Sonntag, Neuwirth afirmou ter realizado aquilo que pretendia com a figura de Conchita. “Sinto que quero criar uma nova persona. Talvez nem seja eu próprio”, disse.

Mas, com a mulher barbuda, concretizei tudo o que queria desde a vitória na Eurovisão. Já não preciso dela”, continuou. “Tenho de matá-la.

Em entrevista ao Die Welt, a voz de You Are Unstoppable acrescentou: “Questiono-me a mim próprio mais do que nunca ultimamente. Estou à procura daquilo que sei fazer bem.” “Estou à procura de mim mesmo. E o Tom é um rebelde.

Rebeldia é o que tem mostrado nos últimos tempos. O cantor tem trocado os sapatos de salto alto por calçado raso, e os vistosos vestidos, a que Conchita habituou os fãs, têm dado lugar a fatos de corte mais masculino.

Nas semanas recentes, Conchita tem lançado um conjunto de vídeos, onde dá voz a versões próprias de êxitos contemporâneos e clássicos pop. Numa cover de Human, de Rag’n’Bone Man, a diva canta com um registo mais grave do que aquele que expôs no palco eurovisivo ou no seu disco homónimo.

É incerto se Neuwirth irá optar por uma nova persona feminina ou se escolherá atuar sem alter-egos. Mas certo é que ainda se espera um novo álbum com a assinatura de Conchita. Conchita falou sobre o disco ainda no ano passado e referiu já ter algumas ideias para várias canções.

Não sei que direção irá seguir”, disse em março. “Mas acho que será música orgânica. Percebi que cantar com uma banda ao vivo, e com uma orquestra, é aquilo que funciona para mim”, terminou.

PARTILHAR

RESPONDER

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …

China alerta que detectou coronavírus vivo numa embalagem de comida congelada

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da China alerta que detectou amostras vivas do novo coronavírus em embalagens de comida congelada, pelo que estas podem ser um veículo de contágio. Já tinham sido …

Marcelo está a fazer o que a ministra da Saúde “devia ter feito”, critica Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, criticou esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, e elogiou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por ter decidido reunir com representantes de várias …